Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho a seguir.

Se o professor acompanha o processo de construção de conhecimento do aluno, ele favorece o desenvolvimento do estudante, orientando-o nas tarefas, oferecendo-lhe novas leituras ou explicações e pesquisas, proporcionando, assim, vivências que favorecem a ampliação de seus saberes.

O texto refere-se ao conceito de

  • A.

    avaliação mediadora.

  • B.

    avaliação contínua.

  • C.

    avaliação somativa.

  • D.

    autoavaliação

  • E.

    autoavaliação

Pelo que foi ilustrado na rotina da aula da situação 3, a professora – conforme Onrubia (in Coll, 2006) – em sua prática

I. possibilita a participação de todos os alunos nas diferentes atividades e tarefas, mesmo que não tenham habilidades e competências adequadas;

II. estabelece um clima de relacionamento afetivo e emocional baseado na confiança, na segurança e na aceitação mútuas;

III. estabelece relações constantes e explícitas entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios dos alunos;

IV. desconhece a importância da interação entre alunos/ professor e alunos/alunos para possibilitar o processo de avanço na Zona de Desenvolvimento Proximal.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

O portfólio é um instrumento de avaliação que

  • A.

    organiza as avaliações, para que fique mais fácil para o aluno estudar para as provas.

  • B.

    facilita a reconstrução e a reelaboração, por parte de cada aluno, do processo de ensino ao longo de um curso ou de um período de aprendizagem.

  • C.

    organiza a memória escolar, o que é fundamental no aspecto afetivo da aprendizagem.

  • D.

    documenta a aprendizagem, o que pode facilitar qualquer processo de dúvida quanto à nota atribuída.

  • E. está ligado a novas tecnologias, que torna a apresentação dos trabalhos mais atraente.

É correto afirmar que, conforme La Taille (1992), a(s) situação(ões) que apresenta(m) elemento(s) que pode(m) contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação está(ão) presente(s) apenas em

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

Leia a definição a seguir.

Tem como base o ensino de “conteúdos” programáticos. A partir dessa quantificação, o aluno é classificado e, dependendo da nota, aprovado ou reprovado. É compreendida como uma forma neutra, objetiva e imparcial.

Trata-se do conceito de

  • A.

    avaliação processual.

  • B.

    avaliação formativa.

  • C.

    autoavaliação.

  • D.

    avaliação somativa.

  • E.

    metacognição.

O professor Anselmo anota, em seu planejamento, todos os conteúdos, habilidades e objetivos de suas aulas. Além disso, ele costuma modificar suas ações, a partir da observação dos resultados obtidos. Essa atitude do professor é

  • A.

    adequada, pois Anselmo pretende usar o planejamento final para os próximos anos, sem alterações.

  • B.

    a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.

  • C.

    adequada, pois Anselmo também está usando o planejamento como um instrumento de avaliação da aprendizagem.

  • D.

    inadequada, pois Anselmo não deve fazer alterações na documentação de suas aulas.

  • E.

    adequada, pois Anselmo deve mudar suas atividades sempre, como uma forma de experimentação.

Segundo Henri Wallon, o desenvolvimento infantil se processa por meio dos seguintes estágios:

  • A.

    impulsivo-emocional; personalismo e categorial.

  • B.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

  • C.

    impulsivo-emocional; sensório-motor; personalismo e categorial.

  • D.

    sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.

  • E.

    sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.

O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como

  • A.

    uma possibilidade para que o diretor possa ter as informações pedagógicas organizadas.

  • B.

    um instrumento que organiza, com intencionalidade, as atividades de estudo da semana.

  • C.

    um documento oficial, que precisa ser preenchido, mas pouco importante na prática.

  • D.

    uma forma de utilizar o livro didático em sua totalidade, o que sempre é cobrado pelos pais.

  • E.

    uma tarefa rotineira, que pode ser passada de um professor para outro, com a mudança de ano letivo.

Leia os seguintes itens.

I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.

II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.

III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...