Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As transformações sócio-econômico-tecnológicas fomentaram o que é denominado Total Quality Control System - Programa de Qualidade Total - que consiste numa filosofia de gestão com características especiais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - A QT visa à satisfação do cliente; princípios de gestão participativa trabalhando, sobretudo com grupos dentro das organizações.
II - A qualidade deixa de ser uma preocupação restrita ao produto e ao processo de produção para permear todo o tecido organizacional, com ênfase nas pessoas.
III - A QT se caracteriza por: abertura permanente ao exterior e às inovações tecnológicas; mobilização da inteligência de todos; valorização das habilidades técnicas.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
I e II;
I, II e III.
A partir das constantes mudanças no mundo contemporâneo, as organizações precisam se colocar em permanente processo de aprendizagem. A avaliação do treinamento nas empresas implica a identificação das categorias de benefícios organizacionais obtidos e a determinação dos indicadores associados a esses tipos de benefícios. Assinale a opção que apresenta indicadores relacionados à melhora de qualidade:
volume de envolvimento do funcionário na tomada de decisões e número de soluções inovadoras ou produtos desenvolvidos;
freqüência de comunicação dentro da empresa e tempo parado de equipamentos;
quantidade de tempo de adaptação de novos funcionários e quantidade de horas extras;
número de acidentes e número de violação de regras ou procedimentos;
número de processos concluídos e quantidade de trabalho em carteira.
As transformações da cultura organizacional fundadas na implantação da aprendizagem provocaram mudanças nas estratégias didático-pedagógicas. Os métodos dos programas de desenvolvimento de pessoal tidos como os mais atuais no sentido de organizar espaços e circunstâncias de aprendizagem no contexto organizacional devem considerar:
a transmissão de conhecimentos técnicos aos profissionais iniciantes;
o desenvolvimento de competências e habilidades sociais, assim como as de caráter técnico, em toda comunidade organizacional;
a separação entre planejamento e execução;
a associação entre responsabilidade, autoridade clara e hierarquia evidente;
a divisão das atividades, de modo que planejamento e controle sejam de responsabilidade dos gerentes.
No planejamento de um programa de desenvolvimento de habilidades de comunicação foi estabelecido um conjunto de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir:
I - uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes;
II - exposição com auxílio audiovisual;
III - um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal;
IV - análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual.
A seqüência que apresenta corretamente a relação das descrições com as técnicas correspondentes é:
I - brainstorming; II - estudo de caso; III - dinâmica de grupo; IV - teleconferência.
I - estudo de caso; II - estudo de caso; III - dramatização; IV - teleconferência.
I - teleconferência; II - estudo de caso; III - preleção; IV - treinamento de sensitividade;
I - brainstorming; II – tempestade de idéias; III - roleplaying; IV - conferência;
I - teleconferência; II - preleção; III - dramatização; IV - estudo de caso.
No cenário organizacional contemporâneo, o êxito de um programa de treinamento exige que se leve em consideração alguns pontos decisivos no perfil do profissional responsável, tais como:
sólido conhecimento sobre planejamento; habilidades em comunicação e familiarização com o projeto estratégico da empresa;
domínio sobre os dados lógico-quantitativos na formulação das estratégias;
busca do desenvolvimento de habilidades técnicas;
ênfase na autonomia das ações de treinamento frente ao plano estratégico das organizações;
predomínio de uma visão utilitarista instrumental dentro de um paradigma racional e técnico.
Levando-se em conta que o treinamento é um processo educacional cíclico e contínuo, aplicado de forma sistemática, analise os itens a seguir:
I - mudança de métodos e processos de trabalho; produção e comercialização de novos produtos; comunicações deficientes;
II - a análise da estrutura dos cargos; identificação da missão e da visão organizacional;
III - elevado número de acidentes de trabalho; avarias freqüentes em equipamentos e instalações.
São considerados indicadores de necessidade de treinamento somente:
I;
II;
III,
I e III;
I, II e III.
O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:
exame dos requisitos exigidos para os cargos, especificações e mudanças nos cargos;
intervenção: uma ação para alterar a situação atual; administração das atividades de mudança;
administração de conflitos; inovação no sistema de recompensas e do clima organizacional;
análise organizacional: a partir do diagnóstico e determinação da missão, da visão e dos objetivos organizacionais;
programa de indução ou de integração à empresa; desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder.
O Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia Social, Educação e da Teoria dos Sistemas. Foi influenciado pela orientação sociotécnica do Instituto Tavistock de Relações Humanas.
A respeito de suas características, analise as afirmativas a seguir:
I - visão de mudança como um processo contínuo, a longo prazo, planejado e sustentado por natureza;
II - estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho;
III - educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição;
IV - foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais.
Entre as suas características de intervenção estão somente:
I;
IV;
I e IV;
I, II, III e IV;
nenhuma.
Considerando o impacto das megatendências globais, vemos a substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração de recursos naturais para uma economia baseada no valor do conhecimento, na informação e na inovação. Muitas organizações estão promovendo modificações em sua cultura visando:
maior autonomia, participação e comprometimento das pessoas;
ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina;
departamentalização funcional para assegurar a especialização;
estabelecimento de mecanismos de controle mais eficazes e maior probabilidade de manifestação da criatividade;
ênfase nos meios e procedimentos.
O planejamento, além de ser meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão ligado intimamente à avaliação. O ato de planejar permite ao professor/ educador fazer a previsão de suas ações e fundamentá-la em opções político- pedagógicas, tendo como referências as situações concretas com que se depara. Sobre as funções do planejamento de ensino é correto afirmar:
explicita princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que asseguram articulação entre as tarefas das instituições educativas, das normas e leis, das exigências do contexto social e do processo de participação democrática;
expressa os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar em várias reuniões, através de objetivos, conteúdos e métodos;
assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho técnico-administrativo da instituição, de modo que a previsão das ações possibilitem ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
prevê objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais individuais dos aprendentes;
assegura a unidade e coerência determinada pelos órgãos públicos estaduais e municipais, atualizando conteúdos que atendam aos interesses dos estabelecimentos do ensino.
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