Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, denominado sensório-motor. Segundo Wadsworth, no estágio pré-operacional, diversas representações da criança são de grande valor para o seu processo de desenvolvimento, dentre elas:

I. Linguagem falada.

II. Jogo simbólico.

III. Imagens mentais.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E. I, II e III.

Coll, Marchesi e Palácios afirmam que a educação dos alunos com necessidades especiais na escola regular não é um assunto que possa ser resolvido através de formulações legais. Segundo eles, essa questão deve ser abordada sob todas as perspectivas, em um longo e laborioso processo, para que todos os fatores em ação contribuam positivamente no resultado global. Esse processo é denominado

  • A.

    Integração.

  • B.

    Dispersão.

  • C.

    Cooptação.

  • D.

    Dominação.

  • E.

    Conivência.

A coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à “artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

  • A.

    diversidade – multiplicidade – diferença

  • B.

    diferença – multiplicidade – diferença

  • C.

    multiplicidade – diversidade – diferença

  • D.

    unidade – diferença – igualdade

  • E. igualdade – unidade – multiplicidade

Uma professora assim se expressou: “Quando a gente fala da inclusão, eu não consigo entender. A gente se diz educador e ao mesmo tempo só quer ensinar alunos que não tenham nenhum tipo de problema. É isso que é ser educador?”. Sobre o assunto, é importante ressaltar que o acolhimento das diferenças só terá sentido quando o professor:

I. Desempenhar o seu papel formador de ensinar unicamente os alunos especiais

II. Adotar práticas escolares que implicam um ensino adaptado para alguns alunos.

III. Romper com suas ideias positivas sobre o desempenho padronizado e homogêneo dos alunos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Coll, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

  • A.

    humano – social – material

  • B.

    social – humano – material

  • C.

    material – humano – social

  • D.

    humano – material – social

  • E.

    espiritual – material – social

Teberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas

  • A.

    crenças

  • B.

    possibilidades.

  • C.

    hipóteses.

  • D.

    inquietações.

  • E.

    manifestações.

Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam

  • A.

    excessivas e organizadas.

  • B.

    rotineiras e metódicas.

  • C.

    decorativas e coloridas.

  • D.

    livres para troca de experiências.

  • E.

    complementares à aprendizagem.

Para atuar na Educação Infantil, os profissionais devem ter, no mínimo, o magistério em nível médio, tendo em vista que o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. É considerado polivalente, o professor que:

I. Trabalha com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

II. Reflete constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve.

III. Utiliza instrumentos essenciais para observação, registro, planejamento e avaliação na reflexão sobre a prática direta com as crianças.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Segundo Teberosky e Colomer, as crianças aprendem a ler e a escrever da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo. Na concepção dessas autoras, as crianças aprendem da seguinte forma:

  • A.

    Elaborando, pondo à prova e comprovando hipóteses.

  • B.

    Informando, ouvindo e comparecendo às aulas.

  • C.

    Anotando, exercitando-se e repetindo informações.

  • D.

    Registrando, memorizando e ouvindo explicações.

  • E.

    Respondendo, copiando e tirando nota alta.

“Eu sempre aceitei estes alunos e nunca tive problemas. Também não os deixo num canto só para dizer que estão integrados. Já aprendi muito com eles, muito mais do que com os outros que têm apenas uma deficiência.” Essa fala possui um entendimento sobre os desafios lançados à escola e aos profissionais na elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para a inclusão de deficientes múltiplos. Nesse sentido, são consideradas pessoas com deficiência múltipla, aquelas que possuem:

I. No mínimo, cinco deficiências associadas.

II. No máximo, duas deficiências associadas.

III. Mais de uma deficiência associada.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...