Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diante das perspectivas de inovação da atualidade, o papel do supervisor escolar deve representar uma figura de inovação. A esse respeito, assinale alternativa correta.

  • A.

    A ação supervisora é independente da dos demais especialistas em educação (orientador escolar, secretário escolar e administrador escolar).

  • B.

    Ao supervisor cabe apenas conhecer e dominar os conteúdos lógico-sistematizados do processo de ensinar e aprender.

  • C.

    Hoje ainda é admissível manter as políticas de submissão, em que a estrutura escolar se submete aos interesses da classe dominante.

  • D.

    A nova realidade denota que a função do supervisor educacional assume um parecer diferente do que era conceituado na escola tradicional.

  • E.

    O supervisor escolar possui um conhecimento abrangente a respeito das atividades de quem ensina e das formas de encaminhá-las, considerando que as condições de existência dos que aprendem é papel do professor.

Ao estudar filosofia da educação, deparamos com a tendência redentora, que concebe a sociedade como um todo orgânico e harmonioso, entendendo a educação como uma instância que contribui para o ordenamento e o equilíbrio permanente da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    De acordo com essa concepção, a educação não interfere nos destinos do todo social.

  • B.

    Um expoente típico dessa concepção está nos estudos de Comênio, autor de Didática Magna.

  • C.

    O pressuposto filosófico dessa concepção é o de que não há soluções para o descompasso entre a humanidade e a sociedade.

  • D.

    A educação dos adultos é o foco dessa concepção para redimir a sociedade.

  • E.

    Essa concepção nega a educação cristã.

As finalidades educativas estão cada vez mais centradas nas aprendizagens dos alunos, incluindo-se nestas aqui o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos, competências e a aprendizagem de regras e de valores sociais importantes. A liderança é, pois, mais uma função do que um cargo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os líderes de uma instituição de ensino devem estar autorizados pela hierarquia escolar.

  • B.

    A liderança deve ser papel exclusivo do supervisor.

  • C.

    O papel de liderança está a serviço da manutenção do autoritarismo e do bom funcionamento da escola.

  • D.

    Nas estruturas orgânicas e horizontais, as lideranças são divididas entre os vários papéis e as funções.

  • E.

    A liderança está ligada a posições de autoridade formal, abarca um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por diferentes pessoas.

A avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Avaliar significa identificar o que o aluno errou.

  • B.

    Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita.

  • C.

    O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais.

  • D.

    A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento.

  • E.

    A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno.

A educação sempre se configurou como um elemento fundamental para a constituição da sociabilidade. Assim, ela se impõe como um importante instrumento para o desenvolvimento moral dos indivíduos. Acerca da ética na educação, é correto afirmar que

  • A.

    o processo civilizatório não se altera nos costumes e nas concepções do homem sobre o que é certo e errado em termos de conduta, normas, valores e princípios.

  • B.

    a ética revela que nossas ações têm efeitos na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes. Por isso, o homem pode ser moralmente responsável pelos atos, independentemente de conseguir prever suas consequências.

  • C.

    a escola é a guardiã dos princípios morais de cada cultura, por isso não pode ser caracterizada como instituição promotora da transformação social.

  • D.

    os profissionais da educação devem se deter nos ensinamentos morais para respeitar as diversas culturas e suas manifestações no ambiente escolar.

  • E.

    o ethos representa instrumento fundamental para a instauração da vida em comunidade, servindo de alicerce à construção do espaço da política.

De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.

  • B.

    Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências.

  • C.

    Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos.

  • D.

    Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais.

  • E.

    Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.

Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, preconizava elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas. Assinale a alternativa que apresenta um princípio que contradiz o pensamento de Paulo Freire.

  • A.

    Os princípios da Educação Popular, no âmbito escolar, consideram que a produção do conhecimento pode ser originada pelo conceito geral de problematização.

  • B.

    Ao resgatar a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento, há uma redefinição das áreas de conteúdos que se vale da pedagogia de projetos e da interdisciplinaridade a partir de temas geradores.

  • C.

    Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como o verdadeiro detentor do conhecimento e responsável pela transmissão direta dos conhecimentos.

  • D.

    Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: temos, na Educação Popular, o sujeito como autor de sua inclusão, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.

  • E.

    O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.

Pela educação, pode-se combater, no plano das atitudes, as discriminações manifestadas em gestos, comportamentos e palavras. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os problemas de discriminação são do âmbito comportamental, por isso a educação escolar não alcança sucesso em sua extinção.

  • B.

    O respeito às diferenças culturais e sociais geralmente é compatível com as normas da escola.

  • C.

    A prática do desvelamento do preconceito é mais comum nas escolas que a prática do acobertamento.

  • D.

    A prática do preconceito é algo muito novo, por isso as escolas ainda não sabem quais as atitudes corretas para lidar com as situações e ocorrências.

  • E.

    A escola enfrenta o desafio atual de buscar criar outras formas de relação social e interpessoal.

Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A promoção de uma sociedade mais justa não tem relação com a valorização da pluralidade cultural.

  • B.

    A diversidade cultural tem a mesma natureza que a desigualdade social.

  • C.

    A educação, ao tratar da pluralidade cultural, deve promover o enriquecimento da pluralidade de formas de vida.

  • D.

    A discriminação pode ser compreendida sem a necessidade de recorrer ao contexto socioeconômico.

  • E.

    A discriminação, a injustiça e o preconceito não contradizem os princípios da dignidade.

A Lei n.° 10.639/2003 estabelece a obrigatoriedade d o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos ensinos fundamental e médio. Assinale a alternativa que não apresenta um princípio norteador para a efetiva aplicação da lei referenciada no ambiente escolar.

  • A.

    Os estudos da cultura e história afro-brasileiras evidenciando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, são temas importantes para as salas de aula.

  • B.

    Os conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e histórias brasileiras.

  • C.

    Somente professores com formação específica podem abordar os assuntos inscritos na lei.

  • D.

    A inclusão de temas transversais como ética e pluralidade cultural podem favorecer o entendimento por uma ótica interdisciplinar.

  • E.

    A inclusão da História e Cultura afro-brasileiras e africana nos currículos contribuirá conscientemente para o entendimento de uma sociedade marcada pela diversidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...