Questões de Pedagogia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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O ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O ensino fundamental será exclusivamente presencial, não sendo o ensino a distância utilizado na educação fundamental.

  • B.

    É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

  • C.

    O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

  • D.

    Os estabelecimentos de ensino deverão adotar o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

  • E.

    O currículo do ensino fundamental não incluirá conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A Pedagogia Social apresenta-se, nos diferentes autores, como uma ciência que propicia a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e transmissão de conhecimentos e como uma profissão com dimensão prática, com ações orientadas e intencionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nos países da América Latina, entre os quais o Brasil, a Pedagogia Social é praticamente desconhecida, se vista como abordagem teórica e qualificação profissional regular, por isso não se faz presente em intervenções de diferentes naturezas.

  • B.

    As intervenções socioeducacionais estão presentes em diferentes espaços formais e não formais da educação, mas a expansão e a consolidação da Pedagogia Social ocorre exclusivamente na educação formal.

  • C.

    O objeto formal da Pedagogia Social é a intervenção na realidade, como ciência normativa, comprometida com o fazer. Apropria-se da análise de indivíduos e da sociedade desenvolvida por outras áreas. Necessita, portanto, de outras ciências que lhe deem suporte à ação.

  • D.

    Entende-se por pedagogia social as intervenções não formais que estiveram relacionadas a projetos de educação popular desarticulados ou a projetos exclusivamente assistencialistas.

  • E.

    São excluídos dos programas da Pedagogia Social as questões ecológicas, ambientais do trânsito, da terceira idade, das minorias (os sem-terra, os índios, a mulher, os negros, os presos, os hospitalizados) e a questão cultural, entre outras.

Entre as diversas classificações existentes quanto às tendências pedagógicas, destaca-se a de Cipriano Carlos Luckesi, que as divide em dois grupos: liberal e progressista. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

I A pedagogia liberal é composta exclusivamente pela pedagogia tradicional e pela tecnicista.

II A pedagogia progressivista é parte da progressista.

III A pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma pedagogia liberal.

IV A pedagogia tradicional é um tipo de pedagogia liberal.

V Pedagogia libertária é um dos componentes da progressista.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No período pré-operatório, o adolescente domina progressivamente a capacidade de abstração e generalização, elaborando teorias a respeito do mundo.

  • B.

    No período das operações formais, a criança alcança a capacidade de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes.

  • C.

    No período das operações concretas, acontece o aparecimento da linguagem, interferindo no desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança.

  • D.

    No período operatório, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal.

  • E.

    No período sensório-motor, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto.

O papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um aluno jamais poderá coordenar um projeto pedagógico.

  • B.

    Os projetos desenvolvidos em sala de aula geralmente contam com a coordenação do professor.

  • C.

    O projeto pedagógico exige que o coordenador seja sempre o diretor da escola.

  • D.

    Um membro da comunidade não deve ser coordenador de um projeto pedagógico, pois sua participação no conselho é apenas como observador.

  • E.

    A pedagogia de projetos propõe que os projetos pedagógicos de sala de aula não tenham coordenador.

Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Espera-se do professor maior conhecimento dos conteúdos e domínio das formas de transmissão.

  • B.

    Espera-se dos alunos uma postura de indiferença diante dos novos conhecimentos.

  • C.

    As salas de aula devem se transformar em ambientes políticos nos quais prevalecem as ideologias do professor.

  • D.

    A relação professor-aluno deve ser de distanciamento, pois a aproximação impede o exercício correto do magistério, provocando o desrespeito e a falta de autoridade.

  • E.

    Para que o espírito de transformação se instaure, o professor precisa priorizar as relações pessoais em detrimento de sua competência técnica.

A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar, de forma justa e respeitosa, da vida política e social da comunidade na qual está inserida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola forma o cidadão quando lhe possibilita uma boa colocação no mercado de trabalho, independentemente dos valores cultivados por esse indivíduo.

  • B.

    O sentido de justiça e o respeito independem das relações sociais e das posturas pessoais do indivíduo.

  • C.

    A inserção na vida política se dá pela opção político-partidária que os indivíduos assumem.

  • D.

    A justiça é a maneira de se reconhecer que todos são iguais perante a lei, por isso devem ser tratados com os princípios da equidade.

  • E.

    A formação da cidadania é função da família, e à escola cabe apenas cultivar os conhecimentos acumulados pela cultura humana.

Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.

  • B.

    Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.

  • C.

    Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.

  • D.

    Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.

  • E.

    Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.

A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola deve contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

  • B.

    Não é papel da escola promover a transformação social.

  • C.

    O sucesso dos indivíduos depende exclusivamente de cada um e não da escola.

  • D.

    Os métodos adotados pela escola, na perspectiva sócio-histórica, partem de um saber artificial.

  • E.

    O papel do adulto é dispensável na escola que promove os interesses populares.

Um dos elementos importantes do processo de ensino e aprendizagem é o plano de ensino. Acerca das etapas de elaboração do plano de ensino, julgue os itens que se seguem.

I A justificativa deverá responder a três questões básicas do processo didático: o por quê, o para quê e o como.

II O conteúdo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade.

III Os objetivos referem-se à organização do conhecimento em si, com base em suas próprias regras. Abrangem também as experiências educativas no campo do conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola.

IV Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.

V Recursos didáticos, audiovisuais ou de ensino são as tecnologias empregada para facilitar a aprendizagem.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

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