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Ser intercultural, uma característica da escola indígena, significa que:
deve ser dirigida a todas as culturas do mundo, inclusive a não indígena.
deve reconhecer e manter a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas.
é concebida e planejada como reflexo das aspirações particulares de cada povo não indígena.
deve dar atenção especial à pouca variedade lingüística das nações indígenas.
não deve contemplar costumes das diferentes nações e povos indígenas.
De acordo com a Deliberação CEE no 11/1998, que dispõe sobre o funcionamento de cursos de Educação à Distância e de Presença Flexível no Estado de São Paulo, os cursos ministrados sob a forma de educação à distância serão organizados em regime especial, com
adoção de um número mínimo de aulas presenciais de forma combinada a um processo de auto-aprendizagem.
flexibilidade curricular e metodológica, não sendo exigido
flexibilidade de requisitos para admissão, horário e duração.
tempo parcial de estudos individualizados, contabilizando 60% da carga horária do curso.
adoção de um sistema de auto-avaliação, a partir de material didático próprio e adequado.
São características da escola indígena:
comunitária, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.
individualista, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.
comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, específica e diferenciada.
comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, simples e igual.
socializadora, semi-profissional e competitiva em relação às não indígenas.
De acordo com a Deliberação CEE no 9/2000, os cursos presenciais correspondentes aos quatro últimos anos de escolaridade do ensino fundamental terão a duração mínima de 1.600 horas de efetivo trabalho escolar e os cursos presenciais correspondentes ao ensino médio terão a duração mínima de 1.200 horas de efetivo trabalho escolar.
As idades mínimas para a matrícula inicial nesses cursos, são, respectivamente:
13 anos completos e 15 anos completos.
14 anos completos e 17 anos completos.
14 anos completos e 18 anos completos.
14 anos completos e 19 anos completos.
17 anos completos e 21 anos completos.
O artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) define como objetivos da educação indígena:
I. proporcionar às comunidades indígenas a reafirmação da sua identidade étnico-cultural.
II. proporcionar às comunidades indígenas a recuperação de suas memórias históricas.
III. proporcionar às comunidades indígenas a valorização de suas línguas e ciências.
IV. garantir às comunidades indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional.
É correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Segundo a Deliberação CEE n° 9/1999 que institui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos com atendimento individualizado e presença flexível e fixa normas para autorização de cursos no sistema de ensino do Estado de São Paulo - as autorizações para funcionamento desses cursos se darão desde que observadas as seguintes exigências:
I. apresentar proposta pedagógica e programa de ensino elaborados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Médio ou Educação Profissional de Nível Técnico.
II. comprovar condições físicas e uso de metodologias que permitam atendimento individualizado.
III. comprovar experiência educacional de cursos presenciais de Educação de Jovens e Adultos.
IV. atender às normas relativas aos procedimentos de avaliação no processo e final.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I, II e III
II e IV
I e IV
II e III
I, II e IV
Com relação à educação indígena, o artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) determina que cabe à União:
prover transporte a todas as tribos que desejarem enviar seus filhos às escolas não- indígenas.
discutir sobre a possibilidade de uma escola unificada para os povos indígenas e não indígenas.
fomentar a integração das tribos indígenas aos povos civilizados.
desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta da educação escolar bilíngüe e intercultural.
normatizar e exigir unificação de todo o trabalho desenvolvido pelos estados e municípios.
"Como posso atender os alunos com dificuldades visuais e auditivas de minha sala de aula, se não entendo nada desse assunto e tenho mais 34 alunos para ensinar? O discurso da inclusão não pode ser tomado a sério quando se pede para trabalhar sem nenhum suporte de trabalho para os professores, que têm que 'ser abertos' e sempre entenderem as dificuldades dos alunos."
Este desabafo, de uma professora da rede estadual de ensino, pode ser discutido à luz das normas fixadas na Deliberação CEE no 5/2000, quando esta explicita que o trabalho pedagógico com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nas classes comuns deve envolver
I. materiais didáticos auxiliares e mobiliário adequado nas salas de ensino comum.
II. acompanhamento e reforço contínuo por parte do professor da classe.
III. trabalho suplementar com professor especialista, quando for o caso.
IV. acompanhamento contínuo por parte da coordenação pedagógica da escola ao professor e devida formação específica em horário determinado.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
I e II
III e IV
A transmissão de conhecimentos e pedagogias nos grupos indígenas brasileiros privilegia a observação e a conversação. Neste sentido, pode-se afirmar que:
I. É impossível conciliar a transmissão dos saberes tradicionais dos índios com os da sociedade "nacional".
II. Já existem materiais de alto valor estético e cultural que podem enriquecer o currículo das escolas indígenas.
III. É difícil o trabalho pedagógico nas escolas indígenas porque existem poucos materiais e experiências referenciadoras.
IV. Sendo os valores e procedimentos das sociedades indígenas exclusivamente orais é desaconselhável o emprego de novos métodos pedagógicos nas suas escolas.
É correto o que se afirma APENAS em:
I
II
III
IV
I e II
Uma mãe procurou o Ministério Público, alegando não ter encontrado vaga em creche pública para matricular sua filha de três anos de idade. Baseada na LDB (Lei no 9.394/96). Esta mãe
não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que o Poder Municipal assuma o dever de oferecer prioritariamente a Educação Infantil, como direito, a crianças de 4 a 6 anos, deixando as creches, aos cuidados de entidades comunitárias e assistenciais.
não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que os municípios incentivem a iniciativa privada a cuidar das creches e pré-escolas, fiscalizando e orientando seu funcionamento, para que possam garantir a universalização do Ensino Fundamental.
conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a Educação Infantil como 1a etapa da Educação Básica a ser oferecida prioritariamente nas regiões metropolitanas, onde as mães trabalham fora, numa alta porcentagem, para garantir o desenvolvimento educacional e a saúde das crianças.
conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a Educação Infantil como 1a etapa da Educação Básica, a ser oferecida gratuitamente como direito do cidadão e dever do Estado, a crianças de 0 a 3 anos em creches e a crianças de 4 a 6 anos em préescolas, visando ao seu desenvolvimento integral.
conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a obrigatoriedade da Educação Infantil, como 1a etapa da Educação Básica, ficando os Estados responsáveis por assegurar a gratuidade das pré-escolas e creches.
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