Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:
fisiológicas;
de sobrevivência material;
de auto-realização;
de reconhecimento social;
de segurança.
A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:
o funcionamento das redes públicas escolares, comunitárias, confessionais e não-escolares ;
a formação de especialistas e docentes para atuarem no ensino fundamental;
o aproveitamento da aprendizagem, promoção do aluno e classificação das escolas;
os recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos para o desenvolvimento do ensino;
a participação do poder público e particular, promovendo a qualidade da escola pública.
Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:
de auto-estima, de segurança e de afiliação;
de realização, de poder e de afiliação;
de desenvolvimento, de poder e de assumir responsabilidades;
de recompensas, do estabelecimento de metas e de recompensas intrínsecas ao trabalho;
de recompensas simbólicas como prestígio, reconhecimento e respeito.
"Um grupo tem a finalidade de representar os diversos setores da escola e conceber, planejar e controlar a organização do trabalho escolar". O trecho refere-se ao:
Conselho de Classe;
Conselho de Escola;
Grêmio Estudantil;
Círculo de Pais e Professores;
Serviço de Orientação Pedagógica.
Os educandos com necessidades especiais, são os que NÃO apresentam, durante o processo educacional, a seguinte característica:
deficiência visual ou auditiva;
deficiência física e de locomoção;
deficiências mentais ou autismo;
altas habilidades e superdotação;
bom desempenho na leitura e na escrita.
Camila estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental numa escola em Santarém, interior do Pará. Mudou-se para Santana e foi matricular-se numa escola particular. No ato da matrícula, seus pais não tinham como comprovar sua escolaridade, uma vez que a escola não era regularizada.
O procedimento da direção da escola, diante da situação de Camila, foi a de:
recusar a matrícula, pois Camila não tem como comprovar sua escolaridade;
encaminhar Camila a uma escola pública, para que possa efetuar sua matrícula;
recusar, pois Camila teria que refazer seus estudos uma vez que está acima da faixa etária dos demais alunos;
classificar Camila, de acordo com a legislação em vigor, no ano escolar adequado;
avisar os pais de Camila que o ideal seria retornar para a escola de origem.
A aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é:
uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria;
uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo;
uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento;
uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos;
uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
João Amos Comênio, autor da Didática Magna, é considerado um dos fundadores da pedagogia moderna. Entre as contribuições de Comênio destaca-se a:
defesa da escola pública e gratuita;
visão do professor como auxiliar da aprendizagem;
prioridade no ensino das matemáticas;
recomendação de que o ensino fosse de natureza laica;
valorização do livro didático como elemento essencial da aprendizagem. 45 - No ambiente de
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A escola do período helenístico-romano desenvolveu práticas pedagógicas que deixaram influências na escola de hoje. Entre essas práticas, NÃO constava:
Um exemplo de aprendizagem por desenvolvimento psicológico é o seguinte método:
rodízio;
simpósio;
socioanálise;
jogos de empresa;
projetos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...