Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Ser intercultural, uma característica da escola indígena, significa que:

  • a.

    deve ser dirigida a todas as culturas do mundo, inclusive a não indígena.

  • b.

    deve reconhecer e manter a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas.

  • c.

    é concebida e planejada como reflexo das aspirações particulares de cada povo não indígena.

  • d.

    deve dar atenção especial à pouca variedade lingüística das nações indígenas.

  • e.

    não deve contemplar costumes das diferentes nações e povos indígenas.

De acordo com a Deliberação CEE no 11/1998, que dispõe sobre o funcionamento de cursos de Educação à Distância e de Presença Flexível no Estado de São Paulo, os cursos ministrados sob a forma de educação à distância serão organizados em regime especial, com

  • A.

    adoção de um número mínimo de aulas presenciais de forma combinada a um processo de auto-aprendizagem.

  • B.

    flexibilidade curricular e metodológica, não sendo exigido

  • C.

    flexibilidade de requisitos para admissão, horário e duração.

  • D.

    tempo parcial de estudos individualizados, contabilizando 60% da carga horária do curso.

  • E.

    adoção de um sistema de auto-avaliação, a partir de material didático próprio e adequado.

São características da escola indígena:

  • a.

    comunitária, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.

  • b.

    individualista, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.

  • c.

    comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, específica e diferenciada.

  • d.

    comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, simples e igual.

  • e.

    socializadora, semi-profissional e competitiva em relação às não indígenas.

De acordo com a Deliberação CEE no 9/2000, os cursos presenciais correspondentes aos quatro últimos anos de escolaridade do ensino fundamental terão a duração mínima de 1.600 horas de efetivo trabalho escolar e os cursos presenciais correspondentes ao ensino médio terão a duração mínima de 1.200 horas de efetivo trabalho escolar.

 As idades mínimas para a matrícula inicial nesses cursos, são, respectivamente:

  • A.

    13 anos completos e 15 anos completos.

  • B.

    14 anos completos e 17 anos completos.

  • C.

    14 anos completos e 18 anos completos.

  • D.

    14 anos completos e 19 anos completos.

  • E.

    17 anos completos e 21 anos completos.

O artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) define como objetivos da educação indígena:

I. proporcionar às comunidades indígenas a reafirmação da sua identidade étnico-cultural.

II. proporcionar às comunidades indígenas a recuperação de suas memórias históricas.

III. proporcionar às comunidades indígenas a valorização de suas línguas e ciências.

IV. garantir às comunidades indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional.

É correto o que se afirma em

  • a.

    I, II e III, apenas.

  • b.

    I, III e IV, apenas.

  • c.

    II, III e IV, apenas.

  • d.

    III e IV, apenas.

  • e.

    I, II, III e IV.

Segundo a Deliberação CEE n° 9/1999  que institui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos com atendimento individualizado e presença flexível e fixa normas para autorização de cursos no sistema de ensino do Estado de São Paulo - as autorizações para funcionamento desses cursos se darão desde que observadas as seguintes exigências:

I. apresentar proposta pedagógica e programa de ensino elaborados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Médio ou Educação Profissional de Nível Técnico.

II. comprovar condições físicas e uso de metodologias que permitam atendimento individualizado.

III. comprovar experiência educacional de cursos presenciais de Educação de Jovens e Adultos.

IV. atender às normas relativas aos procedimentos de avaliação no processo e final.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    I, II e IV

Com relação à educação indígena, o artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) determina que cabe à União:

  • a.

    prover transporte a todas as tribos que desejarem enviar seus filhos às escolas não- indígenas.

  • b.

    discutir sobre a possibilidade de uma escola unificada para os povos indígenas e não indígenas.

  • c.

    fomentar a integração das tribos indígenas aos povos civilizados.

  • d.

    desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta da educação escolar bilíngüe e intercultural.

  • e.

    normatizar e exigir unificação de todo o trabalho desenvolvido pelos estados e municípios.

"Como posso atender os alunos com dificuldades visuais e auditivas de minha sala de aula, se não entendo nada desse assunto e tenho mais 34 alunos para ensinar? O discurso da inclusão não pode ser tomado a sério quando se pede para trabalhar sem nenhum suporte de trabalho para os professores, que têm que 'ser abertos' e sempre entenderem as dificuldades dos alunos."

Este desabafo, de uma professora da rede estadual de ensino, pode ser discutido à luz das normas fixadas na Deliberação CEE no 5/2000, quando esta explicita que o trabalho pedagógico com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nas classes comuns deve envolver

I. materiais didáticos auxiliares e mobiliário adequado nas salas de ensino comum.

II. acompanhamento e reforço contínuo por parte do professor da classe.

 III. trabalho suplementar com professor especialista, quando for o caso.

IV. acompanhamento contínuo por parte da coordenação pedagógica da escola ao professor e devida formação específica em horário determinado.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    I e II

  • E.

    III e IV

A transmissão de conhecimentos e pedagogias nos grupos indígenas brasileiros privilegia a observação e a conversação. Neste sentido, pode-se afirmar que:

I. É impossível conciliar a transmissão dos saberes tradicionais dos índios com os da sociedade "nacional".

II. Já existem materiais de alto valor estético e cultural que podem enriquecer o currículo das escolas indígenas.

III. É difícil o trabalho pedagógico nas escolas indígenas porque existem poucos materiais e experiências referenciadoras.

IV. Sendo os valores e procedimentos das sociedades indígenas exclusivamente orais é desaconselhável o emprego de novos métodos pedagógicos nas suas escolas.

É correto o que se afirma APENAS em:

  • a.

    I

  • b.

    II

  • c.

    III

  • d.

    IV

  • e.

    I e II

Uma mãe procurou o Ministério Público, alegando não ter encontrado vaga em creche pública para matricular sua filha de três anos de idade. Baseada na LDB (Lei no 9.394/96). Esta mãe

  • A.

    não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que o Poder Municipal assuma o dever de oferecer prioritariamente a Educação Infantil, como direito, a crianças de 4 a 6 anos, deixando as creches, aos cuidados de entidades comunitárias e assistenciais.

  • B.

    não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que os municípios incentivem a iniciativa privada a cuidar das creches e pré-escolas, fiscalizando e orientando seu funcionamento, para que possam garantir a universalização do Ensino Fundamental.

  • C.

    conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a Educação Infantil como 1a etapa da Educação Básica a ser oferecida prioritariamente nas regiões metropolitanas, onde as mães trabalham fora, numa alta porcentagem, para garantir o desenvolvimento educacional e a saúde das crianças.

  • D.

    conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a Educação Infantil como 1a etapa da Educação Básica, a ser oferecida gratuitamente como direito do cidadão e dever do Estado, a crianças de 0 a 3 anos em creches e a crianças de 4 a 6 anos em préescolas, visando ao seu desenvolvimento integral.

  • E.

    conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a obrigatoriedade da Educação Infantil, como 1a etapa da Educação Básica, ficando os Estados responsáveis por assegurar a gratuidade das pré-escolas e creches.

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