Questões de Pedagogia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:

  • A.

    a avaliação não se encerra com a qualificação do estado em que está o educando ou estão os educandos. Ela obriga a decisão, não é neutra. Só se completa com a possibilidade de indicar caminhos mais adequados e mais satisfatórios para uma ação que estáemcurso.

  • B.

    um dos objetivos da avaliação é a qualidade de vida para o educando, exigindo uma prática diagnosticadora voltada para a seleção dos melhores alunos, aqueles que se revelam automotivados sujeitos do bom desempenho.

  • C.

    quando se organiza o plano de curso, pelo seu caráter anual, o docente deve prever várias estratégias de avaliação, desde a autoavaliação até a coletiva. Devem ser aplicados instrumentos variados, com base na aprendizagem de definições memorizadas automaticamente.

  • D.

    no primeiro dia de aula, todos os professores devem aplicar testes padronizados como procedimento de aferição inicial. Após sua aplicação, dividir a turma em três grupos: os possíveis alunos que aprenderão; os que aprenderão com dificuldades; os que jamais aprenderão.

  • E.

    se a avaliação está presente em todas as etapas do ensino, devem ser utilizados instrumentos avaliativos objetivos porque facilitarão aos professores a sua correção, como também a comparação entre os alunos, detectando “os bons alunos”.

Uma criança que apresente dispraxia, possui imaturidade no desenvolvimento do(a):

  • A.

    medula espinhal.

  • B.

    região parietal.

  • C.

    lobo frontal.

  • D.

    lobo occipital.

  • E.

    ventrículo.

Pensar que a família determina o problema de aprendizagem de um dos seus integrantes é pensar emtermos de causalidade:

  • A.

    linear

  • B.

    circular

  • C.

    linear-circular

  • D.

    circular-linear

  • E.

    circularidade causal.

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas II e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I e IV.

  • E.

    Apenas I e II.

No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou um documento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):

  • A.

    Plano Decenal de Educação.

  • B.

    Plano de Desenvolvimento de Competências.

  • C.

    Plano Nacional de Desenvolvimento.

  • D.

    Plano deAção para a Educação.

  • E.

    Plano Nacional de Educação.

A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:

  • A.

    Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.

  • B.

    Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integralemuma mesma escola.

  • C.

    Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.

  • D.

    Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no Projeto Político-Pedagógico.

  • E.

    Proposta Pedagógica da Educação Infantil prevendo formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, com antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

Pode-se descrever a hipoacomodação como:

  • A.

    pobreza de contato com o objeto, déficit lúdico e criativo.

  • B.

    pobreza de contato com a subjetividade, falta de iniciativa.

  • C.

    dificuldade na internalização da imagem, falta de estimulação.

  • D.

    predomínio da subjetivação.

  • E.

    ludicidade exacerbada.

O distúrbio de déficit de atenção afeta cerca de 10% da população infantil. Encontre a alternativa que revele uma característica básica desse déficit:

  • A.

    diminuição da atenção dirigida a uma atividade.

  • B.

    humor sem variação.

  • C.

    apresenta invariavelmente hiperatividade.

  • D.

    a criança não apresenta impulsividade.

  • E.

    foco em uma atividade perdendo a noção do contexto geral.

Segundo o Artigo 13 da LDBEN n° 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:

I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

III. Promover a aprendizagem dos alunos.

IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

  • A.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I, II e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas I e IV estão corretas.

A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos, perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Sobre a interdisciplinaridade e a contextualização, é correto afirmar que:

I. a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento , de negação , d e complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.

II. a interdisciplinaridade tem como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade nos âmbitos público e privado, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano.

III. a contextualização deverá substituir a repetição e a padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado e a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto e o imprevisível, colher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável.

IV. as es colas deverão obser var que a contextualização acontece na situação de ensino e aprendizagem, quando o conhecimento é transposto da situação em que foi criado, inventado ou produzido, e, por causa dessa transposição didática, deve ser relacionado com a prática ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.

V. tanto a interdiscipl inar idade como a contextualização buscam superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e o privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias no testemunho de valores de seu tempo, praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade , da responsabilidade e da reciprocidade comoorientadoras de seus atos na vida profissional, social, civil e pessoal.

Entre as alternativas abaixo, assinale:

  • A.

    Apenas I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas Vestá correta.

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