Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A competência profissional dos professores, sua capacidade para planejar situações de aprendizagem, realizar processos de adaptação de currículo, elaborar pontos de trabalho em equipe (...) adquire uma grande relevância, que parece decisiva para o êxito ou para o fracasso do processo educativo. Conforme Torres Gonzáles, algumas características organizativas podem favorecer uma escola aberta à diversidade, EXCETO:

  • A.

    Flexibilidade.

  • B.

    Austeridade.

  • C.

    Funcionabilidade.

  • D.

    Participação.

  • E. Comunicação.

“Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre o brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separados por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava.”

Qual dos autores abaixo formulou essa ideia sobre o aprender brincando?

  • A.

    César Coll.

  • B.

    Barry Wadsworth.

  • C.

    Philippe Perrenoud.

  • D.

    Eugênia Fávero.

  • E.

    Celso Antunes.

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

Sobre a compreensão da cultura visual, Hernández (2000) apresenta a proposta de ensino por projetos de trabalho. Neste contexto, de acordo com o autor, os projetos de trabalho significam:

I. Readaptação e atualização de propostas do passado.

II. Métodos curriculares.

III. Enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, atualizando-a.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

No processo avaliativo do conhecimento artístico, Hernández (2000) reforça o uso de um instrumento valioso para o processo de aprendizagem e progresso do aluno em sua compreensão da realidade, possibilitando mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. O instrumento acima referido é

  • A.

    Pasta com trabalhos artísticos.

  • B.

    Prova Prática.

  • C.

    Prova tradicional.

  • D.

    Portfólio.

  • E. Diário de campo.

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Reverbel refere dois princípios básicos para a criação de uma metodologia na oficina de teatro, quais sejam:

  • A.

    Psicológicos e pedagógicos.

  • B.

    Pedagógicos e artísticos.

  • C.

    Filosóficos e pedagógicos.

  • D.

    Filosóficos e psicológicos.

  • E.

    Psicológicos e artísticos.

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Segundo a autora, é fundamental que a oficina de teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação. São alguns dos objetivos gerais da Oficina de Teatro:

I. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.

II. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.

III. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Segundo Ferreira, para que a Supervisão Educacional tenha sentido no contexto escolar, algumas condições são imprescritíveis, dentre elas, a importância de que a Supervisão:

I. trabalhe com os professores partilhando ideias, estimulando e fortalecendo lideranças, propiciando trabalho em equipe, troca de experiências e reflexão sobre a prática.

II. direcione e prescreva normas de controle da execução da prática pedagógica do professor.

III. conheça a legislação, seus limites e brechas, otimizando o seu uso em proveito da escola e dos objetivos educacionais.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Sobre o planejamento da escola, Veiga afirma: “O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação ____________, com um sentido explícito, com um compromisso definido. Por isso, todo projeto _____________ da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população _________”.

Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas da frase acima.

  • A.

    intencional – pedagógico – majoritária

  • B.

    intencional – pedagógico – infantil

  • C.

    casual – político – juvenil

  • D.

    casual – político – urbana

  • E.

    ocasional – político – rural

“As minhas idas às salas de aula foram aumentando. Agora sei que esse é o caminho e dessa forma é que eu vou conseguir estar mais próxima, conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado e poder auxiliar mais os professores”. Esse relato corresponde ao pensamento de Hoffman quando propõe uma reflexão sobre o trabalho docente, principalmente em relação à avaliação. Nesse caso, é fundamental que o professor seja orientado na perspectiva de:

I. Ter uma visão construtivista do erro, não apenas para correção das tarefas feitas pelos alunos, mas em todas as situações de aprendizagem.

II. Reconhecer que os erros e as dúvidas dos alunos são componentes significativos ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá a observação e a investigação de como cada aluno constrói o seu conhecimento.

III. Interpretar a prova para saber o que o aluno não sabe, oportunizando um espaço na aula para que ele resolva as questões erradas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Grispun apresenta-se como defensora dos especialistas em educação, porém confirma sua posição contrária à dimensão de fragmentação ou divisão do trabalho na escola. Em seus estudos, Grispun afirma:

I. A integração entre os especialistas de educação é muito difícil de efetivar-se na prática, uma vez que os saberes/fazeres desses profissionais foram esculpidos, historicamente, para que a orientação se direcionasse aos alunos e a supervisão aos professores.

II. A orientação educacional tem o papel de mediação na escola, isto é, ela se reveste de mais um campo para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola, em especial os alunos.

III. O Supervisor Escolar é o responsável pela articulação do currículo escolar, pelo questionamento e pela problematização das práticas pedagógicas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...