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O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas está dividido em duas partes:
I. denominadas "Aprendendo na Aldeia" e "Ensinando aos Professores", elaboradas pelo MEC para atender aos professores.
II. a primeira parte denomina-se "Começo de Conversa" e reúne fundamentos de uma proposta para os agentes que atuam nos sistemas de ensino.
III. a segunda parte intitula-se "Ajudando a construir Currículos das Escolas Indígenas" e fornece referências para a prática pedagógica dos professores.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II
II e III
I
II
III
I. Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
II. Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
III. Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
O conjunto de enunciados acima deverão se constituir em diretrizes curriculares nacionais para
a educação profissional.
o ensino fundamental.
a educação infantil.
o ensino médio.
as escolas comunitárias e filantrópicas.
Com relação aos conteúdos curriculares, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas NÃO preconiza a
importância da realização da interculturalidade.
importância de conhecer a sede do município onde a aldeia se encontra.
importância de oferecer aos índios o acervo cultural dos brancos.
elaboração do currículo seguindo os conhecimentos tradicionais das comunidades.
a importância de fazer a síntese entre os conhecimentos indígenas e a ciência.
Foi identificada numa comunidade, a existência de 112 jovens e adultos maiores de 18 anos de idade, com escolaridade inferior ao Ciclo II do Ensino Fundamental. A escola estadual local, única na área, não priorizou este atendimento, alegando que há pressão da demanda escolar para a continuidade de estudos de seus alunos em nível médio. A escola pública mais perto dista mais de 2 km. A Supervisora de Ensino da escola sugere priorização do atendimento aos jovens e adultos no ensino fundamental nesta escola, porque
I. a Constituição Federal garante o Ensino Fundamental a todos os brasileiros, independente da idade considerada.
II. os dados estatísticos sobre o analfabetismo e a baixa escolaridade traduzem e justificam baixo desenvolvimento nacional.
III. a política educacional tem priorizado o Ensino Fundamental aos jovens e adultos, em detrimento aos de menor idade.
IV. a não-oferta do ensino obrigatório, ou sua oferta irregular importa em responsabilidade da autoridade competente, no caso, também da Supervisora de Ensino.
V. é muito difícil para os jovens e adultos conseguirem emprego, sem estarem matriculados numa escola fundamental.
VI. o acesso ao Ensino Fundamental é direito público subjetivo, e como tal, não pode ser negado.
De acordo com a legislação, estão corretas APENAS as afirmativas
II, V e VI
II, IV e VI
II, III e IV
I, III e V
I, IV e VI
O Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas oferece subsídios para:
I. a confecção de material didático apropriado ao meio indígena.
II. a elaboração de programas de educação escolar que melhor atendam aos anseios e interesses das escolas indígenas.
III. a homogeneização da educação escolar indígena e não indígena.
IV. a formação de educadores aptos a apoiar os professores indígenas e viabilizar seu trabalho.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV
III e IV
II e III
I e IV
I e II
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fundamental, são estruturados por Áreas. Cada um apresenta caracterização da área, objetivos gerais da área e para os ciclos; conteúdos da área e por ciclo, critérios de avaliação e orientações didáticas. Além disso, incluem questões sociais na forma de temas transversais.
I. Os temas transversais podem se constituir em novas disciplinas com avaliações de desempenho, organizadas curricularmente de forma seriada ou por ciclos.
II. Os critérios de escolha dos temas transversais foram: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e favorecimento da compreensão da realidade e a participação social.
III. Além da indicação dos temas transversais gerais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social, há abertura para inclusão de temas locais.
IV. O tema transversal Ética é chamado "transversal dos transversais" e seus conteúdos são: Respeito mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade.
V. Transversalidade e interdisciplinaridade são sinônimos, na orientação curricular dos parâmetros.
VI. A Transversalidade, quando adotada como modalidade curricular, pode substituir disciplinas do núcleo comum.
Quanto a esses temas, são corretas APENAS as afirmativas
I, IV, V e VI
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
III, IV, V e VI
O documento Referencial Curricular para as Escolas Indígenas foi escrito na expectativa de que
a comunidade indígena possa se integrar melhor na sociedade não indígena.
todos os professores brasileiros conheçam e possam trabalhar com a educação indígena.
o conteúdo desenvolvido seja dado de forma semelhante ao das escolas não indígenas.
possa contribuir para diminuir a distância entre o discurso legal e as ações efetivamente postas em prática nas escolas indígenas.
os sistemas de ensino construam escolas nas sedes dos municípios.
Um grupo de religiosos apresentou uma reclamação à Diretoria Regional de Ensino contra uma escola estadual, alegando que as aulas de ensino religioso haviam sido colocadas fora do período escolar, no sábado pela manhã. Inicialmente, procuraram o Conselho da Escola que manteve esta organização, alegando a autonomia da escola na realização do seu projeto pedagógico.
Nos termos da legislação atual (Deliberação CEE no 16/2001), a Supervisora de Ensino orientou a escola no sentido destas aulas serem
organizadas pelo Conselho de cada escola.
realizadas fora do horário regular de aula, nos finais de semana.
acrescidas apenas no último ano do ensino fundamental.
acrescidas à carga mínima anual existente.
incorporadas nas 800 horas letivas anuais, de forma interligada aos temas transversais dos PCNs.
A construção e implementação de propostas curriculares política e culturalmente relevantes para os povos indígenas requer da parte dos professores dessas escolas:
I. uma análise constante e crítica das práticas curriculares em andamento.
II. uma análise informada das práticas curriculares em andamento.
III. uma reavaliação contínua da atuação pedagógica.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
A concepção de preparação para o trabalho, que fundamenta o Artigo 35 da LDB, de acordo com o Parecer CNE no 15/98 – CEB,
I. aponta para a superação da dualidade do ensino médio: formação de todos, para todos os tipos de trabalho.
II. enfatiza a preparação para profissões de prestígio no mercado de trabalho, incentivando os jovens.
III. valoriza a capacidade de continuar aprendendo para ajustar-se às mudanças nas demandas do mercado de trabalho.
IV. valoriza a formação inicial escolar do profissional, pois é ela que provê a teoria que será aplicada futuramente.
V. enfatiza os aspectos pragmáticos do currículo encorajando os jovens ao trabalho, para diminuir a pressão por vagas na universidade.
VI. entende a preparação para o trabalho como fortemente dependente da capacidade de aprendizagem e vinculada ao currículo como um todo.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I, IV e V
I, III e VI
II, III e V
IV, V e VI
III, IV e VI
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