Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de

  • A.

    Educação Infantil como política redistributiva.

  • B.

    família nuclear.

  • C.

    criança como sujeito de direitos.

  • D.

    Educação Infantil como política compensatória.

  • E.

    bem-estar social.

Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos importantes a serem considerados em qualquer conceitualização. Dentre eles, o currículo

  • A.

    deve oferecer justificativas para a equipe escolar definir qual aspecto da cultura explícita, presente nas escolas, irá enfocar para selecionar e organizar os conteúdos.

  • B.

    como projeto cultural elaborado condiciona a profissionalização do docente e é preciso vê-lo como uma pauta com diferente grau de flexibilidade para que os(as) professores(as) intervenham nele.

  • C.

    é um projeto que só pode ser entendido como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as forças dominantes nela, para reproduzi-la.

  • D.

    é um campo no qual interagem as diversas concepções teóricas sobre ensino e aprendizagem, sobre a função da escola e as diversas áreas do conhecimento.

  • E.

    é responsável por organizar, gestionar, moldar a prática docente, a função da escola, por meio da definição dos objetivos de ensino.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    jogos … corporeidade … disputas … coletividade

  • B.

    conteúdos … elaboração … conceitos … ação

  • C.

    projetos … argumentação … opiniões … democracia

  • D.

    planejamentos … relação … projetos … individualidade

  • E.

    métodos … sistematização … procedimentos … resposta

Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:

  • A.

    os resultados de suas avaliações: notas, menções e considerações sobre as dificuldades de aprendizagem desse aluno.

  • B.

    o registro do comportamento desse aluno no recreio, nas atividades livres e nos momentos de transição das atividades escolares.

  • C.

    seu comportamento de persistência e envolvimento nos trabalhos em grupo, em dupla, em trio e individual.

  • D.

    as providências tomadas para que esse aluno se integre ao grupo e à escola, dentro de suas regras e normas.

  • E.

    o relatório das avaliações dos diversos profissionais aos quais esse aluno foi encaminhado.

Nos espaços da Educação Infantil, os mobiliários devem se pautar pelos seguintes aspectos:

  • A.

    leveza; estética e personalização.

  • B.

    versatilidade; rigidez e proporcionalidade.

  • C.

    leveza; polivalência e funcionalidade

  • D.

    rigidez; proporcionalidade e resistência.

  • E.

    uniformidade; durabilidade e quantidade.

Em relação à institucionalização do desenvolvimento profissional do professor, Gatti, apoiada em Vaillant (2007), afirma que, dentre os ingredientes fundamentais, encontra(m)-se:

I. atenção ao contexto social e cultural do professor;

II. responsabilidades das equipes dirigentes da administração central e intermediária;

III. políticas integradas e sustentáveis;

IV. gestão com acento no controle dos resultados das avaliações externas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II, III e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

Gatti, ao discutir a reconceitualização da educação continuada, indica que as propostas inspiradas no conceito de capacitação cedem lugar a um novo paradigma, mais centrado

  • A.

    no envolvimento dos gestores.

  • B.

    nas expectativas da comunidade.

  • C.

    nas pesquisas recentes sobre aprendizagem.

  • D.

    nas novas tecnologias.

  • E.

    no protagonismo do professor.

Assinale a alternativa que apresenta o novo papel adquirido pela Educação Infantil nos tempos atuais.

  • A.

    Alfabetizar e cuidar.

  • B.

    Integrar as funções do cuidar e brincar.

  • C.

    Alfabetizar as crianças.

  • D.

    Criar hierarquias entre a creche e a pré-escola.

  • E.

    Integrar as funções do cuidar e educar.

  • A.

    I – b; II – a; III – d; IV – c.

  • B.

    I – d; II – c; III – a; IV – b.

  • C.

    I – c; II – d; III – b; IV – a.

  • D.

    I – a; II – b; III – c; IV – d.

  • E.

    I – c; II – a; III – d; IV – b.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...