Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de
Educação Infantil como política redistributiva.
família nuclear.
criança como sujeito de direitos.
Educação Infantil como política compensatória.
bem-estar social.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos importantes a serem considerados em qualquer conceitualização. Dentre eles, o currículo
deve oferecer justificativas para a equipe escolar definir qual aspecto da cultura explícita, presente nas escolas, irá enfocar para selecionar e organizar os conteúdos.
como projeto cultural elaborado condiciona a profissionalização do docente e é preciso vê-lo como uma pauta com diferente grau de flexibilidade para que os(as) professores(as) intervenham nele.
é um projeto que só pode ser entendido como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as forças dominantes nela, para reproduzi-la.
é um campo no qual interagem as diversas concepções teóricas sobre ensino e aprendizagem, sobre a função da escola e as diversas áreas do conhecimento.
é responsável por organizar, gestionar, moldar a prática docente, a função da escola, por meio da definição dos objetivos de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
jogos corporeidade disputas coletividade
conteúdos elaboração conceitos ação
projetos argumentação opiniões democracia
planejamentos relação projetos individualidade
métodos sistematização procedimentos resposta
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:
os resultados de suas avaliações: notas, menções e considerações sobre as dificuldades de aprendizagem desse aluno.
o registro do comportamento desse aluno no recreio, nas atividades livres e nos momentos de transição das atividades escolares.
seu comportamento de persistência e envolvimento nos trabalhos em grupo, em dupla, em trio e individual.
as providências tomadas para que esse aluno se integre ao grupo e à escola, dentro de suas regras e normas.
o relatório das avaliações dos diversos profissionais aos quais esse aluno foi encaminhado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nos espaços da Educação Infantil, os mobiliários devem se pautar pelos seguintes aspectos:
leveza; estética e personalização.
versatilidade; rigidez e proporcionalidade.
leveza; polivalência e funcionalidade
rigidez; proporcionalidade e resistência.
uniformidade; durabilidade e quantidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à institucionalização do desenvolvimento profissional do professor, Gatti, apoiada em Vaillant (2007), afirma que, dentre os ingredientes fundamentais, encontra(m)-se:
I. atenção ao contexto social e cultural do professor;
II. responsabilidades das equipes dirigentes da administração central e intermediária;
III. políticas integradas e sustentáveis;
IV. gestão com acento no controle dos resultados das avaliações externas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Está correto apenas o contido em
I, II e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
II, III, IV e V.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Gatti, ao discutir a reconceitualização da educação continuada, indica que as propostas inspiradas no conceito de capacitação cedem lugar a um novo paradigma, mais centrado
no envolvimento dos gestores.
nas expectativas da comunidade.
nas pesquisas recentes sobre aprendizagem.
nas novas tecnologias.
no protagonismo do professor.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta o novo papel adquirido pela Educação Infantil nos tempos atuais.
Alfabetizar e cuidar.
Integrar as funções do cuidar e brincar.
Alfabetizar as crianças.
Criar hierarquias entre a creche e a pré-escola.
Integrar as funções do cuidar e educar.
I b; II a; III d; IV c.
I d; II c; III a; IV b.
I c; II d; III b; IV a.
I a; II b; III c; IV d.
I c; II a; III d; IV b.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...