Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:
ética; convivência democrática; direitos humanos; inclusão social.
família; amizade; tolerância; patriotismo.
diversidade; respeito; profissionalização; estudo.
direitos humanos; compaixão; determinação; respeito.
inclusão social; convivência democrática; fraternidade; moralidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No que diz respeito ao tema Educação, ética e cidadania, considere as afirmações a seguir.
I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.
II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.
III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tendo em vista as modernas concepções sobre educação, leia as afirmativas a seguir.
I. Ao trabalhar em sala de aula, o professor deve exercer função mediadora no processo de aprendizagem.
II. O ato de educar requer uma qualificação ampla de saberes tanto teóricos como metodológicos.
III. Conceitos teóricos são passíveis de discussão e modificação, o que se relaciona com o contexto escolar.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Andrea é professora de Educação Básica. Ela costuma ouvir seus alunos, em amplo sentido, pois, além de ouvir suas questões e conversar sobre assuntos que lhes interessam, ela usa das experiências dessa relação para rever, quando necessário, seus procedimentos didáticos. Ela é considerada uma ótima professora e mostra-se comprometida com a aprendizagem, não permitindo que a fala de seus alunos seja apenas um momento de descontração em sala de aula.
Com base nas concepções filosóficas de Paulo Freire sobre a relação entre professor e alunos, a postura da professora é
inadequada, pois é muito comum os alunos confundirem liberdade com falta de regras, o que será difícil de contornar depois.
adequada, pois a professora conversa com os alunos de modo a refletir sobre sua prática, tornando-a mais adequada à aprendizagem.
inadequada, pois não há como a professora impedir que os alunos conversem de forma descontraída durante as aulas.
adequada, pois Andrea permite que os alunos falem o que quiserem e quando quiserem, em detrimento da aprendizagem.
inadequada, pois Andrea deveria evitar que os alunos falassem em sala, para que houvesse maior rendimento dos conteúdos.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a
dúvida.
certeza.
autoridade
inspiração.
teorização.
A preocupação com a democratização do ensino torna-se o foco dos educadores e sociólogos que, adotando uma postura crítica, denunciam o sistema educacional a serviço do poder político. Isso ocorreu no Brasil a partir da década de
50
60
70
80
90
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas.
A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica
redentora, pois Carla está preocupada com a situação de seus alunos.
reprodutivista, pois Patrícia percebe que Carla não acredita em mudanças.
transformadora, pois Carla tem certeza de que, com a ajuda de Patrícia, resolverá seus problemas.
reprodutivista, pois ela relaciona a situação dos alunos de Carla com a situação da sociedade.
transformadora, pois ela dá conselhos à Carla sobre como resolver a situação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A modalidade Multimétodo de Avaliação de Cursos de Capacitação
aplica apenas questionários em sua coleta de dados.
usa de forma integral as falas dos sujeitos pesquisados.
desmonta o discurso dos sujeitos pesquisados, recolocando os dados coletados.
restringe-se a uma avaliação qualitativa, focada nos sujeitos.
considera o enviesamento natural das respostas diretas o centro de suas conclusões.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:
documentação elaborada em linguagem acadêmica; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.
referencial teórico; instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação; adesão voluntária e consciente ao projeto.
instrumentos de controle; documentação elaborada em linguagem acadêmica; foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros.
acompanhamento e avaliação; foco nos resultados, não no ambiente de trabalho; credibilidade construída pela posição hierárquica.
foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Entre outros aspectos, o projeto político-pedagógico deve levar em conta
a relação com sindicatos e delegacias de ensino.
as concepções teóricas de diretores e supervisores de ensino.
a finalidade da escola e o processo decisório.
a organização docente e discente.
a busca pelo aumento de recursos financeiros e a comunidade em geral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...