Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma proposta de tecnologia na educação que crie impacto na aprendizagem e no ensino, no sentido de tornar-se libertadora e não opressora, tem que ser fundamentada em uma compreensão da aprendizagem humana e em uma concepção de educação também libertadora.
Dessa forma, não se trata de uma educação contra a tecnologia, mas uma educação em que os alunos possam
refletir sobre sua condição no mundo frente aos desafios postos pela tecnologia.
assimilar os conhecimentos tecnológicos, exigência atual de sucesso nos estudos.
incorporar o saber científico voltado à criação do conhecimento tecnológico.
aceitar novos valores, incorporando as novas tecnologias em seu dia a dia.
refletir sobre as diferenças existentes entre o ensino tradicional e o ensino moderno.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Goes (1999), no contexto de uso da língua de sinais, a pessoa com surdez NÃO é considerada
incapaz.
deficiente.
desequilibrada.
inteligente.
diferente.
Os elementos que um educando adulto pode construir porque sua experiência de vida assim o permitiu naquele momento, não necessariamente são os mesmos para outro que possivelmente teve outra experiência com outros elementos.
Logo, desenvolver a formação continuada por meio de propostas previamente definidas e organizadas pelo referencial dos conhecimentos e da lógica de quem ensina
possibilita estruturar um trabalho preciso, sem cair nas armadilhas da subjetividade dos conhecimentos dos alunos.
exige a preparação de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao mundo do trabalho.
favorece a organização curricular voltada especificamente para as lacunas existentes na formação dos educandos.
pode significar invalidar ou não fazer sentido às experiências vividas pelos educandos e a seus conhecimentos construídos.
permite o desenvolvimento de um processo mais organizado de aquisição do conhecimento, habilidades e competências.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Conforme Goes (1999), a corrente de Comunicação Total propõe o uso de múltiplos meios comunicativos, através de recursos linguísticos e não linguísticos, combinando sinais, oralização, leitura orofacial, gestos, escrita, datilologia, entre outros. É recomendado que esses recursos sejam ajustados às necessidades e possibilidades
do professor.
da direção.
do aluno.
dos pais.
da coordenação.
A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.
Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização
desconhece os conhecimentos necessários à sua sobrevivência.
ignora as causas de sua condição de atraso de estudo e de pobreza.
precisa se esforçar para vencer suas dificuldades cognitivas nos estudos.
carece aprender os conhecimentos fundamentais ao mercado de trabalho.
necessita aprender a aprender para assim conseguir adquirir habilidades profissionais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em 26 de setembro de 1857, o professor surdo francês Hernest Huet fundou
a Federação Nacional de Surdos.
a Associação de Surdos de São Paulo.
o Instituto Nacional de Educação dos Surdos.
o Instituto Santa Terezinha.
a Associação Nacional de Surdos e Mudos.
As práticas educativas voltadas ao adulto precisam levar em conta que o educando:
I. Está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente.
II. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.
III. Possui, notadamente, dificuldade de abstração na construção de conhecimentos novos.
IV. Apresenta maior capacidade de concentração na aprendizagem, pois valoriza os estudos em sua vida.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na visão adotada em Goldfeld (1997) sobre a educação de surdos, língua materna é definida como aquela
ensinada sistematicamente através da língua majoritária.
adquirida pelas relações interpessoais, não podendo ser aprendida formalmente.
majoritária do país, adquirida após interação com a comunidade ouvinte e surda.
gestual e mímica como um código formado por regras gramaticais.
adquirida formalmente pelas relações interpessoais, podendo ser aprendida no contexto educacional.
A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo. A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:
I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.
III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.
IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.
V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
I, II e III.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em pesquisa com surdos e ouvintes, Sá (in Skliar, 2005), a respeito de entrevista com surdo, afirma: ...esta abordagem deu um pouco mais de língua de sinais, mas as mãos ainda estavam confusas, muito trancadas... não combinava a fala com as mãos: era um problema. A autora está se referindo
ao bilinguismo ou biculturalismo.
ao oralismo e bilinguismo.
à Comunicação Total e oralismo.
ao bilinguismo e Comunicação Total.
à Comunicação Total ou bimodalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...