Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.
De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe
a obediência à ordenação do livro didático, sem reflexão.
uma forma eficiente de acompanhar o livro didático.
o cumprimento do material em sua totalidade.
o acerto na escolha do material em uso.
a reflexão sobre os conteúdos que serão vistos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.
I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.
II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.
III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.
IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.
V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.
Está correto o que se afirma em
I, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é
a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.
a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.
a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.
a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.
I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.
II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.
III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.
Estão corretos os itens
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento
opõe-se a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento.
propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado, o que abrange as dimensões socioinstitucionais, mentais e biosférica.
acentua a unidade das coisas que existem, a inter-relação e auto-organização dos diferentes ecossistemas.
defende que os conhecimentos disciplinares devem ceder lugar aos conhecimentos tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em
Vygotsky.
Wallon.
Skinner.
Piaget.
Marx
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.
I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.
II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.
III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:
diretores, professores e estudantes, apenas.
professores, diretores e supervisores.
diretores, supervisores e pais.
diretores, professores e pais, apenas.
professores, funcionários, estudantes e pais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) procura aferir a proficiência do aluno, entendida como um conjunto de competências e habilidades evidenciadas pelo rendimento apresentado nas disciplinas avaliadas, e é aplicado
no 2.º e 5.º ano do ensino fundamental.
no 2.º, 5.º e 8.º ano do ensino fundamental.
no 2.º e 6.º ano do ensino fundamental.
no 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano do ensino médio.
no 3.º ano do ensino médio.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir da década de 90, o papel político da educação escolar passou a dar ênfase
na especialização do professor.
no período integral de estudos.
na expansão da educação básica.
na diminuição da carga horária.
na expansão da educação superior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...