Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:

  • A.

    ética; convivência democrática; direitos humanos; inclusão social.

  • B.

    família; amizade; tolerância; patriotismo.

  • C.

    diversidade; respeito; profissionalização; estudo.

  • D.

    direitos humanos; compaixão; determinação; respeito.

  • E.

    inclusão social; convivência democrática; fraternidade; moralidade.

No que diz respeito ao tema “Educação, ética e cidadania”, considere as afirmações a seguir.

I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.

II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.

III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Tendo em vista as modernas concepções sobre educação, leia as afirmativas a seguir.

I. Ao trabalhar em sala de aula, o professor deve exercer função mediadora no processo de aprendizagem.

II. O ato de educar requer uma qualificação ampla de saberes tanto teóricos como metodológicos.

III. Conceitos teóricos são passíveis de discussão e modificação, o que se relaciona com o contexto escolar.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Andrea é professora de Educação Básica. Ela costuma ouvir seus alunos, em amplo sentido, pois, além de ouvir suas questões e conversar sobre assuntos que lhes interessam, ela usa das experiências dessa relação para rever, quando necessário, seus procedimentos didáticos. Ela é considerada uma ótima professora e mostra-se comprometida com a aprendizagem, não permitindo que a fala de seus alunos seja apenas um momento de descontração em sala de aula.

Com base nas concepções filosóficas de Paulo Freire sobre a relação entre professor e alunos, a postura da professora é

  • A.

    inadequada, pois é muito comum os alunos confundirem “liberdade” com “falta de regras”, o que será difícil de contornar depois.

  • B.

    adequada, pois a professora conversa com os alunos de modo a refletir sobre sua prática, tornando-a mais adequada à aprendizagem.

  • C.

    inadequada, pois não há como a professora impedir que os alunos conversem de forma descontraída durante as aulas.

  • D.

    adequada, pois Andrea permite que os alunos falem o que quiserem e quando quiserem, em detrimento da aprendizagem.

  • E.

    inadequada, pois Andrea deveria evitar que os alunos falassem em sala, para que houvesse maior rendimento dos conteúdos.

Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a

  • A.

    dúvida.

  • B.

    certeza.

  • C.

    autoridade

  • D.

    inspiração.

  • E.

    teorização.

A preocupação com a democratização do ensino torna-se o foco dos educadores e sociólogos que, adotando uma postura crítica, denunciam o sistema educacional a serviço do poder político. Isso ocorreu no Brasil a partir da década de

  • A.

    50

  • B.

    60

  • C.

    70

  • D.

    80

  • E.

    90

De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde “O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas”.

A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica

  • A.

    redentora, pois Carla está preocupada com a situação de seus alunos.

  • B.

    reprodutivista, pois Patrícia percebe que Carla não acredita em mudanças.

  • C.

    transformadora, pois Carla tem certeza de que, com a ajuda de Patrícia, resolverá seus problemas.

  • D.

    reprodutivista, pois ela relaciona a situação dos alunos de Carla com a situação da sociedade.

  • E.

    transformadora, pois ela dá conselhos à Carla sobre como resolver a situação.

A modalidade Multimétodo de Avaliação de Cursos de Capacitação

  • A.

    aplica apenas questionários em sua coleta de dados.

  • B.

    usa de forma integral as falas dos sujeitos pesquisados.

  • C.

    desmonta o discurso dos sujeitos pesquisados, recolocando os dados coletados.

  • D.

    restringe-se a uma avaliação qualitativa, focada nos sujeitos.

  • E.

    considera o enviesamento natural das respostas diretas o centro de suas conclusões.

São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:

  • A.

    documentação elaborada em linguagem acadêmica; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

  • B.

    referencial teórico; instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação; adesão voluntária e consciente ao projeto.

  • C.

    instrumentos de controle; documentação elaborada em linguagem acadêmica; foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros.

  • D.

    acompanhamento e avaliação; foco nos resultados, não no ambiente de trabalho; credibilidade construída pela posição hierárquica.

  • E.

    foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

Entre outros aspectos, o projeto político-pedagógico deve levar em conta

  • A.

    a relação com sindicatos e delegacias de ensino.

  • B.

    as concepções teóricas de diretores e supervisores de ensino.

  • C.

    a finalidade da escola e o processo decisório.

  • D.

    a organização docente e discente.

  • E.

    a busca pelo aumento de recursos financeiros e a comunidade em geral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...