Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as sentenças abaixo, conforme os apontamentos de Mantoan:
I. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que, no fim das contas, todos tenham os mesmos resultados.
II. A inclusão no Brasil, hoje, continua com muita gente acreditando que o melhor é excluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado.
III. Os estudantes com deficiências graves são os menos excluídos nas escolas regulares.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Conforme Barbosa (2008), o currículo não pode ser a repetição contínua de conteúdos. Para haver a aprendizagem, é preciso
elaborar um currículo com conceitos previamente organizados.
desenvolver um currículo que privilegie as disciplinas de fundamento e as metodologias de ensino.
organizar um currículo que seja significativo para as crianças e também para os professores.
pensar um currículo em que o papel do professor é o de mero espectador em relação ao aluno no processo ensino-aprendizagem.
construir um currículo através de um percurso educativo fechado e pré-definido em sua integralidade.
Conforme as considerações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças abaixo:
Uma das oportunidades de auxiliar no desenvolvimento da autonomia é a oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço (1ª parte). Podem-se criar situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções e em locais distintos. Esta pode representar uma oportunidade de integração, porém, somente com crianças da mesma idade (2ª parte). No dia a dia da instituição, pode parecer mais fácil que o adulto centralize todas as decisões, definindo o que e como fazer, com quem e quando. Essa centralização pode resultar, contudo, num ambiente autoritário, em que não há espaço para o exercício da ação autônoma (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas 1ª parte.
Apenas 2ª parte.
1ª e 2ª partes.
1ª e 3ª partes.
2ª e 3ª partes.
É considerada Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, ____________ horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
duas
três
quatro
cinco
seis
____________________ reprova os ensinamentos clássicos, por meio dos métodos verbais, que não dão oportunidade para a criança expor sua criatividade e espontaneidade. A partir dos métodos de leitura global, por ele idealizados para a educação de afásicos.
De acordo com Rotta, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Freud
Declory
Froebel
Montessori
Binet
Segundo Coll, a teoria que formula uma concepção essencialmente pluralista da mente que reconhece muitas facetas distintas na cognição e que postula a existência de diferentes tipos de potenciais cognitivos nas pessoas é denominada
Teoria Gestaltista.
Teoria Construtivista.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Teoria Psicanalítica.
Teoria Comportamentalista.
Almeida comenta sobre modelos de formação de professores, sendo que na forma _____________________ o coordenador seria visto como um técnico de apoio dos professores, em que os saberes são produzidos em cooperação.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é
estruturalista
tecnicista
humanista-dialógica
discursiva
interativa-reflexiva
De acordo com Coll, um dos problemas sociais que mais preocupam os professores, pais e as próprias crianças é
a frequência com que se manifestam em aula as condutas agressivas.
o excesso de limites impostos pela escola.
a ausência de liderança e organização das escolas frente aos alunos da geração Y.
o uso excessivo de programas preventivos relacionados às drogas.
o uso excessivo de programas preventivos relacionados às drogas.
Segundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é:
solicitar a participação dos alunos que mostram interesse na aula.
exigir que os alunos fiquem em silêncio até que o professor exponha o tema.
dar oportunidades de resposta ao maior número de alunos possível, como solicitar respostas em coro.
promover muitas atividades avaliativas.
utilizar-se da insistência na imitação, da obediência, da repetição e do controle sobre o comportamento do aluno.
Conforme Coll, no transtorno autista sempre há anomalias e deficiências na compreensão da linguagem expressiva e receptiva. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas, marcando C, se corretas, ou E, se erradas:
( )Mutismo total ou funcional; pode haver verbalizações que não sejam propriamente linguísticas.
( ) Discurso e conversa com desenvoltura e temas elaborados; ausência de anomalias prosódicas.
( ) Associação de enunciados verbais com condutas próprias (compreende ordens simples).
( ) Linguagem oracional; há orações que não são ecolálicas.
A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:
E C E E.
C C C E.
E E C C.
C E C C.
C E E E.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...