Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:
a avaliação não se encerra com a qualificação do estado em que está o educando ou estão os educandos. Ela obriga a decisão, não é neutra. Só se completa com a possibilidade de indicar caminhos mais adequados e mais satisfatórios para uma ação que estáemcurso.
um dos objetivos da avaliação é a qualidade de vida para o educando, exigindo uma prática diagnosticadora voltada para a seleção dos melhores alunos, aqueles que se revelam automotivados sujeitos do bom desempenho.
quando se organiza o plano de curso, pelo seu caráter anual, o docente deve prever várias estratégias de avaliação, desde a autoavaliação até a coletiva. Devem ser aplicados instrumentos variados, com base na aprendizagem de definições memorizadas automaticamente.
no primeiro dia de aula, todos os professores devem aplicar testes padronizados como procedimento de aferição inicial. Após sua aplicação, dividir a turma em três grupos: os possíveis alunos que aprenderão; os que aprenderão com dificuldades; os que jamais aprenderão.
se a avaliação está presente em todas as etapas do ensino, devem ser utilizados instrumentos avaliativos objetivos porque facilitarão aos professores a sua correção, como também a comparação entre os alunos, detectando os bons alunos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma criança que apresente dispraxia, possui imaturidade no desenvolvimento do(a):
medula espinhal.
região parietal.
lobo frontal.
lobo occipital.
ventrículo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pensar que a família determina o problema de aprendizagem de um dos seus integrantes é pensar emtermos de causalidade:
linear
circular
linear-circular
circular-linear
circularidade causal.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:
I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.
II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.
III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.
IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I e IV.
Apenas I e II.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou um documento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):
Plano Decenal de Educação.
Plano de Desenvolvimento de Competências.
Plano Nacional de Desenvolvimento.
Plano deAção para a Educação.
Plano Nacional de Educação.
A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:
Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integralemuma mesma escola.
Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.
Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no Projeto Político-Pedagógico.
Proposta Pedagógica da Educação Infantil prevendo formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, com antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pode-se descrever a hipoacomodação como:
pobreza de contato com o objeto, déficit lúdico e criativo.
pobreza de contato com a subjetividade, falta de iniciativa.
dificuldade na internalização da imagem, falta de estimulação.
predomínio da subjetivação.
ludicidade exacerbada.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O distúrbio de déficit de atenção afeta cerca de 10% da população infantil. Encontre a alternativa que revele uma característica básica desse déficit:
diminuição da atenção dirigida a uma atividade.
humor sem variação.
apresenta invariavelmente hiperatividade.
a criança não apresenta impulsividade.
foco em uma atividade perdendo a noção do contexto geral.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Artigo 13 da LDBEN n° 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:
I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
III. Promover a aprendizagem dos alunos.
IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos, perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Sobre a interdisciplinaridade e a contextualização, é correto afirmar que:
I. a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento , de negação , d e complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.
II. a interdisciplinaridade tem como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade nos âmbitos público e privado, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano.
III. a contextualização deverá substituir a repetição e a padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado e a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto e o imprevisível, colher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável.
IV. as es colas deverão obser var que a contextualização acontece na situação de ensino e aprendizagem, quando o conhecimento é transposto da situação em que foi criado, inventado ou produzido, e, por causa dessa transposição didática, deve ser relacionado com a prática ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.
V. tanto a interdiscipl inar idade como a contextualização buscam superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e o privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias no testemunho de valores de seu tempo, praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade , da responsabilidade e da reciprocidade comoorientadoras de seus atos na vida profissional, social, civil e pessoal.
Entre as alternativas abaixo, assinale:
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas Vestá correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...