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Diante das perspectivas de inovação da atualidade, o papel do supervisor escolar deve representar uma figura de inovação. A esse respeito, assinale alternativa correta.
A ação supervisora é independente da dos demais especialistas em educação (orientador escolar, secretário escolar e administrador escolar).
Ao supervisor cabe apenas conhecer e dominar os conteúdos lógico-sistematizados do processo de ensinar e aprender.
Hoje ainda é admissível manter as políticas de submissão, em que a estrutura escolar se submete aos interesses da classe dominante.
A nova realidade denota que a função do supervisor educacional assume um parecer diferente do que era conceituado na escola tradicional.
O supervisor escolar possui um conhecimento abrangente a respeito das atividades de quem ensina e das formas de encaminhá-las, considerando que as condições de existência dos que aprendem é papel do professor.
Ao estudar filosofia da educação, deparamos com a tendência redentora, que concebe a sociedade como um todo orgânico e harmonioso, entendendo a educação como uma instância que contribui para o ordenamento e o equilíbrio permanente da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com essa concepção, a educação não interfere nos destinos do todo social.
Um expoente típico dessa concepção está nos estudos de Comênio, autor de Didática Magna.
O pressuposto filosófico dessa concepção é o de que não há soluções para o descompasso entre a humanidade e a sociedade.
A educação dos adultos é o foco dessa concepção para redimir a sociedade.
Essa concepção nega a educação cristã.
As finalidades educativas estão cada vez mais centradas nas aprendizagens dos alunos, incluindo-se nestas aqui o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos, competências e a aprendizagem de regras e de valores sociais importantes. A liderança é, pois, mais uma função do que um cargo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Os líderes de uma instituição de ensino devem estar autorizados pela hierarquia escolar.
A liderança deve ser papel exclusivo do supervisor.
O papel de liderança está a serviço da manutenção do autoritarismo e do bom funcionamento da escola.
Nas estruturas orgânicas e horizontais, as lideranças são divididas entre os vários papéis e as funções.
A liderança está ligada a posições de autoridade formal, abarca um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por diferentes pessoas.
A avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.
Avaliar significa identificar o que o aluno errou.
Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita.
O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais.
A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento.
A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno.
A educação sempre se configurou como um elemento fundamental para a constituição da sociabilidade. Assim, ela se impõe como um importante instrumento para o desenvolvimento moral dos indivíduos. Acerca da ética na educação, é correto afirmar que
o processo civilizatório não se altera nos costumes e nas concepções do homem sobre o que é certo e errado em termos de conduta, normas, valores e princípios.
a ética revela que nossas ações têm efeitos na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes. Por isso, o homem pode ser moralmente responsável pelos atos, independentemente de conseguir prever suas consequências.
a escola é a guardiã dos princípios morais de cada cultura, por isso não pode ser caracterizada como instituição promotora da transformação social.
os profissionais da educação devem se deter nos ensinamentos morais para respeitar as diversas culturas e suas manifestações no ambiente escolar.
o ethos representa instrumento fundamental para a instauração da vida em comunidade, servindo de alicerce à construção do espaço da política.
De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências.
Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos.
Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais.
Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.
Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.
Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização.
Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores.
Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos.
Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.
O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.
Pela educação, pode-se combater, no plano das atitudes, as discriminações manifestadas em gestos, comportamentos e palavras. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os problemas de discriminação são do âmbito comportamental, por isso a educação escolar não alcança sucesso em sua extinção.
O respeito às diferenças culturais e sociais geralmente é compatível com as normas da escola.
A prática do desvelamento do preconceito é mais comum nas escolas que a prática do acobertamento.
A prática do preconceito é algo muito novo, por isso as escolas ainda não sabem quais as atitudes corretas para lidar com as situações e ocorrências.
A escola enfrenta o desafio atual de buscar criar outras formas de relação social e interpessoal.
Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
A promoção de uma sociedade mais justa não tem relação com a valorização da pluralidade cultural.
A diversidade cultural tem a mesma natureza que a desigualdade social.
A educação, ao tratar da pluralidade cultural, deve promover o enriquecimento da pluralidade de formas de vida.
A discriminação pode ser compreendida sem a necessidade de recorrer ao contexto socioeconômico.
A discriminação, a injustiça e o preconceito não contradizem os princípios da dignidade.
A Lei n.° 10.639/2003 estabelece a obrigatoriedade d o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos ensinos fundamental e médio. Assinale a alternativa que não apresenta um princípio norteador para a efetiva aplicação da lei referenciada no ambiente escolar.
Os estudos da cultura e história afro-brasileiras evidenciando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, são temas importantes para as salas de aula.
Os conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e histórias brasileiras.
Somente professores com formação específica podem abordar os assuntos inscritos na lei.
A inclusão de temas transversais como ética e pluralidade cultural podem favorecer o entendimento por uma ótica interdisciplinar.
A inclusão da História e Cultura afro-brasileiras e africana nos currículos contribuirá conscientemente para o entendimento de uma sociedade marcada pela diversidade.
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