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O ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O ensino fundamental será exclusivamente presencial, não sendo o ensino a distância utilizado na educação fundamental.
É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Os estabelecimentos de ensino deverão adotar o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
O currículo do ensino fundamental não incluirá conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A Pedagogia Social apresenta-se, nos diferentes autores, como uma ciência que propicia a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e transmissão de conhecimentos e como uma profissão com dimensão prática, com ações orientadas e intencionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Nos países da América Latina, entre os quais o Brasil, a Pedagogia Social é praticamente desconhecida, se vista como abordagem teórica e qualificação profissional regular, por isso não se faz presente em intervenções de diferentes naturezas.
As intervenções socioeducacionais estão presentes em diferentes espaços formais e não formais da educação, mas a expansão e a consolidação da Pedagogia Social ocorre exclusivamente na educação formal.
O objeto formal da Pedagogia Social é a intervenção na realidade, como ciência normativa, comprometida com o fazer. Apropria-se da análise de indivíduos e da sociedade desenvolvida por outras áreas. Necessita, portanto, de outras ciências que lhe deem suporte à ação.
Entende-se por pedagogia social as intervenções não formais que estiveram relacionadas a projetos de educação popular desarticulados ou a projetos exclusivamente assistencialistas.
São excluídos dos programas da Pedagogia Social as questões ecológicas, ambientais do trânsito, da terceira idade, das minorias (os sem-terra, os índios, a mulher, os negros, os presos, os hospitalizados) e a questão cultural, entre outras.
Entre as diversas classificações existentes quanto às tendências pedagógicas, destaca-se a de Cipriano Carlos Luckesi, que as divide em dois grupos: liberal e progressista. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
I A pedagogia liberal é composta exclusivamente pela pedagogia tradicional e pela tecnicista.
II A pedagogia progressivista é parte da progressista.
III A pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma pedagogia liberal.
IV A pedagogia tradicional é um tipo de pedagogia liberal.
V Pedagogia libertária é um dos componentes da progressista.
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Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo.
No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes.
No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança.
No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal.
No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto.
O papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Um aluno jamais poderá coordenar um projeto pedagógico.
Os projetos desenvolvidos em sala de aula geralmente contam com a coordenação do professor.
O projeto pedagógico exige que o coordenador seja sempre o diretor da escola.
Um membro da comunidade não deve ser coordenador de um projeto pedagógico, pois sua participação no conselho é apenas como observador.
A pedagogia de projetos propõe que os projetos pedagógicos de sala de aula não tenham coordenador.
Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Espera-se do professor maior conhecimento dos conteúdos e domínio das formas de transmissão.
Espera-se dos alunos uma postura de indiferença diante dos novos conhecimentos.
As salas de aula devem se transformar em ambientes políticos nos quais prevalecem as ideologias do professor.
A relação professor-aluno deve ser de distanciamento, pois a aproximação impede o exercício correto do magistério, provocando o desrespeito e a falta de autoridade.
Para que o espírito de transformação se instaure, o professor precisa priorizar as relações pessoais em detrimento de sua competência técnica.
A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar, de forma justa e respeitosa, da vida política e social da comunidade na qual está inserida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola forma o cidadão quando lhe possibilita uma boa colocação no mercado de trabalho, independentemente dos valores cultivados por esse indivíduo.
O sentido de justiça e o respeito independem das relações sociais e das posturas pessoais do indivíduo.
A inserção na vida política se dá pela opção político-partidária que os indivíduos assumem.
A justiça é a maneira de se reconhecer que todos são iguais perante a lei, por isso devem ser tratados com os princípios da equidade.
A formação da cidadania é função da família, e à escola cabe apenas cultivar os conhecimentos acumulados pela cultura humana.
Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.
Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.
Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.
Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.
Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.
A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola deve contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
Não é papel da escola promover a transformação social.
O sucesso dos indivíduos depende exclusivamente de cada um e não da escola.
Os métodos adotados pela escola, na perspectiva sócio-histórica, partem de um saber artificial.
O papel do adulto é dispensável na escola que promove os interesses populares.
Um dos elementos importantes do processo de ensino e aprendizagem é o plano de ensino. Acerca das etapas de elaboração do plano de ensino, julgue os itens que se seguem.
I A justificativa deverá responder a três questões básicas do processo didático: o por quê, o para quê e o como.
II O conteúdo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade.
III Os objetivos referem-se à organização do conhecimento em si, com base em suas próprias regras. Abrangem também as experiências educativas no campo do conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola.
IV Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.
V Recursos didáticos, audiovisuais ou de ensino são as tecnologias empregada para facilitar a aprendizagem.
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