Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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A dimensão dos cuidados físicos, presentes na prática com as crianças pequenas, requer do Monitor:

  • A.

    habilidade de saber trocar as fraldas, porque ela terá que realizar esta tarefa várias vezes no dia, durante a permanência da criança na creche.

  • B.

    o desenvolvimento de habilidades para lidar com o corpo infantil, para assegurar à criança higiene, bem-estar e uma percepção positiva de si mesma.

  • C.

    a postura de tolerância com as crianças, porque ainda não têm controle do esfincter e se irritam quando estão sujas.

  • D.

    uma posição baseada em princípios educativos que devem estar presentes desde a creche, porque, somente assim, teremos futuros cidadãos conscientes.

  • E.

    uma postura de exigência com os cuidados físicos, como impedir que a criança participe de brincadeiras em que possam se sujar. Na unidade de Educação Infantil todos devem estar limpos.

Na ação do dia a dia da educadora de creche, uma atitude importante a ser desenvolvida é aquela em que a profissional:

  • A.

    super valoriza os cuidados físicos porque os pais desconhecem os conceitos básicos de higiene pessoal.

  • B.

    acata as determinações escritas pela diretora a respeito das soluções consideradas as melhores para as crianças.

  • C.

    reconhece e respeita as diferenças entre as crianças e encontra soluções compartilhadas com as famílias.

  • D.

    identifica as necessidades infantis expostas pelos familiares, ignorando as que não são educativas.

  • E.

    orienta todas as crianças de forma igual, não aceitando as observações dos seus pais, porque eles não são educadores.

Os estudiosos da área do Currículo, atualmente, afirmam que este, em seu sentido mais amplo, significa:

  • A.

    matérias pedagógicas.

  • B.

    vida profissional.

  • C.

    atividades extraclasses.

  • D.

    a vida e as matérias pedagógicas.

  • E.

    a vida e todo o programa de escola, inclusive as atividades extraclasse.

Tomás Tadeu da Silva afirma em seu livro: Documentos de Identidades – Uma introdução às teorias do Currículo, que após os estudos das teorias críticas e pós críticas pode-se dizer que o currículo é:

  • A.

    teoria.

  • B.

    matéria

  • C.

    documento de identidade.

  • D.

    metodologia.

  • E.

    subjetividade.

O MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, por meio deste instrumento, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Define-se como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino básico (Brasil, 1991), caracterizado, essencialmente, pelos índices de repetência e evasão escolar. Assinale a alternativa que corresponde à referida definição:

  • A.

    sistema integrado de avaliação do ensino.

  • B.

    sistema de supervisão do sistema de ensino.

  • C.

    sistema de avaliação do ensino básico.

  • D.

    sistema de inspeção do ensino básico.

  • E.

    sistema de atendimento especializado.

A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:

  • A.

    o ato de mimar e paparicar as crianças, vistas como meio de entretenimento dos adultos (especialmente da elite), deveria ser extirpado por manter as crianças num estado infantil.

  • B.

    até o fim da Idade Média, inexistia o conceito de infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano que deveria receber cuidados especiais por sua fragilidade, distinto da vida adulta.

  • C.

    o novo lugar assumido pela infância logo após a Idade Média levou a uma rápida extinção do sentido da infância, e, em consequência, crianças começaram a ser inseridas no mercado de trabalho.

  • D.

    depois da Idade Média, crianças passaram a ser vistas como irrelevantes para os adultos, eram retratadas e vestidas como adultas e, se morressem cedo, podiam ser enterradas em qualquer lugar.

  • E.

    crianças frequentavam espaços de adultos durante a Idade Média, sendo excluídas apenas de festas religiosas que diziam respeito a temas sexuais, como a circuncisão, e outras brincadeiras sexuais comuns na época.

Segundo o Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

De acordo com a referida Lei, são incumbências do Município os itens abaixo, EXCETO:

  • A.

    assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, Ensino Médio a todos que o demandarem.

  • B.

    organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

  • C.

    autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

  • D.

    oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.

  • E.

    assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

De acordo com a LDBEN, a Educação Física, integrada à Proposta Pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. NÃO será isento o aluno:

  • A.

    que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

  • B.

    maior de 30 anos de idade.

  • C.

    que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

  • D.

    que seja atleta.

  • E.

    que tenha prole.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educacional estabelece em seu Art. 7º que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

  • A.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213 da Constituição Federal.

  • B.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.

  • C.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional; autorização e avaliação de qualidade, pelo Poder Público, segundo as normas dos Conselhos Federal e Estadual de Educação e garantia pelo Poder Público de mecanismos de controle indispensáveis à necessária autorização para a cobrança de taxas, mensalidades e quaisquer outros pagamentos.

  • D.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional.

  • E. avaliação de qualidade pelo Poder Público.

Sobre o a presença de música do currículo da Educação Básica, é correto afirmar:

  • A.

    Música é componente curricular obrigatório.

  • B.

    Música é conteúdo obrigatório e exclusivo do componente curricular “Arte”.

  • C.

    Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular “Arte”.

  • D.

    Música e Arte devem ser trabalhadas em EducaçãoArtística.

  • E.

    Música e Arte são componentes curriculares facultativos para os alunos.

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