Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Muitos autores reúnem as teorias da aprendizagem genericamente em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As teorias cognitivas enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem.

  • B.

    As teorias do condicionamento definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais.

  • C.

    Para as teorias cognitivas, a aprendizagem é a conexão entre o estímulo e a resposta.

  • D.

    Nas teorias do condicionamento, a aprendizagem é um processo de relação do sujeito com o mundo exterior.

  • E.

    Nas teorias cognitivas, aprendemos hábitos, ou seja, aprendemos praticando.

Partindo de uma visão progressista de educação, que prega o trabalho coletivo no interior da escola, nada mais é feito de maneira aleatória na escola, nada mais é improvisado; tudo passa a ter significado. A esse respeito, assinale a alternativa correta que pontua o papel do supervisor.

  • A.

    A formação do supervisor para atuar nessa perspectiva não pode romper com as teorias tecnicistas, reforçando a ação tecnicista e fragmentada do trabalho escolar.

  • B.

    Não cabe ao supervisor viabilizar articulações no processo ensino-aprendizagem, discutir e avaliar a qualidade dos conteúdos trabalhados e tudo o que faz parte do trabalho pedagógico na sua totalidade.

  • C.

    Para o supervisor, intelectual comprometido com a transformação social, pensar a escola concreta é ponto estratégico.

  • D.

    O trabalho pedagógico do supervisor, na perspectiva progressista, está descomprometido com a construção de uma sociedade democrática.

  • E.

    O supervisor progressista valoriza não mais um conhecimento que nasce da relação orgânica com a realidade concreta, mas a informação propagada, recebida dos órgãos hierarquicamente superiores.

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em psicologia. Elas foram construídas a partir de observações e pesquisas com grupos e indivíduos em diferentes culturas e faixas etárias. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as teorias do desenvolvimento no campo da educação, destaca-se a de Jean Piaget.

  • B.

    As teorias do desenvolvimento humano devem ser entendidas a partir de um único aspecto, o físico-motor.

  • C.

    Emília Ferreiro é uma das educadoras que mais se destacaram nas teorias do desenvolvimento no Brasil.

  • D.

    Quando estudamos as teorias do desenvolvimento na educação, enfatizamos apenas o aspecto intelectual.

  • E.

    O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é um dos mais importantes na teoria do desenvolvimento.

O supervisor deve constituir-se um sujeito de mudanças para a instituição onde atua e para os professores, deve manter um diálogo mútuo favorecendo o crescimento de todos e, consequentemente, da escola e de seus alunos. Nesse sentido, ele tem um importante papel na organização do trabalho pedagógico e na formação continuada. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A supervisão é o processo pelo qual se orienta a escola como um todo, para a consecução de suas finalidades.

  • B.

    Não é dever do supervisor proporcionar a possibilidade de uma melhor formação aos professores.

  • C.

    Um projeto de formação continuada deve ter apenas a perspectiva de analisar os conhecimentos dos profissionais da educação, não provocando mudanças de conceitos.

  • D.

    A formação continuada faz sentido independentemente da valorização individual; é possível aperfeiçoar o professor que não quer crescer. O diferencial estará na capacidade de convencimento do supervisor.

  • E.

    A organização do trabalho pedagógico já está estruturada no projeto político pedagógico da escola, não dependendo da ação de supervisão.

Com relação aos métodos de estudo, as técnicas de memorização são as mais utilizadas, pois a compreensão depende não tanto de técnicas, mas de ginástica mental realizada pelos seus praticantes. Assinale a alternativa incorreta acerca desse método.

  • A.

    Permite a aquisição de mecanismos mentais que facilitam o desenvolvimento intelectual.

  • B.

    É uma das formas mais eficientes de lembrar dados que se pretende ou necessite de utilizar frequentemente.

  • C.

    Exige um grande nível de treino e esforço, pois a facilidade de memorização é algo que se obtém após processo de trabalho mental;

  • D.

    É uma técnica de aprendizagem pouco intensa, que não causa cansaço mental.

  • E.

    Muitas vezes os conhecimentos não ficam durante muito tempo na mente de quem os decora, sem compreender.

O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais profícuo para o alcance das novas finalidades da educação escolar, porque a natureza do trabalho na escola, que é a produção do humano, é diferente da natureza do trabalho em geral na elaboração de outros produtos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O trabalho coletivo geralmente é descrito pelos estudiosos da educação como uma tarefa simples.

  • B.

    A sociedade moderna acostumou-se a formas de vida individualista que cultuam o trabalho coletivo.

  • C.

    O modo de produção capitalista ignora o trabalho coletivo.

  • D.

    A cooperação é um fator de instabilidade na liderança escolar.

  • E.

    O trabalho coletivo favorece formas de resistência à dominação.

Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como

  • A.

    perspectiva autoritária, com o caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos arraigados nas práticas escolares.

  • B.

    instrumento de repressão e controle das ações dos alunos.

  • C.

    instrumento de medida aplicado em momento distinto do processo educativo, com o fim de averiguar resultados do processo.

  • D.

    contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

  • E.

    elemento dispensável no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que não é possível averiguar aprendizagem em curto prazo.

A preocupação com a melhoria da qualidade da educação levantou a necessidade de descentralização e de democratização da gestão escolar e, consequentemente, a participação tornou-se um conceito nuclear. A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas que analisam situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto.

  • B.

    A participação tem como característica fundamental a força de atuação consciente, pela qual os membros de uma unidade social (de um grupo, de uma equipe) reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica, da cultura da unidade social.

  • C.

    Executar uma ação não significa ter parte, ou seja, responsabilidade sobre a ação, só será seu sujeito quem puder decidir sobre ela.

  • D.

    A participação é fundamental para garantir a gestão democrática da escola, pois é assim que todos os envolvidos no processo educacional da instituição estarão presentes, tanto nas decisões e construções de propostas, quanto no processo de implementação, acompanhamento e avaliação.

  • E. De acordo com a etimologia da palavra, participação origina-se do latim participatio (pars + in + actio) que significa ter parte na ação. Para ter parte na ação, não é necessário ter acesso às decisões que orientam o agir, é preciso ser sujeito da ação.

É inegável que a liderança e a democracia façam parte do funcionamento da organização escolar. Também é verdade que uma das funções da escola é promover os valores democráticos. Então, nesse sentido, a liderança escolar tem um papel muito importante, que é não só assegurar que esses valores se cumpram, mas também que eles sejam revitalizados, de modo a estabelecer uma capacidade de decisão coletiva. Acerca da liderança e relações humanas no trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A relação liderança e colegialidade docente pressupõe que o processo de liderança se desenvolva interpares.

  • B.

    O processo de liderança potencia apenas o desenvolvimento de lideranças dispersas.

  • C.

    A inteligência emocional é dispensável nos processos de liderança.

  • D.

    A liderança, como saber especializado, esgota-se nas competências pedagógicas dos líderes escolares.

  • E.

    A aprendizagem especializada na formação de líderes escolares resume-se ao nível técnico e instrumental da liderança.

Acredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que

  • A.

    o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes.

  • B.

    o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos.

  • C.

    a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto.

  • D.

    o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade.

  • E.

    o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista.

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