Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as sentenças abaixo, conforme os apontamentos de Mantoan:

I. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que, no fim das contas, todos tenham os mesmos resultados.

II. A inclusão no Brasil, hoje, continua com muita gente acreditando que o melhor é excluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado.

III. Os estudantes com deficiências graves são os menos excluídos nas escolas regulares.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Conforme Barbosa (2008), o currículo não pode ser a repetição contínua de conteúdos. Para haver a aprendizagem, é preciso

  • A.

    elaborar um currículo com conceitos previamente organizados.

  • B.

    desenvolver um currículo que privilegie as disciplinas de fundamento e as metodologias de ensino.

  • C.

    organizar um currículo que seja significativo para as crianças e também para os professores.

  • D.

    pensar um currículo em que o papel do professor é o de mero espectador em relação ao aluno no processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    construir um currículo através de um percurso educativo fechado e pré-definido em sua integralidade.

Conforme as considerações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças abaixo:

Uma das oportunidades de auxiliar no desenvolvimento da autonomia é a oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço (1ª parte). Podem-se criar situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções e em locais distintos. Esta pode representar uma oportunidade de integração, porém, somente com crianças da mesma idade (2ª parte). No dia a dia da instituição, pode parecer mais fácil que o adulto centralize todas as decisões, definindo o que e como fazer, com quem e quando. Essa centralização pode resultar, contudo, num ambiente autoritário, em que não há espaço para o exercício da ação autônoma (3ª parte).

 Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas 1ª parte.

  • B.

    Apenas 2ª parte.

  • C.

    1ª e 2ª partes.

  • D.

    1ª e 3ª partes.

  • E.

    2ª e 3ª partes.

É considerada Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, ____________ horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

  • A.

    duas

  • B.

    três

  • C.

    quatro

  • D.

    cinco

  • E.

    seis

____________________ reprova os ensinamentos clássicos, por meio dos métodos verbais, que não dão oportunidade para a criança expor sua criatividade e espontaneidade. A partir dos métodos de leitura global, por ele idealizados para a educação de afásicos.

De acordo com Rotta, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A.

    Freud

  • B.

    Declory

  • C.

    Froebel

  • D.

    Montessori

  • E.

    Binet

Segundo Coll, a teoria que formula uma concepção essencialmente pluralista da mente que reconhece muitas facetas distintas na cognição e que postula a existência de diferentes tipos de potenciais cognitivos nas pessoas é denominada

  • A.

    Teoria Gestaltista.

  • B.

    Teoria Construtivista.

  • C.

    Teoria das Inteligências Múltiplas.

  • D.

    Teoria Psicanalítica.

  • E.

    Teoria Comportamentalista.

Almeida comenta sobre modelos de formação de professores, sendo que na forma _____________________ o coordenador seria visto como um técnico de apoio dos professores, em que os saberes são produzidos em cooperação.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é

  • A.

    estruturalista

  • B.

    tecnicista

  • C.

    humanista-dialógica

  • D.

    discursiva

  • E.

    interativa-reflexiva

De acordo com Coll, um dos problemas sociais que mais preocupam os professores, pais e as próprias crianças é

  • A.

    a frequência com que se manifestam em aula as condutas agressivas.

  • B.

    o excesso de limites impostos pela escola.

  • C.

    a ausência de liderança e organização das escolas frente aos alunos da geração Y.

  • D.

    o uso excessivo de programas preventivos relacionados às drogas.

  • E.

    o uso excessivo de programas preventivos relacionados às drogas.

Segundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é:

  • A.

    solicitar a participação dos alunos que mostram interesse na aula.

  • B.

    exigir que os alunos fiquem em silêncio até que o professor exponha o tema.

  • C.

    dar oportunidades de resposta ao maior número de alunos possível, como solicitar respostas em coro.

  • D.

    promover muitas atividades avaliativas.

  • E.

    utilizar-se da insistência na imitação, da obediência, da repetição e do controle sobre o comportamento do aluno.

Conforme Coll, no transtorno autista sempre há anomalias e deficiências na compreensão da linguagem expressiva e receptiva. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas, marcando C, se corretas, ou E, se erradas:

( )Mutismo total ou funcional; pode haver verbalizações que não sejam propriamente linguísticas.

( ) Discurso e conversa com desenvoltura e temas elaborados; ausência de anomalias prosódicas.

( ) Associação de enunciados verbais com condutas próprias (compreende ordens simples).

( ) Linguagem oracional; há orações que não são ecolálicas.

A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    E – C – E – E.

  • B.

    C – C – C – E.

  • C.

    E – E – C – C.

  • D.

    C – E – C – C.

  • E.

    C – E – E – E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...