Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A creche, embora um espaço de cuidados dos bebês, é também um ambiente onde os projetos pedagógicos podem contribuir para estimular as capacidades inatas, a dimensão simbólica e a motricidade das crianças de 0 a 3 anos.

  • B.

    O trabalho com projetos pedagógicos é um instrumento presente em todas as etapas da educação básica, da educa- ção infantil até o ensino médio, no entanto, não é possível aplicá-lo à etapa da creche, dadas as especificidades de sua clientela.

  • C.

    Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.

  • D.

    Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.

  • E.

    Na creche ou na pré-escola, a elaboração de um projeto de ensino segue a mesma metodologia, o professor deve elaborar atividades centradas no cuidar, na linguagem, na corporeidade e no trabalho em grupos.

Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), ao discutirem a especificidade da organização escolar e sua gestão, afirmam que a educação deverá se sustentar sob um novo fundamento. Esse deverá se ancorar sob dois eixos constituídos

  • A.

    pelos fins da educação e pelo contexto social.

  • B.

    pela formação do cidadão e pela democracia.

  • C.

    pelos fins da educação e pela práxis educativa.

  • D.

    pelo contexto social e pela democracia.

  • E.

    pela formação do cidadão e pela práxis educativa.

Leia os itens a seguir.

I. Na avaliação, o professor deve superar posturas ideológicas e estereótipos em relação às crianças.

II. As teorias do desenvolvimento infantil contemporâneas devem servir de base para a construção dos mecanismos e dos critérios de avaliação.

III. Os parâmetros avaliativos sociointeracionistas utilizam-se de um conceito universal e naturalizado de criança.

IV. A avaliação deve observar a evolução em competências e habilidades nas crianças, indicando assim um trabalho da instituição escolar combinado à ação da família.

V. A avaliação deve ser anual e estar pautada pela dinâmica do planejamento do trabalho docente.

Em relação à avaliação na Educação Infantil, está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Para Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), a definição dos pressupostos, sobre os quais irá fundamentar- se a organização da Proposta Pedagógica das escolas, deve se constituir a partir da:

I. análise da questão dos paradigmas;

II. definição da especificidade da organização escolar;

III. dimensão da participação democrática;

IV. visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Em relação à organização do espaço escolar para o desenvolvimento das atividades educativas com crianças pequenas, é correto afirmar que o arranjo espacial da sala de aula

  • A.

    deve ser exclusivamente organizado pela administração da instituição escolar para promover as situações de aprendizagens.

  • B.

    deve ser concebido como o principal elemento facilitador da aprendizagem, para isso é necessário estar em boas condições de higiene, ventilado e iluminado.

  • C.

    deve estar apropriado ao formalismo das aprendizagens e organizado com lousa, mesa do professor, carteiras e armários.

  • D.

    faz parte do projeto de trabalho do professor e é de sua responsabilidade buscar os arranjos necessários para sua melhor execução.

  • E.

    é elemento fundamental da ação pedagógica; na sua organização, deve-se levar em conta o número de crianças, a faixa etária e algumas características do grupo.

Para Ferreira, a educação enquanto mediação que se processa no âmago da prática social global exige da administração da educação novas formas de organização e gestão que possibilitem a participação efetiva de todos no processo do conhecimento e de tomada de decisões. Essa nova forma de administração é uma instância inerente à prática educativa que, segundo Wittmann e Franco (In: FERREIRA), abrange o conjunto de

  • A.

    normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização.

  • B.

    normas e diretrizes previstas na legislação educacional, na forma de organização pública e nos diferentes contextos em que a instituição escolar está inserida.

  • C.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa, a gestão dos conflitos, da instabilidade presente na trama das relações sociais mundiais e locais independentemente do momento histórico.

  • D.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa inseridas na trama das relações sociais mundiais e locais, nesse momento em que a estabilidade e a segurança encontram-se no cerne dessas relações.

  • E.

    diretrizes, normas, práticas e atividades que, por estarem aliadas ao significado ou ao sentido histórico do que se faz, independem do contexto em que estão inseridas e da preocupação com a unidade do conjunto.

Sobre os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil, é possível afirmar que

  • A.

    os jogos e as brincadeiras são momentos de lazer e fruição do tempo de crianças e professores, no entanto, não têm potencial para se constituírem em espaços de aprendizagens.

  • B.

    são meios onde é possível construir um quadro avaliativo do desenvolvimento das capacidades linguísticas, de socialização e de interação social do grupo e da criança em particular.

  • C.

    no debate sobre a Educação Infantil brasileira os jogos e as brincadeiras são concebidos como fins exclusivos dos projetos pedagógicos.

  • D.

    na Educação Infantil as atividades envolvendo jogos e brincadeiras devem ocupar um pequeno percentual da carga horária, uma vez que se opõem aos objetivos de alfabetização dessa etapa da educação básica.

  • E.

    como estratégias de intervenção na Educação Infantil os jogos e as brincadeiras trazem como desvantagem a obrigatoriedade de um profissional habilitado (educador físico) na instituição escolar.

Dourado e Duarte, ao discutirem sobre como promover a participação e implementar a gestão democrática na escola, apresentam procedimentos prévios que devem ser observados nesse processo. Dentre eles:

  • A.

    responsabilizar a todos pela implementação das alternativas acordadas, garantindo o trabalho coletivo.

  • B.

    comunicar qual será o nível de comprometimento dos pais com o processo, valorizando a participação da comunidade.

  • C.

    articular interesses comuns, ideias e alternativas complementares, de forma a contribuir para organizar propostas mais coletivas.

  • D.

    estabelecer o grau e a forma de participação nas decisões e nas ações de todos os segmentos envolvidos.

  • E.

    solicitar a todos os envolvidos que explicitem seu comprometimento com o esclarecimento das ações de acompanhamento.

A democratização no interior da escola se efetiva por meio da criação de espaços de __________ e __________ , nos quais professores, funcionários, alunos e seus pais discutam criticamente o cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, segundo Dourado e Duarte.

  • A.

    diálogo … negociação

  • B.

    participação … decisão

  • C.

    diálogo … resolução de conflito

  • D.

    resolução de conflito … participação

  • E.

    negociação … resolução de conflito

Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de

  • A.

    mediação e inclusão.

  • B.

    enquadramento e regulamentação.

  • C.

    mediação e regulamentação.

  • D.

    inclusão e enquadramento.

  • E.

    mediação e enquadramento.

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