Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o trecho a seguir.
Se o professor acompanha o processo de construção de conhecimento do aluno, ele favorece o desenvolvimento do estudante, orientando-o nas tarefas, oferecendo-lhe novas leituras ou explicações e pesquisas, proporcionando, assim, vivências que favorecem a ampliação de seus saberes.
O texto refere-se ao conceito de
avaliação mediadora.
avaliação contínua.
avaliação somativa.
autoavaliação
autoavaliação
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pelo que foi ilustrado na rotina da aula da situação 3, a professora conforme Onrubia (in Coll, 2006) em sua prática
I. possibilita a participação de todos os alunos nas diferentes atividades e tarefas, mesmo que não tenham habilidades e competências adequadas;
II. estabelece um clima de relacionamento afetivo e emocional baseado na confiança, na segurança e na aceitação mútuas;
III. estabelece relações constantes e explícitas entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios dos alunos;
IV. desconhece a importância da interação entre alunos/ professor e alunos/alunos para possibilitar o processo de avanço na Zona de Desenvolvimento Proximal.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O portfólio é um instrumento de avaliação que
organiza as avaliações, para que fique mais fácil para o aluno estudar para as provas.
facilita a reconstrução e a reelaboração, por parte de cada aluno, do processo de ensino ao longo de um curso ou de um período de aprendizagem.
organiza a memória escolar, o que é fundamental no aspecto afetivo da aprendizagem.
documenta a aprendizagem, o que pode facilitar qualquer processo de dúvida quanto à nota atribuída.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
É correto afirmar que, conforme La Taille (1992), a(s) situação(ões) que apresenta(m) elemento(s) que pode(m) contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação está(ão) presente(s) apenas em
1.
2.
3.
1 e 2.
2 e 3.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia a definição a seguir.
Tem como base o ensino de conteúdos programáticos. A partir dessa quantificação, o aluno é classificado e, dependendo da nota, aprovado ou reprovado. É compreendida como uma forma neutra, objetiva e imparcial.
Trata-se do conceito de
avaliação processual.
avaliação formativa.
autoavaliação.
avaliação somativa.
metacognição.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I, I, I.
I, I, II.
I, II, II.
II, II, I.
II, I, I.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor Anselmo anota, em seu planejamento, todos os conteúdos, habilidades e objetivos de suas aulas. Além disso, ele costuma modificar suas ações, a partir da observação dos resultados obtidos. Essa atitude do professor é
adequada, pois Anselmo pretende usar o planejamento final para os próximos anos, sem alterações.
a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.
adequada, pois Anselmo também está usando o planejamento como um instrumento de avaliação da aprendizagem.
inadequada, pois Anselmo não deve fazer alterações na documentação de suas aulas.
adequada, pois Anselmo deve mudar suas atividades sempre, como uma forma de experimentação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Henri Wallon, o desenvolvimento infantil se processa por meio dos seguintes estágios:
impulsivo-emocional; personalismo e categorial.
sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
impulsivo-emocional; sensório-motor; personalismo e categorial.
sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.
sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como
uma possibilidade para que o diretor possa ter as informações pedagógicas organizadas.
um instrumento que organiza, com intencionalidade, as atividades de estudo da semana.
um documento oficial, que precisa ser preenchido, mas pouco importante na prática.
uma forma de utilizar o livro didático em sua totalidade, o que sempre é cobrado pelos pais.
uma tarefa rotineira, que pode ser passada de um professor para outro, com a mudança de ano letivo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os seguintes itens.
I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.
II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.
III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...