Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.

De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe

  • A.

    a obediência à ordenação do livro didático, sem reflexão.

  • B.

    uma forma eficiente de acompanhar o livro didático.

  • C.

    o cumprimento do material em sua totalidade.

  • D.

    o acerto na escolha do material em uso.

  • E.

    a reflexão sobre os conteúdos que serão vistos.

Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.

I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.

II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.

III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.

IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.

V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, IV e V, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é

  • A.

    a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.

  • B.

    a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.

  • C.

    a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.

  • D.

    a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.

  • E. a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, com o objetivo de construir novas relações para superação de desigualdades sociais e econômicas.

Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.

I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.

II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.

III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.

Estão corretos os itens

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento

  • A.

    opõe-se a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento.

  • B.

    propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado, o que abrange as dimensões socioinstitucionais, mentais e biosférica.

  • C.

    acentua a unidade das coisas que existem, a inter-relação e auto-organização dos diferentes ecossistemas.

  • D.

    defende que os conhecimentos disciplinares devem ceder lugar aos conhecimentos tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana.

  • E. acredita que o conhecimento surge das redes de relações em que as pessoas compartilham significados.

As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em

  • A.

    Vygotsky.

  • B.

    Wallon.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Marx

Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.

I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.

II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.

III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.

 Está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:

  • A.

    diretores, professores e estudantes, apenas.

  • B.

    professores, diretores e supervisores.

  • C.

    diretores, supervisores e pais.

  • D.

    diretores, professores e pais, apenas.

  • E.

    professores, funcionários, estudantes e pais.

O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) procura aferir a proficiência do aluno, entendida como um conjunto de competências e habilidades evidenciadas pelo rendimento apresentado nas disciplinas avaliadas, e é aplicado

  • A.

    no 2.º e 5.º ano do ensino fundamental.

  • B.

    no 2.º, 5.º e 8.º ano do ensino fundamental.

  • C.

    no 2.º e 6.º ano do ensino fundamental.

  • D.

    no 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano do ensino médio.

  • E.

    no 3.º ano do ensino médio.

A partir da década de 90, o papel político da educação escolar passou a dar ênfase

  • A.

    na especialização do professor.

  • B.

    no período integral de estudos.

  • C.

    na expansão da educação básica.

  • D.

    na diminuição da carga horária.

  • E.

    na expansão da educação superior.

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