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A educação profissional técnica de nível médio tem sido estudada e sua concepção ampliada em lei própria. De acordo com as bases legais da educação nacional, assinale a alternativa incorreta.
A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.
A educação profissional técnica de nível médio articulada será desenvolvida de forma integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno.
A educação profissional técnica de nível médio articulada poderá ser desenvolvida de forma integrada em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis ou em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade.
A educação profissional técnica de nível médio articulada e concomitante é aquela oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, não podendo ocorrer na mesma instituição de ensino.
Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.
objetivo, material, conhecimento prévio, atividade motivacional, encaminhamento metodológico e avaliação
avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material e encaminhamento metodológico
objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material e encaminhamento metodológico
encaminhamento metodológico, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional e material
conhecimento prévio, atividade motivacional, avaliação, material, encaminhamento metodológico e objetivo
Acerca do plano de aula, assinale a alternativa correta.
O plano de ensino pode, perfeitamente, substituir o plano de aula.
É um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, abordando o que ele pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer.
Para existir plano de aula, não é necessária a existência de plano de ensino.
É um documento que apresenta todo o conteúdo a ser trabalhado em diversas unidades de ensino.
Deve ser elaborado no início do ano, englobando todo o conteúdo do componente curricular, antes mesmo de se conhecerem os alunos.
A proposta da pesquisa participante nasce na década de 1970, com a intensificação dos movimentos populares, juntamente com outras concepções de ciência que emergiram, procurando interpretar a realidade a partir de concepções superadoras da ciência tradicional. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A proposta da pesquisa participante vai de encontro ao conhecimento popular que, restrito ao senso comum, não possui validade científica.
O objetivo da pesquisa participante é propiciar aos grupos populares entendimento de seus problemas, para que eles possam percebê-los e levantar alternativas que vão ao encontro de seus interesses.
Na pesquisa participante, o processo educativo atinge a equipe envolvida, e pesquisadores e participantes interagem na dialética do processo. Assim, tornam-se, ambos, objetos do conhecimento.
Os grupos populares são os objetos de estudo da pesquisa participante e, como tal, são passivos frente ao processo de geração e de produção do conhecimento científico.
Nos ambientes escolares, a pesquisa participante não é muito utilizada, em virtude de suas características de envolvimento do pesquisador no processo de pesquisa.
Os PCN adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a pressão do tempo, que é inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Cada aluno tem, habitualmente, desempenhos muito diferenciados na relação com objetos de conhecimentos diferentes, e a prática escolar tem buscado incorporar essa diversidade, sem garantir respeito aos indivíduos.
Na escola seriada, ao se falar em ritmos diferentes de aprendizagem, os educadores rotulam alguns alunos como mais lentos que outros, estigmatizando aqueles que estão se iniciando na interação com os objetos de conhecimento escolar; por isso, deve-se implementar uma escola organizada em ciclos.
A organização da escola em ciclos não deve ser estruturada em anos letivos; é importante uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo possam ser assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis.
A estruturação por ciclos favorece uma apresentação menos parcelada do conhecimento e possibilita as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos apropriem-se dos complexos saberes que se intenciona transmitir.
A lógica da opção por ciclos consiste em promover o processo de aprendizagem rápido, sem obstáculos inúteis, desnecessários e nocivos. Portanto, não é preciso que a equipe pedagógica das escolas responsabilize-se pelo processo de ensino e pela aprendizagem de seus alunos.
Nas teorias da aprendizagem desenvolvidas a partir dos anos 80 do século passado, encontramos um movimento de valorização do significado do conhecimento espontâneo da criança. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Emília Ferreiro tomou como principal referência a teoria de Piaget para elaboração dessa teoria da aprendizagem.
Henri Wallon é um dos educadores brasileiros que mais se destacaram no movimento de valorização do conhecimento espontâneo da criança.
Piaget desenvolveu uma teoria do processo de aprendizagem que enfatizava a valorização da espontaneidade infantil.
Vigotski, em suas experiências de alfabetização com crianças latino-americanas, desenvolveu essa teoria de valorização.
O movimento de valorização da espontaneidade infantil está em conformidade com o condicionamento humano.
O coletivo não significa "todos fazerem a mesma coisa"; é possível identificar competências específicas para cada membro da equipe. A respeito da organização do trabalho na escola pública, assinale a alternativa incorreta.
A administração e a coordenação pedagógica de curso, período, turmas, áreas e projetos etc. são atividades exclusivas dos pedagogos na gestão do projeto pedagógico.
A coordenação de curso, de períodos e outras atuações de liderança podem ser exercidas por professores de diversas áreas. Já a coordenação de projetos não é possível ser estabelecida a priori, ela depende do projeto.
O supervisor precisa ter uma formação pedagógica que o capacite a auxiliar nas tarefas dos professores, no ato de ensinar, de modo que os alunos consolidem seus conhecimentos.
Os conhecimentos pedagógicos têm sido desenvolvidos explícita, intencional e sistematicamente nos cursos que formam pedagogos. Portanto, a presença destes na Escola é imprescindível como forma de propiciar os conhecimentos pedagógicos necessários para a escola.
O pedagogo tem um importante papel na organização racional do processo de ensino e na garantia da perpetuação deste nos sistemas, de forma a consolidar o projeto político-pedagógico na educação escolar.
As escolas brasileiras, para exercerem a função social proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os PCN impõem o quê, como e quando ensinar, constituindo-se um roteiro que enfatiza a importância dos conteúdos e o tratamento a ser dado a estes.
A experiência acumulada pelos profissionais da educação não deve ser levada em conta na elaboração do projeto educativo de uma escola.
É essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e do tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar.
Para ser uma organização eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor e garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória, é imprescindível que a escola siga o projeto educativo elaborado nos PCN.
As normas de funcionamento e os valores, implícitos e explícitos, que regem a atuação das pessoas na escola são determinantes da qualidade do ensino, mas eles não interferem diretamente na formação dos alunos.
De acordo com Vigotski, a escola deve pensar o ensino das possibilidades; o bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, valorizando as relações sociais, a cultura, os professores e os colegas como mediadores de conhecimento. Esse pensamento se baseia na teoria
do condicionamento.
dos estágios de desenvolvimento humano.
da psicanálise.
da motivação.
das relações sociais.
Diversos projetos estão sendo aplicados e vêm surgindo a cada dia por todo o país. Muitos com vários aspectos em comum, outros nem tanto. A orientação profissional muitas vezes transcende o espaço da escola, de modo que centros e institutos especializados propõem-se a realizar trabalhos de orientação profissional, muitas vezes inacessível a estudantes de situação econômica desfavorável. A respeito da orientação profissional na perspectiva da emancipação, assinale a alternativa correta.
A orientação profissional deve desconsiderar as dificuldades presentes no contexto do indivíduo, ou seja, dificuldades que a realidade lhe apresenta independentemente de sua própria vontade ou da vontade do orientador para proporcionar uma nova realidade ao estudante.
O processo de orientação profissional é dinâmico, no sentido de que o indivíduo experimenta um período no qual terá oportunidade de vivenciar o seu processo de escolha de modo automático, descontextualizado e elaborado por meio de testes e induções.
A necessidade de orientação profissional faz-se presente justamente por haver uma desorientação, uma falta de clareza por parte do aluno com relação a qual caminho seguir. Nesse sentido, a realização pessoal não é algo que deve ser buscado para que se supere o risco de uma possível frustração profissional.
Uma orientação profissional comprometida com a vida do sujeito deve procurar enxergar e lidar com a realidade. Esse é o meio para superar as dificuldades, encontrar uma síntese diante da complexidade, e não apenas submeter o indivíduo às limitações da realidade.
Diversos testes de sondagem de interesses e de aptidões espalham-se por espaços informativos. A facilidade com que tais testes são encontrados na Internet é representativo disso. Mediante esse contexto, a orientação profissional torna-se desnecessária.
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