Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Luckesi afirma que a escola não avalia a aprendizagem do educando, mas sim o examina. Para referendar sua afirmação, Luckesi apresenta as características básicas que identificam o ato de examinar, quais sejam:
I. Os exames escolares operam com desempenho final, importando a resposta e não como o aluno chegou a essa resposta.
II. Os exames são pontuais, pois não interessa o que acontece com o educando antes, durante e depois da prova.
III. Os exames são classificatórios, ou seja, eles classificam os educandos em aprovados ou reprovados.
IV. Os exames são seletivos, porque excluem uma grande parte dos educandos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.
Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?
Roberto Giancaterino.
Jussara Hoffmann.
Philippe Perrenoud.
Heloisa Luck.
Celso Vasconcellos.
A equipe técnico-administrativa tem como função precípua coordenar e orientar todos os esforços da escola, com vistas ao atendimento das necessidades dos educandos e o desenvolvimento de suas capacidades. Com base em Lück, relacione as funções que devem ser desempenhadas pelos componentes da equipe técnico-administrativa, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 2 3 2 1.
3 1 2 3 1.
3 2 1 2 1.
2 1 3 3 2.
1 2 2 3 3.
Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os incêndios na escola. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma
generalista.
articulada
burocrática.
autoritária.
tarefeira.
Os registros de avaliação refletem a concepção de educação do professor. Tendo em vista que a ação mediadora do professor, a sua intervenção pedagógica e desafiadora, não pode ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos, Hoffmann afirma:
I. Os erros são da mesma natureza, portanto o professor deverá considerar que todo e qualquer erro que o aluno comete tem caráter construtivo.
II. A tarefa do professor consiste em relatar todos os erros e as dificuldades que os alunos apresentam em cada situação avaliativa.
III. O tema correção considera o respeito à criança em suas etapas de desenvolvimento, por isso o professor deverá analisar os exercícios dos alunos para observar quem aprendeu e quem ainda não aprendeu.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Perrenoud propõe aos professores observarem e avaliarem os alunos em situações de aprendizagem, utilizando uma abordagem formativa. Essa ação está inserida na seguinte competência:
Administrar a progressão das aprendizagens.
Informar e envolver os pais.
Trabalhar em equipe.
Participar da administração da escola.
Utilizar novas tecnologias.
Lück, Ferreira e Silva Jr. afirmaram suas concepções sobre o papel dos especialistas de educação no cotidiano da escola. Considere as afirmações desses autores sobre o campo de atuação dos especialistas de educação:
I. Silva Júnior e Rangel pontuam que o supervisor atua como um especialista, ou seja, como um coordenador do processo curricular, tanto na sua formulação, execução, avaliação quanto na reorientação.
II. Lück afirma que a direção, supervisão e orientação são áreas de trabalho em educação cujas principais funções são relacionadas a uma forma de apoio ou de assistência ao professor, ou a outro elemento significativo que participe do processo educativo promovido pela escola.
III. Ferreira explica que a origem da Supervisão traz o viés da administração, que a designa como gerência para controlar o executado e, na educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Alarcão, ao analisar diferentes abordagens supervisoras, aponta algumas tendências que podem contribuir para a (re)definição do papel do Coordenador Pedagógico, EXCETO:
A escola deve ser compreendida num cenário mais amplo, no interior da comunidade, da sociedade, com todas as suas contradições.
A integração entre teoria e prática acontece quando a prática auxilia a pensar a teoria, e a teoria serve como emperramento da prática.
A escola é um local de influência sobre os professores, mas também local de influência dos professores.
As práticas de construção do conhecimento junto aos alunos e aos próprios professores devem ser estimuladas na escola.
O ambiente escolar deve ser emancipatório e de incentivo ao aprendizado, com base na concepção do professor como intelectual e fazendo parte de um coletivo responsável.
Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa
o propósito da avaliação.
um meio de verificação da aprendizagem.
uma decorrência do processo.
um meio de seleção e classificação.
o fim de um percurso de ensino.
Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.
Dentre eles estão, EXCETO:
Sentir a necessidade de elaborar uma configuração metodológica de avaliação que explicite sua intencionalidade e garanta um desenvolvimento sistemático.
Apontar critérios de avaliação mediante acordos fechados previamente pela equipe de professores, com relação à conceituação da avaliação e de seu correspondente desenvolvimento operativo, tendo sempre em conta o âmbito normativo que os afeta.
Estimular a meta-avaliação como meio para revisar o processo e os resultados, bem como a atuação dos agentes da avaliação.
Selecionar os diversos tipos de técnicas e instrumentos de avaliação independentemente do tipo de aluno, dos conteúdos e do momento de sua aplicação.
Prever os recursos e os materiais necessários para a execução da avaliação e apontar o apoio e as influências do entorno escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...