Questões de Pedagogia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Considere as seguintes afirmações sobre as funções da avaliação em Matemática:

1. Fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que lhes são exigidas socialmente.

2. Fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem.

3. Fornecer ao professor informações sobre as competências de cada aluno.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estariam corretas:

  • A.

    somente a afirmação 1;

  • B.

    somente a afirmação 3;

  • C.

    somente as afirmações 2 e 3;

  • D.

    somente as afirmações 1 e 2;

  • E.

    as afirmações 1, 2 e 3.

Segundo os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental, a proporcionalidade apresenta fortes conexões com outras noções e conceitos da Matemática escolar. Das alternativas abaixo, segundo o documento, qual atividade não estaria relacionada ao trabalho com proporcionalidade?

  • A.

    Resolução de problemas multiplicativos.

  • B.

    Trabalho com porcentagem.

  • C.

    Estudo de semelhança de figuras.

  • D.

    Trabalho com Matemática Financeira

  • E.

    Resolução de equações do segundo grau

Em relação aos conteúdos de Matemática a serem trabalhados no Ensino Médio, considere as seguintes recomendações:

1. O estudo das funções trigonométricas deve se ater às funções seno, cosseno e tangente.

2. Deve-se aprofundar o conhecimento dos alunos sobre números e operações.

3. É importante o trabalho com os números complexos desde que seja como uma ampliação dos conjuntos numéricos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio estariam corretas:

  • A.

    apenas a recomendação 1;

  • B.

    apenas as recomendações 1 e 2;

  • C.

    apenas as recomendações 1 e 3;

  • D.

    apenas as recomendações 2 e 3;

  • E.

    as recomendações 1, 2 e 3.

"O fracasso escolar é sempre relativo a uma cultura escolar definida, ou seja, a formas particulares de excelência, a programas e exigências" (Philippe Perrenoud). A respeito do racasso escolar, é correto afirmar que:

  • A.

    ele é sempre o resultado de uma relação pedagógica autoritária.

  • B.

    seu principal responsável é o professor que, por sua vez, é fruto de uma má formação.

  • C.

    há muitos e diferentes fatores que intervêm no fracasso escolar: fatores sociais, econômicos, culturais, pedagógicos, etc. Ele é, finalmente, o resultado do fracasso de muitas outras políticas públicas e não pode ser resolvido apenas pedagogicamente.

  • D.

    o fracasso escolar é inerente à instituição "escola", por isso a ação pedagógica do professor, tentando superá-lo, é inútil.

  • E.

    num sistema democrático e universal de acesso à escola elementar, como o nosso, o fracasso é de inteira responsabilidade de cada aluno.

Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.

( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos

( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.

( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico

( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é:

  • A.

    VVVFF

  • B.

    VFVFV

  • C.

    VFVFF

  • D.

    FVVFF

  • E.

    VFFVV

Abaixo se encontram alguns objetivos da utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem:

1. Situar no tempo e no espaço cada item do programa de Matemática.

2. Esclarecer idéias matemáticas que estão sendo construídas pelos alunos.

3. Sugerir caminhos de abordagem dos conceitos matemáticos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estaria adequado:

  • A.

    apenas o objetivo 1;

  • B.

    apenas os objetivos 1 e 2;

  • C.

    apenas os objetivos 1 e 3;

  • D.

    apenas os objetivos 2 e 3

  • E.

    os objetivos 1, 2 e 3.

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.

( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.

( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.

( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor

A seqüência correta é

  • A.

    DFDF

  • B.

    FDFD

  • C.

    DFFF

  • D.

    DDDF

  • E.

    FDFD

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, na abordagem dos números irracionais deve ser evitado que o aluno identifique o número irracional:

  • A.

    com um radical;

  • B.

    com um número de infinitas "casas" decimais não periódicas;

  • C.

    com um ponto na reta, situado entre dois racionais apropriados;

  • D.

    como um número que não pode ser expresso por uma razão de dois inteiros;

  • E.

    com um ponto na reta obtido por meio de uma construção com régua e compasso.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental é correto afirmar que:

  • A.

    a resolução de problemas não deve se limitar à aplicação de aprendizagens realizadas;

  • B.

    a representação fracionária dos racionais deve se apresentada antes da representação decimal;

  • C.

    o conceito de semelhança deve ser apresentado antes do teorema de Pitágoras

  • D.

    as noções de "ponto, reta e plano" devem ser tomadas como referência para o ensino da geometria

  • E.

    os conjuntos devem servir de base para a aprendizagem de números e operações.

Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, não é correto afirmar que:

  • A.

    a comunidade interna e externa à escola é convidada a participar.

  • B.

    o projeto apóia-se na autonomia, responsabilidade e criatividade.

  • C.

    o projeto é construído de forma interdisciplinar.

  • D.

    a gestão democrática da escola é uma exigência do projeto.

  • E.

    o projeto deve ser responsabilidade exclusiva da direção da escola.

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