Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:

  • A.

    fisiológicas;

  • B.

    de sobrevivência material;

  • C.

    de auto-realização;

  • D.

    de reconhecimento social;

  • E.

    de segurança.

A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:

  • A.

    o funcionamento das redes públicas escolares, comunitárias, confessionais e não-escolares ;

  • B.

    a formação de especialistas e docentes para atuarem no ensino fundamental;

  • C.

    o aproveitamento da aprendizagem, promoção do aluno e classificação das escolas;

  • D.

    os recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos para o desenvolvimento do ensino;

  • E.

    a participação do poder público e particular, promovendo a qualidade da escola pública.

Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:

  • A.

    de auto-estima, de segurança e de afiliação;

  • B.

    de realização, de poder e de afiliação;

  • C.

    de desenvolvimento, de poder e de assumir responsabilidades;

  • D.

    de recompensas, do estabelecimento de metas e de recompensas intrínsecas ao trabalho;

  • E.

    de recompensas simbólicas como prestígio, reconhecimento e respeito.

"Um grupo tem a finalidade de representar os diversos setores da escola e conceber, planejar e controlar a organização do trabalho escolar". O trecho refere-se ao:

  • A.

    Conselho de Classe;

  • B.

    Conselho de Escola;

  • C.

    Grêmio Estudantil;

  • D.

    Círculo de Pais e Professores;

  • E.

    Serviço de Orientação Pedagógica.

Os educandos com necessidades especiais, são os que NÃO apresentam, durante o processo educacional, a seguinte característica:

  • A.

    deficiência visual ou auditiva;

  • B.

    deficiência física e de locomoção;

  • C.

    deficiências mentais ou autismo;

  • D.

    altas habilidades e superdotação;

  • E.

    bom desempenho na leitura e na escrita.

Camila estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental numa escola em Santarém, interior do Pará. Mudou-se para Santana e foi matricular-se numa escola particular. No ato da matrícula, seus pais não tinham como comprovar sua escolaridade, uma vez que a escola não era regularizada.

O procedimento da direção da escola, diante da situação de Camila, foi a de:

  • A.

    recusar a matrícula, pois Camila não tem como comprovar sua escolaridade;

  • B.

    encaminhar Camila a uma escola pública, para que possa efetuar sua matrícula;

  • C.

    recusar, pois Camila teria que refazer seus estudos uma vez que está acima da faixa etária dos demais alunos;

  • D.

    classificar Camila, de acordo com a legislação em vigor, no ano escolar adequado;

  • E.

    avisar os pais de Camila que o ideal seria retornar para a escola de origem.

A aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é:

  • A.

    uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria;

  • B.

    uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo;

  • C.

    uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento;

  • D.

    uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos;

  • E.

    uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta.

João Amos Comênio, autor da Didática Magna, é considerado um dos fundadores da pedagogia moderna. Entre as contribuições de Comênio destaca-se a:

  • A.

    defesa da escola pública e gratuita;

  • B.

    visão do professor como auxiliar da aprendizagem;

  • C.

    prioridade no ensino das matemáticas;

  • D.

    recomendação de que o ensino fosse de natureza laica;

  • E.

    valorização do livro didático como elemento essencial da aprendizagem. 45 - No ambiente de

A escola do período helenístico-romano desenvolveu práticas pedagógicas que deixaram influências na escola de hoje. Entre essas práticas, NÃO constava:

  • A. incentivo ao diálogo entre professor e aluno.
  • B. emprego de castigos para punir a indisciplina.
  • C. utilização do ditado e da cópia de textos.
  • D. adoção de manuais de ensino.
  • E. ênfase no ensino baseado na memorização

Um exemplo de aprendizagem por desenvolvimento psicológico é o seguinte método:

  • A.

    rodízio;

  • B.

    simpósio;

  • C.

    socioanálise;

  • D.

    jogos de empresa;

  • E.

    projetos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...