Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pode ser compreendido como um dos componentes da autonomia das escolas
o controle da oferta de educação, no que tange ao orçamento, pessoal, merenda e materiais, pela diretoria das escolas.
a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.
o controle do orçamento e dos materiais, mas é o poder público que se responsabiliza pela merenda e pelos funcionários.
a autonomia na relação dos diretores com seus subordinados e com a comunidade discente.
a compra de materiais e merenda, uma vez que, assim, a escola compra o que de fato necessita.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assim sendo, para criar um relacionamento participativo entre a família e a instituição escolar e como parte de uma ética de trabalho, os gestores deveriam ter como objetivos:
acolher e inserir em seus projetos pedagógicos as diferentes culturas da comunidade a qual servem e realizar formalmente julgamentos moralistas ou preconceituosos sobre hábitos e valores da clientela.
reconhecer a importância de inserir o conhecimento familiar nos projetos educativos e dialogar continuamente com os pais sobre o cotidiano da criança na instituição.
delegar aos professores a tarefa de estabelecer a comunicação entre a instituição escolar e a família e instruir funcionários para disseminar, junto aos pais, os padrões da educação escolar.
valorizar o modelo nuclear como arranjo único de família e mais adequado para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
São princípios que devem nortear a organização do currículo na Educação Infantil
continuidade e integração.
sistematização e descontinuidade.
integração e diretividade.
diretividade e diversidade.
diversidade e sistematização.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à organização do trabalho em sala de aula, Vasconcellos afirma que o trabalho com projetos tem se revelado como uma estratégia bastante interessante no sentido de superar os vícios da educação bancária.... Segundo o autor, isso ocorre porque, no trabalho com projetos didáticos,
ainda que os desafios colocados para os alunos sejam impossíveis de serem atingidos, sua importância está na motivação que proporciona.
os temas escolhidos pelo professor são trabalhados pela turma tendo em vista a transmissão de um rico patrimônio cultural.
para que o aluno aprenda os conteúdos do programa, o projeto deve se tornar uma simples estratégia de motivação.
parte-se de temas que são de interesse da turma e a metodologia é bastante ativa.
desconsidera-se a vinculação do trabalho por projeto com a intencionalidade do trabalho educativo como um todo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Levando em consideração alguns estudos sobre a organização e gestão escolar e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo et al apresentam quatro diferentes concepções de gestão.
________ : considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.
________ : baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
________ : baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe.
________ : baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Técnico-científica ... Autogestionária ... Interpretativa ... Democrático-participativa
Democrático-participativa ... Autogestionária ... Interpretativa ... Técnico-científica
Interpretativa ... Autogestionária ... Democrático- -participativa ... Técnico-científica
Autogestionária ... Democrático-participativa ... Técnico-científica ... Interpretativa
Democrático-participativa ... Interpretativa ... Autogestionária ... Técnico-científica
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I a; II e; III d; IV c; V b.
I c; II a; III d; IV e; V b.
I b; II e; III c; IV d; V a.
I d; II c; III a; IV e; V b.
I a; II b; III c; IV d; V e.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, Chrispino afirma que o conflito
é parte integrante da vida e da atividade social e origina-se da diferença de interesses, de desejos e de aspirações.
deve ser percebido a partir de uma noção restrita de erro e de acerto e, portanto, pode ser positivo ou negativo.
pode ser evitado, e seus motivos devem ser suprimidos, pois ele não possui utilidade nem tampouco traz vantagem alguma.
é algo ruim, uma vez que atenta contra a ordem social, assim sendo, inibi-lo é fundamental para garantir a convivência pacífica.
é uma anomalia do controle social e, para que não dê origem a manifestações violentas, precisa ser reprimido.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Terezinha Azerêdo Rios, o trabalho docente competente é aquele em que o docente mobiliza todas as dimensões de sua ação com o objetivo de proporcionar algo bom para si mesmo, para os alunos e para a sociedade.. Com relação a esse pensamento, analise as informações a seguir.
Diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos conceitos, comportamentos e atitudes e à habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos.
Diz respeito à presença da sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora.
Diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres.
Diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
De acordo com Rios, essas informações referem-se, correta e respectivamente, às dimensões
filosófica, política, ética e estética.
teórica, técnica, ideológica e política.
técnica, estética, política e ética.
doutrinária, filosófica, ideológica e técnica.
ideológica, teórica, técnica e política.
Com relação aos pilares da educação, de acordo com Delors et al, é correto afirmar que, em nível do ensino superior,
o ensino formal deve orientar-se, essencialmente e por que não dizer exclusivamente, para o aprender a conhecer e para o aprender a fazer.
a formação inicial deve fornecer a todos os alunos instrumentos, conceitos e referências resultantes dos avanços das ciências e dos paradigmas do nosso tempo.
o aprender a conhecer visa, sobretudo, à aquisição de um repertório de saberes codificados, os quais se tornarão meio de se alcançarem objetivos profissionais.
o aprender a fazer significa preparar alguém para uma tarefa material bem determinada, pois a especialização constitui, atualmente, fator determinante entre sucesso e fracasso.
os empregadores exigem cada vez mais das pessoas formação técnica e profissional, uma vez que tais qualidades constituem aptidão necessária e suficiente para o trabalho.
Com relação ao currículo estadual e à proposta de avaliação formativa, analise as seguintes afirmações, classificando cada uma em V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) As avaliações interna e externa são duas modalidades de avaliação com objetivos distintos: enquanto esta tem por finalidade a implantação do currículo estadual, apenas aquela tem por objetivo favorecer a aprendizagem do aluno, partindo de testes e habilidades padronizadas.
( ) A avaliação formativa fundamenta-se na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, decorrente das propostas de ensino.
( ) Sem desconsiderar os aspectos positivos da avaliação formativa, é preciso ressaltar que, por estar voltada unicamente para o desenvolvimento dos educandos, ela não permite a revisão de todos os passos do planejamento do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a obra Gestão do Currículo na Escola: Caderno do Gestor, vol. 2, assinale a alternativa que contém a classificação correta das afirmativas, de cima para baixo.
F; V; F.
F; V; V.
V; V; V.
V; V; F.
V; F; V.
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