Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A obra Professores do Brasil: impasses e desafios destaca algumas queixas de professores, baseando-se em estudos que têm como foco iniciativas de formação continuada de professores nas redes de ensino. De forma unânime, os professores queixam-se, dentre outras coisas, do(a)
descontinuidade das políticas e orientações do sistema e do fato de a formação continuada ser organizada com pouca sintonia com as necessidades e dificuldades dos professores e da escola.
exigência de terem de participar das decisões acerca dos processos de formação aos quais são submetidos, o que demanda tempo e acaba prejudicando-os em sua rotina.
intromissão dos formadores que, a fim de conhecerem os contextos escolares e os professores que estão a formar, entram em sala e assistem às aulas nas escolas.
fato de os programas preverem acompanhamento e apoio sistemático excessivo da prática pedagógica dos professores, que sentem dificuldade de dialogar com os formadores.
fato de as novas propostas não surtirem efeito algum sobre a prática pedagógica, mesmo não encontrando dificuldades em prosseguir com elas após o término do programa.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:
movimento, música, artes visuais, imagem e fotografia, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física e desportos, artes e ciências da natureza.
movimento, música, artes visuais, português, matemática e ciências da natureza, educação física e atividades lúdicas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A educação escolar é a base da cidadania, e tal princípio é fundamental para políticas que visam à participação de todos nos espaços sociais e políticos e para a inserção no mundo profissional.
O direito à educação parte do reconhecimento de que o saber sistemático é mais do que uma importante herança cultural e, como parte desta herança, o cidadão torna-se capaz de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais tem maiores possibilidades de participar dos destinos da sociedade e colaborar na sua transformação. Nesse sentido, a LDB estabelece que o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
É correto o contido em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um dos mecanismos para a melhoria da educação tem sido a fixação de metas de qualidade que servem como guia para que os professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, de um modo geral, acompanhem a evolução da escola. Para atingir algumas destas metas, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa Ler e Escrever, que teve início em 2007, com o objetivo de
diminuir o número de alunos nas salas de aula do ciclo I de modo a favorecer o processo de alfabetização das crianças.
alfabetizar plenamente os alunos de oito anos e promover a recuperação das aprendizagens daqueles que não alcançaram as expectativas previstas ao longo do ciclo I.
promover a troca de experiência entre os professores mediante a socialização de materiais produzidos por eles.
diminuir o alto índice e evasão que ocorre, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental.
ampliar a carga horária dos professores regentes na primeira série do ciclo I e possibilitar sua formação continuada.
1a; 2b; 3c.
1b; 2c; 3a.
1c; 2a; 3b.
1a; 2c; 3b.
1b; 2a; 3c.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Diretor de uma escola de educação profissional faz uma consulta ao seu Supervisor de Ensino, nos seguintes termos: com base em nosso Regimento Escolar poderemos fazer o aproveitamento de estudos adquiridos no trabalho por um aluno?
O Supervisor, referindo-se ao artigo 41 da Lei Federal n.º 9.394/96, informa ao Diretor que oaproveitamento de estudos para fins de prosseguimentos de estudos não pode ser feito pela própria escola.
aproveitamento de conhecimento e experiências está condicionado ao perfil de conclusão pretendido.
conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
pedido de aproveitamento de estudos deverá ser solicitado ao Conselho Estadual de Educação por meio de consulta formal.
aproveitamento de estudos é feito por estabelecimentos previamente credenciados pelo Conselho Estadual de Educação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na abordagem aprofundamento do conhecimento, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:
I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;
II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;
III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;
IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A meta política, definida na abordagem alfabetização em tecnologia nos Padrões de competência em TIC para professores: marco político (UNESCO, 2009), encontra-se no item:
aumentar a participação cívica, a criatividade cultural e a produtividade artística, desenvolvendo docentes e alunos na aplicação de conhecimento tradicional, comunitário e disciplinador.
aumentar a motivação dos alunos, dos cidadãos e da força de trabalho para agregar valor à sociedade, levando-os à busca de valores universais, que possam aplicar ao desenvolvimento dos projetos.
preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica.
promover mudanças no currículo, incluindo a melhoria das habilidades básicas de alfabetização por meio da tecnologia, buscando inovar e melhorar seu contato e colaboração local.
desenvolver o entendimento dos professores, de modo que eles possam elaborar os planos de disciplina para melhorar especificamente as habilidades profissionais e lidar com problemas de sua prioridade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabetização em tecnologia, o aprofundamento do conhecimento e a criação do conhecimento), com seis componentes do sistema educacional (política, currículo, pedagogia, TIC, organização e treinamento de docentes). Quanto à abordagem criação do conhecimento, os objetivos estabelecidos pelas diretrizes no componente educacional TIC, os professores devem ser capazes de descrever a função e a finalidade:
I. das ferramentas e recursos de produção de TIC (gravadora de multimídia e equipamento de produção, ferramentas de edição, programa de publicação, ferramentas de elaboração de web) e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos;
II. dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento (KBEs) e usá-los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online e presenciais;
III. do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares;
IV. do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoiar a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a nota técnica Programa de Qualidade da Escola, o IDESP é calculado por etapa de escolarização. Seu cálculo corresponde à
divisão do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.
multiplicação do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.
divisão do indicador de fluxo da série pelo indicador de desempenho da série.
soma do indicador de desempenho da série com o indicador de fluxo da série.
subtração do indicador de fluxo da série do indicador de desempenho da série.
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