Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Coll (In: ZABALA) notou que o primeiro passo e, às vezes, o primeiro problema para conseguir que os alunos realizem uma aprendizagem significativa consiste em
equilibrar os esquemas iniciais dos alunos em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.
confrontar os novos conteúdos de aprendizagem às novas tarefas de assimilação do objeto.
romper o equilíbrio inicial de seus esquemas em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.
estabelecer um adequado equilíbrio entre a tarefa de aprendizagem e os esquemas dos alunos.
utilizar incentivos motivacionais que favoreçam um equilíbrio ótimo para a apresentação da nova aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Zabala, ao construir os contornos para a definição do conceito enfoque globalizador do ensino, define-o, dentre outros, como a maneira de
se aproximar os objetos de estudo das disciplinas, das áreas de conhecimento, de forma a potencializar o tratamento da informação, dos dados e da metodologia científica.
ensinar, exclusivamente, por meio das metodologias globalizadas, pois permitem estabelecer o maior número de relações e levantamento de hipóteses e questões.
se propor o ensino vinculado ao conhecimento da realidade e à aplicabilidade imediata das aprendizagens que se realizam, distanciando-se do diálogo entre teoria e prática.
organizar os conteúdos a partir de uma concepção de ensino na qual o objeto fundamental de estudo para os alunos seja o conhecimento e a intervenção na realidade.
aceitar que a finalidade da escola é prioritariamente promover nos alunos uma cultura em que prevalece a capacidade de superar provas, em que se valoriza a disciplina pela disciplina.
I c; II a; III b.
I b; II c; III a.
I a; II b; III c.
I b; II a; III c.
I c; II b; III a.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Lave e Wenger, analisando grupos virtuais (In: DIEU apud SPYER), denominaram de Comunidades de Prática (CoP)
a equipe ou grupo de trabalho cujo objetivo é realizar tarefas ligadas a algum tipo de processo ou função.
uma força-tarefa da qual os componentes se desassociam uma vez completada a missão.
uma rede ou clube de amigos, que se reúnem ou interagem aleatoriamente sem fins específicos.
pessoas que se agregam e interagem regularmente para compartilhar, aprender, resolver problemas e melhorar sua prática corrente.
organizações que existem desde os primórdios do mundo para a aprendizagem de um determinado trabalho.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As novas tecnologias de comunicação e informação vêm criando um novo mundo, um novo modo de produção, organização do trabalho e formas de se relacionar profissionalmente. Handl (In: SPYER) destaca que um desses novos formatos de relação ocorre entre profissionais liberais e empreendedores que trabalham em projetos independentes, mas compartilham valores e convivem em espaços virtuais capazes de criar possibilidades de sinergia, troca de ideias e conhecimento. Esse tipo de relação denomina-se
beta.
gift economy.
whuffie.
co-workers.
co-working.
I b; II c; III a; IV d.
I d; II a; III b; IV c.
I c; II d; III a; IV b.
I a; II b; III c; IV d.
I c; II a; III d; IV b.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:
aleatório; desenvolvimento e afinidade.
aleatório; maturação e faixa etária.
desenvolvimento; afinidade e maturação.
faixa etária; desenvolvimento e afinidade.
faixa etária; desenvolvimento e agilidade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A história do pensamento e da prática didática registra diversos exemplos de tentativas dos educadores para responder à necessidade de integrar o conhecimento e a cultura. Segundo Sacristán, dentre as respostas, encontra(m)-se:
I. o plano geral do currículo, globalizando, ou aproximando conteúdos em grandes áreas de saber e de experiência;
II. o plano de unidades de aprendizagem globalizadas em torno de grandes temas ou problemas;
III. a formação e seleção de professores segundo áreas restritas do conhecimento e da cultura;
IV. a organização do professorado nos empregos, favorecendo a intervenção conjunta com seus alunos.
Está correto o contido em
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um dos objetivos do registro reflexivo de todo o trabalho educativo é
a sistematização das rotinas e a avaliação normativa das competências de alunos e professores.
criar comunidades de aprendizagens e coletar e sistematizar dados científicos.
sistematizar o conjunto dos processos e resultados, visando análise, avaliação institucional e encaminhamentos futuros.
sistematizar os processos de avaliação de desempenho e eficiência do atendimento ao pré-escolar.
atender as exigências burocráticas dos órgãos oficiais e instituir um mecanismo de controle sobre o trabalho educativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Sacristán, com relação à origem, à manutenção e ao prolongamento, a escolaridade obrigatória tem várias justificativas, dentre elas:
possui caráter de manutenção social, uma vez que a educação tem sido privilégio de um determinado grupo social e assim deve perpetuar-se, a fim de prepará-lo para o trabalho.
a obrigatoriedade se constitui em uma estratégia dos estados modernos para fortalecer a heterogeneidade de crenças, aspirações e valores.
é uma necessidade em sociedades com processos de produção complexos que exigem preparação prévia para o ingresso no mundo do trabalho.
as sociedades menos desenvolvidas precisam de um sistema que libere o trabalho dos mais jovens, assim como protele a inserção destes no mundo da produção.
necessidade de instituições que articulem, regulem, por caminhos não coercitivos, a substituição da família no processo de socialização.
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