Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
À medida que o mundo se torna mais interligado e os negócios mais complexos e dinâmicos, já não basta ter uma única pessoa aprendendo pela organização. As molas mestras das "organizações de aprendizagem" são a criatividade e a inovação. A respeito do raciocínio sistêmico, pode-se afirmar que:
refere-se à idéias profundamente arraigadas, generalizações, ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes;
refere-se à aprendizagem sobre nosso objetivo pessoal, envolvendo controle e paciência;
as pessoas descartam seus velhos modos de pensar e as rotinas padronizadas para resolver problemas;
as forças organizacionais não devem operar de forma fragmentada; as pessoas devem pensar em termos de processos, padrões e inter-relações;
as pessoas devem trabalhar juntas para intercambiar experiências e conhecimentos com a equipe, visando uma ação coordenada.
Um projeto de desenvolvimento de carreiras em uma organização pautou seu planejamento nos aspectos motivacionais do trabalho. Em uma concepção que considera que os fatores motivacionais não são baseados em necessidades fisiológicas e de segurança, mas incluem realização, reconhecimento, a natureza do trabalho em si, responsabilidade e progresso, pode-se afirmar que o projeto baseou-se na teoria:
da motivação-higiene de Herzberg;
da expectativa;
do condicionamento e reforço;
da hierarquia das necessidades de Maslow;
das necessidades socialmente adquiridas de McClelland.
As empresas utilizam várias técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo atual. A modalidade na qual funcionários que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização recebem assistência e advocacia de executivos da cúpula denomina-se:
aprendizagem prática;
jogos de empresas;
tutoria (coaching);
aconselhamento de funcionários;
atribuição de comissões.
A transformação corporativa freqüentemente implica mudanças que incluem alterações de estratégia, processo e estrutura, mas significa muito mais que isso: um reaquecimento da criatividade e das responsabilidades individuais, uma transformação nos relacionamentos internos e externos e uma modificação no comportamento em relação ao trabalho. Nesse caso, é INCORRETO afirmar que os profissionais devem:
acreditar que podem afetar o desempenho organizacional;
identificar-se com suas profissões, equipes de trabalho ou unidades funcionais e com a organização como um todo;
ser incorporados no processo de lidar com desafios enfrentados pelo empreendimento;
habilitar-se com um alto grau de especialização, voltados para a preservação da cultura organizacional;
apresentar maior tolerância ao erro.
As mudanças provocadas pelos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico vertiginoso requerem das organizações a habilidade para mudar de uma forma planejada. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas no sentido de superar o modelo mecanicista. Considere as afirmativas abaixo relativas às organizações orgânicas:
I - Fornecem um clima de evitação aos riscos.
II - A tolerância ao erro parece ser hoje uma das mais importantes responsabilidades gerenciais.
III - Estimulam um sistema de recompensa para a inovação e criatividade.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
II e III;
I, II e III.
As teorias das organizacões se configuraram numa evolução do pensamento administrativo e são produtos sociais influenciadas por forças culturais e econômicas. A teoria que gerou uma crítica ao ideário taylorista da Administração Científica do Trabalho, ressaltando que os sentimentos das pessoas participavam de modo significativo do sucesso do trabalho, é conhecida como:
teoria da aprendizagem social;
teoria da contingência;
teoria dos sistemas;
escola estruturalista;
escola das relações humanas.
Muitas organizações estão transformando a sua estrutura baseada na departamentalização funcional em redes integradas de equipes na busca de flexibilização. A técnica de desenvolvimento de equipe refere-se a:
reunir grupos orientados por um líder para aumentar a sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal;
autodiagnóstico das relações interpessoais; o objetivo é reduzir hábitos destrutivos de comunicação;
movimentar pessoas em várias posições no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades;
partir do princípio de que quanto mais feedback de dados cognitivos o grupo receber maior será a possibilidade de se organizar e agir criativamente;
desenvolver um sentimento de liderança, definindo a lista de metas e objetivos a serem alcançados.
A mudança de paradigma na gestão de pessoas da administração taylorista para a gestão estratégica tem um impacto significativo no comportamento organizacional. Em relação à gestão estratégica, considere os seguintes aspectos:
I - Participação de todos os níveis da organização; refere-se a um mecanismo de aprendizagem organizacional através do qual a empresa aprende com a retroação decorrente dos erros e acertos nas suas decisões e ações;
II - Cultura voltada para resultados; tecnologia com automatização rígida inserida numa rotina de trabalho; necessidade de adaptação; adoção de estruturas híbridas;
III - Estruturas horizontalizadas e amplamente descentralizadas cedem espaço a estruturas verticalizadas e centralizadas.
São aspectos fundamentais de gestão estratégica somente:
I;
II;
III;
I e III;
I, II e III.
O programa de desenvolvimento de habilidades gerenciais é considerado um dos pilares de sustentação da empresa, contribuindo para a Qualidade Total. Essa capacitação, no entanto, deve ser estruturada e planejada de tal sorte que todos, a empresa e os gerentes, saibam a que lugar pretendem chegar. São desafios de um gerente eficaz:
mensurar resultados, trabalhar em parceria, assumir riscos, ser agente de mudança;
conhecer as suas idiossincrasias, preferências e limitações;
adotar métodos de desenvolvimento de habilidades cognitivas;
habilitar-se com um alto grau de especialização, voltado para a preservação da cultura organizacional;
priorizar o instrumental e o previsível na abordagem do comportamento humano.
Um dos pontos cruciais para a busca de excelência na cultura organizacional contemporânea foi a idéia de Organização Qualificante. Assim, a organização qualificante, além de apresentar as dimensões da organização qualificada como: autonomia delegada às células, diminuição dos níveis hierárquicos e integração das funções da empresa, deve:
intensificar a redução das hierarquias e da cultura do controle;
focar-se no aproveitamento de competências individuais;
basear-se em uma gestão participativa, proporcionando o envolvimento das pessoas;
implementar a política de remuneração por desempenho individual;
centrar-se na inteligência e no domínio de situações de imprevisto.
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