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Julgue os itens a seguir acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e assinale a alternativa correta.
I A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que, por diversos motivos, estão fora da Educação Escolar.
II O Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) foi criado pela Resolução n.º 18, de 24 de abril de 2007, para distribuição, a título de doação, de obras didáticas às entidades parceiras, com vistas à alfabetização e à escolarização de pessoas com idade de 15 anos ou mais.
III Os alunos do EJA, embora sejam alfabetizados, não têm condições de competir no mercado de trabalho em igual valor com os alunos do ensino regular. Geralmente são trabalhadores, empregados e desempregados que não tiveram acesso à cultura letrada e que têm a oportunidade de voltar aos estudos em horário integral. Além disso, são beneficiados, desde 1997, com uma bolsa-auxílio para que permaneçam na escola por um período mínimo de 12 meses.
IV Em um país de desigualdades como o Brasil, existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. Nesse sentido, competir no mercado de trabalho, por exemplo, coloca em desvantagem os sujeitos sem educação escolar.
V Os educadores, para fazerem parte do corpo docente do EJA, devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania. Para isso, as secretarias estaduais de educação e o Governo Federal oferecem cursos regulares de capacitação e formação, como alguns que estão à disposição na Plataforma Freire do MEC.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elegem os temas transversais com a finalidade de desenvolver nos alunos a capacidade de posicionarem-se diante de questões que interferem na vida coletiva. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Os temas transversais têm a mesma natureza das áreas de conhecimentos convencionais.
Nas várias áreas do currículo existem ensinamentos a respeito dos temas transversais.
As escolas de educação básica deverão criar disciplinas exclusivas para trabalhar os temas transversais.
Os temas transversais devem ser trabalhados paralelamente aos conteúdos e metodologias de cada área específica.
A transversalidade é entendida nos PCN como uma superação das áreas de conhecimento para tratar assuntos específicos da vida coletiva.
Em maio de 1960, houve uma convenção em defesa da escola pública na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da filosofia, pode-se afirmar que três grupos dirigiram essa campanha: os liberais pragmatistas, os liberais idealistas e os socialistas. São representantes de tais grupos, respectivamente
Anísio Teixeira, Roque Spencer e Florestan Fernandes.
Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Roque Spencer.
Roque Spencer, Florestan Fernandes e Anísio Teixeira.
Roque Spencer, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes.
Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Roque Spencer.
Na Primeira República, identificamos dois movimentos ideológicos desenvolvidos pelos intelectuais da educação brasileira. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O entusiasmo pela educação foi um movimento típico das décadas de 20 e 30 do século passado.
O otimismo pedagógico resume-se na ideia de ampliação da rede escolar e na alfabetização do povo.
O entusiasmo pela educação caracterizou-se por sua ênfase nos aspectos qualitativos da problemática educacional.
O otimismo pedagógico insistiu na melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.
O entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico sempre atuaram como movimentos parceiros.
De acordo com Otaiza Romanelli (História da Educação no Brasil. Petrópolis Vozes. 1991), o sistema educacional foi marcado por dois momentos distintos em um determinado período da história da educação brasileira. No primeiro, foi implantado o regime e traçada a política de recuperação econômica. Constata-se nessa fase um ritmo de crescimento da demanda social da educação. O segundo foi caracterizado por uma reforma educacional, que, por influência da assistência técnica dada pelo acordo MEC/USAID, visava adotar medidas de adequação do sistema educacional ao modelo econômico que se intensificava no Brasil.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O período de 1930 a 1960, denominado Era Vargas, apresenta as características descritas no enunciado.
O Governo de Juscelino Kubitschek foi o grande responsável pelos acordos MEC/USAID.
O período a que se refere o enunciado foi marcado pelo movimento socialista no Brasil e teve sua culminância na expansão da escola pública.
A educação brasileira sempre foi autônoma e nunca necessitou de acordos como aquele que é citado no enunciado.
O período mencionado por Otaiza Romanelli corresponde ao regime militar que foi implantado a partir de 1968.
Em uma classe de 5.º ano do Ensino Fundamental, a professora solicitou aos alunos que elaborassem um desenho colorido com formas que fizessem parte do dia na escola. Alguns alunos desenharam cadeiras, mesas, materiais escolares e formas congêneres. Um aluno desenhou o encontro entre um espermatozoide e um óvulo. Ao apresentar os trabalhos, a professora pediu que cada um dos alunos explicasse o desenho executado. O aluno-autor do desenho, então com 11 anos de idade, disse que aquilo era o encontro entre um espermatozoide e um ovário. Ruborizada, a professora começou a explicar que o desenho deveria trazer formas pertencentes ao ambiente escolar. Outra aluna, então, com 10 anos, interrompeu a fala da professora e disse que aquilo era, na verdade, o encontro entre um espermatozoide e um óvulo.
Dada tal situação, assinale a alternativa que contempla os desdobramentos do ocorrido, de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O ocorrido é um apontamento para a necessidade de considerações acerca da interdisciplinaridade e dos temas transversais passarem a figurar nos territórios da educação.
Tanto o aluno-autor quanto a aluna que interpelou a professora precisam receber orientações de cunho sexual a partir de um programa específico que integra a escola e o serviço médico do estado, visto que a professora não está capacitada para tratar de tal especificidade.
Para tratar do assunto envolvido sexualidade a professora precisa de uma formação específica, pois suas ações pedagógicas, nesse sentido, são limitadas.
No ambiente escolar, questões como Sexualidade, Etnia, Religiosidade, Política e Ética devem ficar fora dos limites da Educação em nível de Ensino Fundamental.
A professora deveria enviar o aluno-autor para a direção pelo fato de não ter observado as orientações para o trabalho.
Grosso modo, educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem, mediado por _________, que permitam a construção do conhecimento, embora professores e alunos estejam separados (por espaço ou tempo). Nesse sentido, a efetivação desse processo se dá por meio de ___________ específicas que consideram as realidades envolvidas. Nessa modalidade de ensino muitas são as ___________ e ___________ exigidas, entretanto, é com a ____________ que o aluno se faz um sujeito atuante.
Para tornar o texto coeso, as palavras nas lacunas devem ser, respectivamente,
competências, atividades, tecnologias, ferramentas, assiduidade.
tecnologias, metodologias, habilidades, competências, autonomia.
ações, atividades, tecnologias, ferramentas, avaliação.
tecnologias, metodologias, habilidades, ferramentas, avaliação.
conhecimentos, habilidades, competências, tecnologias, presença.
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Integração dos conteúdos.
II Passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento.
III Superação da dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências.
IV Construção de um processo de ensino-aprendizagem centrado em uma visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
V Busca do diálogo entre elementos comuns em um objeto (conteúdo) em estudo a partir dos modos como são analisados pelas várias áreas do conhecimento.
Todas as informações discorrem acerca da metodologia colaborativa.
I, II e V atestam os princípios da educação a distância.
III e V apontam para a Educação Popular.
I e V inserem o princípio da pedagogia museal.
Todas as informações são aplicáveis aos conceitos de Interdisciplinaridade.
Em relação ao texto, assinale a alternativa que corresponda aos desdobramentos da leitura.
Entre as inserções pedagógicas, a Educação Ambiental é o principal veículo promotor da consciência individual, fator primordial para o entendimento da complexidade advinda das problemáticas contemporâneas.
Por se tratar de um processo, a Educação Ambiental necessita, primeiramente, de conhecimento prévio, por parte dos envolvidos, acerca da importância das ações governamentais e sua devida aplicação.
Sujeitos, escola, mundo. Dessa tríade devem emanar inter-relações que permitam o entendimento do todo e das partes, do local e do global, do individual e do coletivo.
Importante observar que, a partir do posicionamento do autor, as ações de enfrentamento devem surgir no meio e adentrar a escola, mobilizando ações afirmativas de intervenção.
A escola deve ter como meta promover as ações individuais. É na individualidade que percebemos um entendimento que inove o trabalho colaborativo e as ações solidárias, por exemplo.
Julgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta.
I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal.
II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas.
III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade.
IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo.
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