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A rede estadual de ensino deve viabilizar a inclusão do aluno surdo e sua escolarização, com o ensino de LIBRAS, o ensino em LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa. Isso ocorre
em um turno e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) em outro.
período integral na escola especial.
apenas na Educação Infantil e no Ensino Médio.
no período de 2 anos até o aluno apresentar domínio da língua de sinais.
por tempo indeterminado, até que o aluno surdo tenha domínio da língua oral.
A sistematização do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve iniciar-se na educação infantil para viabilizar, com pleno êxito, as atividades de alfabetização de alunos surdos. Quando, por algum motivo, o aluno não foi beneficiado pelas atividades da educação infantil e, principalmente, se estiver com defasagem idade/série no período de alfabetização, deve-se priorizar o uso
de sinais caseiros e a língua oral.
da linguagem oral e dos restos auditivos.
de alfabeto manual e expressões corporais.
da língua de sinais e da língua portuguesa escrita.
de figuras e gestos mímicos.
O valor da língua de sinais e sua utilização pela comunidade surda levaram a reforçar uma opção comunicativa com as crianças surdas: o bilinguismo. Entretanto, uma dificuldade encontrada na prática, quanto à utilização dessa língua, é a formação de
pais e professores.
amigos e familiares.
coordenadores e inspetores educacionais.
pais e terapeutas.
professores e alunos.
Avaliar pressupõe
julgamento de valor, sobre nós mesmos, sobre que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.
transformações em que a avaliação, por si só, provoca nos sujeitos e nos resultados de trabalhos.
uma atividade objetiva desvinculada das experiências e vivências.
formulação permanente de novos instrumentos que contemplem as avaliações contínuas.
definição de técnicas e procedimentos científicos para aferição de resultados.
As experiências de linguagem nas relações sociais participam desde cedo, ou desde sempre, da formação da criança. Assim, é nessa dinâmica da fala viva que se estabelecem
a fala e os gestos.
a percepção visual e o mundo interior.
a linguagem e os aspectos vocais.
as relações com a cultura.
a percepção corporal e a ausência da audição.
Segundo Pereira (SEE, 2005), a imagem de dificuldade do surdo em relação à escrita pode ser observada nas cópias que ele é solicitado a fazer como forma de escrever. Observe o texto abaixo.
O texto
está bem organizado com começo, meio e fim.
é pobre de vocabulário.
não apresenta conjunções e verbos.
está confuso e desestruturado.
não apresenta argumentação.
Observe a imagem abaixo.
O sistema de comunicação apresentado acima é o de
comunicação oral.
comunicação bimodal.
língua de sinais.
cued-speech.
bilinguismo.
Aquilo que ocorre no âmbito familiar de qualquer aluno tem grande importância no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem. No caso da criança surda, tem importância particular
o relacionamento interpessoal desenvolvido nas igrejas.
a postura profissional do surdo na sociedade.
o tipo de comunicação que se utiliza em casa.
a amizade construída na escola.
a troca emocional entre amigos.
Muitos estudos realizados sobre a aquisição da língua de sinais comprovaram que sua evolução é muito semelhante à que se produz nas crianças ouvintes com relação à linguagem oral. Isso ocorre porque
o adulto se esforçou muito para aprender os sinais.
a criança surda é superdotada.
o adulto e a criança não compartilham o mesmo código linguístico.
a criança se esforçou muito para aprender a linguagem oral.
o adulto e a criança compartilham o mesmo código linguístico.
Quando os pais recebem o diagnóstico de um filho surdo, as reações podem ser diversas. Alguns pais negam a surdez e tratam o filho como se fosse ouvinte; outros desenvolvem a superproteção. Uma atitude intermediária e mais positiva seria
aceitar a surdez e criar um ambiente descontraído de comunicação.
ignorar a surdez e afastar-se das pessoas com surdez.
desenvolver gestos caseiros de comunicação familiar e não expor o filho à sociedade.
aceitar a surdez e criar um ambiente repressor de comunicação.
negar a surdez e proteger o filho dos ouvintes, surdos, cegos e deficientes físicos.
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