Questões de Pedagogia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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As transformações sócio-econômico-tecnológicas fomentaram o que é denominado Total Quality Control System - Programa de Qualidade Total - que consiste numa filosofia de gestão com características especiais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I - A QT visa à satisfação do cliente; princípios de gestão participativa trabalhando, sobretudo com grupos dentro das organizações.
II - A qualidade deixa de ser uma preocupação restrita ao produto e ao processo de produção para permear todo o tecido organizacional, com ênfase nas pessoas.
III - A QT se caracteriza por: abertura permanente ao exterior e às inovações tecnológicas; mobilização da inteligência de todos; valorização das habilidades técnicas.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e II;

  • E.

    I, II e III.

A partir das constantes mudanças no mundo contemporâneo, as organizações precisam se colocar em permanente processo de aprendizagem. A avaliação do treinamento nas empresas implica a identificação das categorias de benefícios organizacionais obtidos e a determinação dos indicadores associados a esses tipos de benefícios. Assinale a opção que apresenta indicadores relacionados à melhora de qualidade:

  • A.

    volume de envolvimento do funcionário na tomada de decisões e número de soluções inovadoras ou produtos desenvolvidos;

  • B.

    freqüência de comunicação dentro da empresa e tempo parado de equipamentos;

  • C.

    quantidade de tempo de adaptação de novos funcionários e quantidade de horas extras;

  • D.

    número de acidentes e número de violação de regras ou procedimentos;

  • E.

    número de processos concluídos e quantidade de trabalho em carteira.

As transformações da cultura organizacional fundadas na implantação da aprendizagem provocaram mudanças nas estratégias didático-pedagógicas. Os métodos dos programas de desenvolvimento de pessoal tidos como os mais atuais no sentido de organizar espaços e circunstâncias de aprendizagem no contexto organizacional devem considerar:

  • A.

    a transmissão de conhecimentos técnicos aos profissionais iniciantes;

  • B.

    o desenvolvimento de competências e habilidades sociais, assim como as de caráter técnico, em toda comunidade organizacional;

  • C.

    a separação entre planejamento e execução;

  • D.

    a associação entre responsabilidade, autoridade clara e hierarquia evidente;

  • E.

    a divisão das atividades, de modo que planejamento e controle sejam de responsabilidade dos gerentes.

No planejamento de um programa de desenvolvimento de habilidades de comunicação foi estabelecido um conjunto de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir:

I - uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes;
II - exposição com auxílio audiovisual;
III - um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal;
IV - análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual.

A seqüência que apresenta corretamente a relação das descrições com as técnicas correspondentes é:

  • A.

    I - brainstorming; II - estudo de caso; III - dinâmica de grupo; IV - teleconferência.

  • B.

    I - estudo de caso; II - estudo de caso; III - dramatização; IV - teleconferência.

  • C.

    I - teleconferência; II - estudo de caso; III - preleção; IV - treinamento de sensitividade;

  • D.

    I - brainstorming; II – tempestade de idéias; III - roleplaying; IV - conferência;

  • E.

    I - teleconferência; II - preleção; III - dramatização; IV - estudo de caso.

No cenário organizacional contemporâneo, o êxito de um programa de treinamento exige que se leve em consideração alguns pontos decisivos no perfil do profissional responsável, tais como:

  • A.

    sólido conhecimento sobre planejamento; habilidades em comunicação e familiarização com o projeto estratégico da empresa;

  • B.

    domínio sobre os dados lógico-quantitativos na formulação das estratégias;

  • C.

    busca do desenvolvimento de habilidades técnicas;

  • D.

    ênfase na autonomia das ações de treinamento frente ao plano estratégico das organizações;

  • E.

    predomínio de uma visão utilitarista instrumental dentro de um paradigma racional e técnico.

Levando-se em conta que o treinamento é um processo educacional cíclico e contínuo, aplicado de forma sistemática, analise os itens a seguir:

I - mudança de métodos e processos de trabalho; produção e comercialização de novos produtos; comunicações deficientes;
II - a análise da estrutura dos cargos; identificação da missão e da visão organizacional;
III - elevado número de acidentes de trabalho; avarias freqüentes em equipamentos e instalações.

São considerados indicadores de necessidade de treinamento somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III,

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:

  • A.

    exame dos requisitos exigidos para os cargos, especificações e mudanças nos cargos;

  • B.

    intervenção: uma ação para alterar a situação atual; administração das atividades de mudança;

  • C.

    administração de conflitos; inovação no sistema de recompensas e do clima organizacional;

  • D.

    análise organizacional: a partir do diagnóstico e determinação da missão, da visão e dos objetivos organizacionais;

  • E.

    programa de indução ou de integração à empresa; desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder.

O Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia Social, Educação e da Teoria dos Sistemas. Foi influenciado pela orientação sociotécnica do Instituto Tavistock de Relações Humanas.

A respeito de suas características, analise as afirmativas a seguir:

I - visão de mudança como um processo contínuo, a longo prazo, planejado e sustentado por natureza;
II - estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho;
III - educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição;
IV - foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais.

Entre as suas características de intervenção estão somente:

  • A.

    I;

  • B.

    IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    I, II, III e IV;

  • E.

    nenhuma.

Considerando o impacto das megatendências globais, vemos a substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração de recursos naturais para uma economia baseada no valor do conhecimento, na informação e na inovação. Muitas organizações estão promovendo modificações em sua cultura visando:

  • A.

    maior autonomia, participação e comprometimento das pessoas;

  • B.

    ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina;

  • C.

    departamentalização funcional para assegurar a especialização;

  • D.

    estabelecimento de mecanismos de controle mais eficazes e maior probabilidade de manifestação da criatividade;

  • E.

    ênfase nos meios e procedimentos.

O planejamento, além de ser meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão ligado intimamente à avaliação. O ato de planejar permite ao professor/ educador fazer a previsão de suas ações e fundamentá-la em opções político- pedagógicas, tendo como referências as situações concretas com que se depara. Sobre as funções do planejamento de ensino é correto afirmar:

  • A.

    explicita princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que asseguram articulação entre as tarefas das instituições educativas, das normas e leis, das exigências do contexto social e do processo de participação democrática;

  • B.

    expressa os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar em várias reuniões, através de objetivos, conteúdos e métodos;

  • C.

    assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho técnico-administrativo da instituição, de modo que a previsão das ações possibilitem ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;

  • D.

    prevê objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais individuais dos aprendentes;

  • E.

    assegura a unidade e coerência determinada pelos órgãos públicos estaduais e municipais, atualizando conteúdos que atendam aos interesses dos estabelecimentos do ensino.

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