Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a.
Participação e envolvimento dos profissionais da educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico.
Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a prática social, inclusão e projetos de aceleração
Participação e envolvimento da comunidade escolar e local na composição dos conselhos escolares
Articulação entre família e comunidade criando processos de integração entre sociedade escola
Envolvimento da comunidade escolar e usuária na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que descreve um objetivo correto dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos; tomar decisões subjetivas sem consultar outras esferas do conhecimento.
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, sem, contudo, identificar seus elementos e as interações, a fim de garantir a melhoria do meio ambiente
utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos isoladamente para cada área do conhecimento, a fim de alcançar a unicidade temática;
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e de outras nações, posicionando-se sem qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais
questionar a realidade social formulando-se os problemas e tratando de resolvê-los, sendo que esse questionamento deve ficar restrito ao âmbito escolar sem visar à solução dos problemas sociais no qual o aluno encontra-se inserido.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Professor de Ciências tem à sua disposição recursos tecnológicos que ampliam, facilitam e diversificam suas atividades didáticas, assim como o acesso a informações atualizadas. Como exemplo das aplicações da informática, temos acesso a internet, o correio eletrônico, teleconferências, e a educação a distância.
Assinale a alternativa incorreta:
Todo computador possui uma "memória" interna que pode ser aumentada, e que representa a capacidade da máquina em armazenar informações.
Através do acesso a internet, é possível realizar transações comerciais, enviar correspondências, e conversar em tempo real ("chats").
Através da internet, é possível acessar bancos de dados, bibliotecas e artigos científicos, muitos dos quais gratuitos a qualquer usuário.
É possível transportar arquivos de textos, planilhas, figuras e vídeos entre um computador e outro através de disquetes e CDs.
Apesar de todo avanço tecnológico e da flexibilização de currículos, ainda não é possível realizar cursos de graduação a distância no Brasil.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A promoção da saúde se faz através da educação, da adoção de estilos de vida saudáveis, do desenvolvimento de aptidões e capacidades individuais, da produção de um ambiente saudável. De acordo com os PCN's, é incorreto afirmar:
A escola deve assumir explicitamente a responsabilidade pela educação para a saúde, já que a conformação de atitudes está fortemente associada a valores e que o professor e toda a comunidade escolar os transmitirão inevitavelmente aos alunos durante o convívio escolar
Concepções sobre saúde, valorização de hábitos e estilos de vida, e atitudes frente às diferentes questões relativas à saúde perpassam todas as áreas de estudo escolar, desde os textos literários, informativos, jornalísticos até os científicos.
O tema transversal "Educação para a Saúde" não pode ser trabalhado por professores de Português, Matemática, História ou Geografia
Espera-se, ao final do ensino fundamental, que os alunos sejam capazes de compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano.
Higiene corporal, prevenção de doenças e alimentação saudável são tópicos contemplados no tema transversal "Educação para Saúde".
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, é incorreto afirmar:
Propostas pedagógicas têm procurado trazer contribuições para que se desenvolva uma "Cultura da Paz", no âmbito da escola, baseada em trabalhos sobre tolerância, como ponto de partida no processo de construção do entendimento, do respeito mútuo, da solidariedade.
O estabelecimento de escolas indígenas, com proposta pedagógica, organização administrativa e didática próprias, atende a uma exigência constitucional, traz enriquecimento pedagógico e introduz exigências adicionais na estruturação do sistema nacional de educação.
Ao se trabalhar o tema transversal "Pluralidade Cultural", devem-se encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.
A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, diálogo no cotidiano.
Para que a diversidade de etnias seja trabalhada com a devida contextualização, a escola deve agrupar seus alunos em turmas separadas, de etnias indígena, negra, branca, etc., para resgatar a auto-estima das populações marginalizadas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É recente, na discussão educacional brasileira, a questão do Projeto Político Pedagógico das escolas. Sobre ele podemos afirmar:
Trata-se de uma imposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
É um mecanismo importante de democratização das decisões escolares e pedagógicas que orientam a vida institucional das escolas.
É, na verdade, uma farsa, pois nem é cumprido nem fiscalizado.
Na verdade, ele é mais político que pedagógico, pois se constrói sob a influência direta e legítima de grupos eventualmente no poder.
Restringe radicalmente a autonomia do professor, que se vê na impossibilidade de inovar práticas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A prática administrativa e pedagógica e a organização do currículo e das situações de aprendizagem dos sistemas de ensino deverão, de acordo com a LDB, estar em consonância com os fundamentos estéticos, políticos e éticos do novo ensino médio brasileiro. Estes fundamentos relacionam-se, respectivamente a:
sensibilidade, igualdade e solidariedade
sensibilidade, igualdade e identidade
igualdade, solidariedade e diversidade
identidade, diversidade e sensibilidade
criatividade, identidade e igualdade
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma preocupação inovadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's é a inclusão da Sexualidade como tema transversal.
"Sabe-se que as curiosidades das crianças a respeito da sexualidade são questões significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. (...) A oferta, por parte da escola, de um espaço em que as crianças possam esclarecer suas dúvidas e continuar formulando novas questões contribui para o alívio das ansiedades que muitas vezes interferem no aprendizado dos conteúdos escolares".
Com base nisso, é correto afirmar que:
a abordagem da sexualidade só deve ser iniciada a partir da puberdade, para que a contextualização seja mais eficiente.
temas relacionados à sexualidade são de competência exclusiva de professores de Biologia, por envolverem conceitos morfo-fisiológicos.
a proposta de Orientação Sexual considera a sexualidade nas suas dimensões biológica, psíquica e sociocultural, e por isso reúne contribuições de diversas áreas como Antropologia, História, Economia, Sociologia, Biologia, Medicina, Psicologia, entre outras.
é importante que o professor manifeste suas experiências sexuais e opiniões pessoais no ensino do conteúdo de Orientação Sexual, a fim de estimular o debate e promover uma identificação do aluno com o mestre.
considerando-se o baixo nível de conhecimento por parte dos pais dos alunos, a escola deve evitar ao máximo a interferência de familiares na construção e acompanhamento dos temas trabalhados em Orientação Sexual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os PCN's, "São traços gerais das Ciências buscar compreender a natureza, gerar representações do mundo — como se entende o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida —, descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias, trabalhadas e debatidas pela comunidade científica, que também se ocupa da difusão social do conhecimento produzido". Com base nesse argumento, assinale a alternativa que reflete corretamente as atividades práticas no ensino das Ciências:
O uso de experimentação não deve ser estimulado antes do ensino médio, uma vez que crianças muito pequenas não têm o embasamento cognitivo necessário para a interpretação dos resultados.
É fundamental que todas as etapas de um experimento no ensino das Ciências sejam executadas pelo professor, que é responsável pela segurança da turma.
Os princípios da experimentação científica podem ser explorados em qualquer nível, desde que sejam feitas as simplificações necessárias.
No nível cognitivo dos alunos do ensino fundamental, quanto mais fragmentada for a área do conhecimento, mais fácil será a compreensão e a contextualização do mesmo.
É fundamental que os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental sejam capazes de entender e utilizar equações matemáticas complexas, símbolos químicos e unidades de grandeza física, a fim de quantificar os conceitos trabalhados.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as afirmativas a seguir referentes à avaliação formativa.
1) A avaliação formativa objetiva informar o docente e o aprendiz sobre os progressos obtidos e a localização de equívocos no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de sua correção.
2) A avaliação formativa visa, sobretudo, de forma sintética, a atribuição de uma nota ao aprendiz, levando à aprovação ou reprovação.
3) Sendo classificatória, a avaliação formativa é uma operação de síntese, sua conclusão deverá ser sempre bimestral ou semestral.
Está (ão) correta (as):
1, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas
2 e 3, apenas
1,2 e 3.
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