Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das atuais funções da equipe de Treinamento e Desenvolvimento de uma Empresa é:
a promoção de um clima organizacional saudável;
a organização das olimpíadas empresariais
a participação em organismos sindicais;
o incentivo à competitividade na produção;
a manutenção de uma baixa relação custo-benefício.
- Um fator muito importante no processo de mudança é:
a habituação;
a mudança constante de foco;
o apoio da cúpula;
a cultura estagnada;
a lenta evolução tecnológica.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem prática:
debate cruzado;
estudo de caso;
socioanálise;
instrução programada;
rodízio.
Um dos papéis da área de recursos humanos de uma empresa moderna é:
a centralização;
a colaboração;
a ênfase na operacionalização;
a hierarquização;
a padronização.
" ...é objetivo a ser perseguido incansavelmente e, ao ser implementado, deve considerar as características e peculiaridades de cada organização e do grupo de pessoas que a compõe." (Pereira Garcia, 1999, p.227) Este trecho refere-se ao seguinte aspecto de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:
hierarquização;
participação;
equipamentos;
redução de custos;
produto.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem por conceitos:
debate cruzado;
estágio;
dramatização;
projeto;
dinâmica de grupo.
Se o paradigma de uma empresa é holístico, então:
a competição é a mola que move a empresa;
um bom gerente deve ser, antes de tudo, um bom técnico;
a cooperação é a mola que move a empresa;
a produção é o centro de atenção;
o lucro é a prioridade.
De acordo com Jair Moggi (1999), quatro têm sido as visões do ser humano que orientaram o tratamento das mudanças organizacionais. São elas:
tecno-mecanicista, determinista, niilista e nativista;
nativista,niilista, behaviorista e estruturalista;
humanista, niilista, funcionalista e estruturalista;
tecno-mecanicista, nativista, behaviorista e humanista;
determinista, tecno-mecanicista, behaviorista e humanista.
"...qualquer aprendizado, para ser efetivo, deve conter três elementos... " (Olivares, I. C., 1999, p.363). São eles:
espiritual, empresarial e sindical;
cognitivo, espiritual e motor;
cognitivo, afetivo e motor;
empresarial, afetivo e sindical;
afetivo, motor e espiritual.
"... Propor e dirigir um exercício dessa natureza pode não ser uma das atividades mais difíceis e complicadas. Entretanto, saber fazer leituras isentas e realísticas do que foi desvelado, e, mais que isso, facilitar ao grupo fazê-las por si mesmo é sem dúvida ainda mais adequado, embora difícil." Este trecho, extraído de Marinho, 1999, p. 379, refere-se à seguinte etapa do processo de elaboração e execução de programas de treinamento e desenvolvimento:
prospecção;
foco da abordagem;
aquecimento;
planejamento;
processamento.
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