Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A rede estadual de ensino deve viabilizar a inclusão do aluno surdo e sua escolarização, com o ensino de LIBRAS, o ensino em LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa. Isso ocorre

  • A.

    em um turno e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) em outro.

  • B.

    período integral na escola especial.

  • C.

    apenas na Educação Infantil e no Ensino Médio.

  • D.

    no período de 2 anos até o aluno apresentar domínio da língua de sinais.

  • E.

    por tempo indeterminado, até que o aluno surdo tenha domínio da língua oral.

A sistematização do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve iniciar-se na educação infantil para viabilizar, com pleno êxito, as atividades de alfabetização de alunos surdos. Quando, por algum motivo, o aluno não foi beneficiado pelas atividades da educação infantil e, principalmente, se estiver com defasagem idade/série no período de alfabetização, deve-se priorizar o uso

  • A.

    de sinais caseiros e a língua oral.

  • B.

    da linguagem oral e dos restos auditivos.

  • C.

    de alfabeto manual e expressões corporais.

  • D.

    da língua de sinais e da língua portuguesa escrita.

  • E.

    de figuras e gestos mímicos.

O valor da língua de sinais e sua utilização pela comunidade surda levaram a reforçar uma opção comunicativa com as crianças surdas: o bilinguismo. Entretanto, uma dificuldade encontrada na prática, quanto à utilização dessa língua, é a formação de

  • A.

    pais e professores.

  • B.

    amigos e familiares.

  • C.

    coordenadores e inspetores educacionais.

  • D.

    pais e terapeutas.

  • E.

    professores e alunos.

Avaliar pressupõe

  • A.

    julgamento de valor, sobre nós mesmos, sobre que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.

  • B.

    transformações em que a avaliação, por si só, provoca nos sujeitos e nos resultados de trabalhos.

  • C.

    uma atividade objetiva desvinculada das experiências e vivências.

  • D.

    formulação permanente de novos instrumentos que contemplem as avaliações contínuas.

  • E.

    definição de técnicas e procedimentos científicos para aferição de resultados.

As experiências de linguagem nas relações sociais participam desde cedo, ou desde sempre, da formação da criança. Assim, é nessa dinâmica da fala viva que se estabelecem

  • A.

    a fala e os gestos.

  • B.

    a percepção visual e o mundo interior.

  • C.

    a linguagem e os aspectos vocais.

  • D.

    as relações com a cultura.

  • E.

    a percepção corporal e a ausência da audição.

Segundo Pereira (SEE, 2005), a imagem de dificuldade do surdo em relação à escrita pode ser observada nas cópias que ele é solicitado a fazer como forma de escrever. Observe o texto abaixo.

O texto

  • A.

    está bem organizado com começo, meio e fim.

  • B.

    é pobre de vocabulário.

  • C.

    não apresenta conjunções e verbos.

  • D.

    está confuso e desestruturado.

  • E.

    não apresenta argumentação.

Observe a imagem abaixo.

O sistema de comunicação apresentado acima é o de

  • A.

    comunicação oral.

  • B.

    comunicação bimodal.

  • C.

    língua de sinais.

  • D.

    cued-speech.

  • E.

    bilinguismo.

Aquilo que ocorre no âmbito familiar de qualquer aluno tem grande importância no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem. No caso da criança surda, tem importância particular

  • A.

    o relacionamento interpessoal desenvolvido nas igrejas.

  • B.

    a postura profissional do surdo na sociedade.

  • C.

    o tipo de comunicação que se utiliza em casa.

  • D.

    a amizade construída na escola.

  • E.

    a troca emocional entre amigos.

Muitos estudos realizados sobre a aquisição da língua de sinais comprovaram que sua evolução é muito semelhante à que se produz nas crianças ouvintes com relação à linguagem oral. Isso ocorre porque

  • A.

    o adulto se esforçou muito para aprender os sinais.

  • B.

    a criança surda é superdotada.

  • C.

    o adulto e a criança não compartilham o mesmo código linguístico.

  • D.

    a criança se esforçou muito para aprender a linguagem oral.

  • E.

    o adulto e a criança compartilham o mesmo código linguístico.

Quando os pais recebem o diagnóstico de um filho surdo, as reações podem ser diversas. Alguns pais negam a surdez e tratam o filho como se fosse ouvinte; outros desenvolvem a superproteção. Uma atitude intermediária e mais positiva seria

  • A.

    aceitar a surdez e criar um ambiente descontraído de comunicação.

  • B.

    ignorar a surdez e afastar-se das pessoas com surdez.

  • C.

    desenvolver gestos caseiros de comunicação familiar e não expor o filho à sociedade.

  • D.

    aceitar a surdez e criar um ambiente repressor de comunicação.

  • E.

    negar a surdez e proteger o filho dos ouvintes, surdos, cegos e deficientes físicos.

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