Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A creche, embora um espaço de cuidados dos bebês, é também um ambiente onde os projetos pedagógicos podem contribuir para estimular as capacidades inatas, a dimensão simbólica e a motricidade das crianças de 0 a 3 anos.
O trabalho com projetos pedagógicos é um instrumento presente em todas as etapas da educação básica, da educa- ção infantil até o ensino médio, no entanto, não é possível aplicá-lo à etapa da creche, dadas as especificidades de sua clientela.
Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.
Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.
Na creche ou na pré-escola, a elaboração de um projeto de ensino segue a mesma metodologia, o professor deve elaborar atividades centradas no cuidar, na linguagem, na corporeidade e no trabalho em grupos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), ao discutirem a especificidade da organização escolar e sua gestão, afirmam que a educação deverá se sustentar sob um novo fundamento. Esse deverá se ancorar sob dois eixos constituídos
pelos fins da educação e pelo contexto social.
pela formação do cidadão e pela democracia.
pelos fins da educação e pela práxis educativa.
pelo contexto social e pela democracia.
pela formação do cidadão e pela práxis educativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os itens a seguir.
I. Na avaliação, o professor deve superar posturas ideológicas e estereótipos em relação às crianças.
II. As teorias do desenvolvimento infantil contemporâneas devem servir de base para a construção dos mecanismos e dos critérios de avaliação.
III. Os parâmetros avaliativos sociointeracionistas utilizam-se de um conceito universal e naturalizado de criança.
IV. A avaliação deve observar a evolução em competências e habilidades nas crianças, indicando assim um trabalho da instituição escolar combinado à ação da família.
V. A avaliação deve ser anual e estar pautada pela dinâmica do planejamento do trabalho docente.
Em relação à avaliação na Educação Infantil, está correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, II e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), a definição dos pressupostos, sobre os quais irá fundamentar- se a organização da Proposta Pedagógica das escolas, deve se constituir a partir da:
I. análise da questão dos paradigmas;
II. definição da especificidade da organização escolar;
III. dimensão da participação democrática;
IV. visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania.
Está correto apenas o contido em
I.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à organização do espaço escolar para o desenvolvimento das atividades educativas com crianças pequenas, é correto afirmar que o arranjo espacial da sala de aula
deve ser exclusivamente organizado pela administração da instituição escolar para promover as situações de aprendizagens.
deve ser concebido como o principal elemento facilitador da aprendizagem, para isso é necessário estar em boas condições de higiene, ventilado e iluminado.
deve estar apropriado ao formalismo das aprendizagens e organizado com lousa, mesa do professor, carteiras e armários.
faz parte do projeto de trabalho do professor e é de sua responsabilidade buscar os arranjos necessários para sua melhor execução.
é elemento fundamental da ação pedagógica; na sua organização, deve-se levar em conta o número de crianças, a faixa etária e algumas características do grupo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Ferreira, a educação enquanto mediação que se processa no âmago da prática social global exige da administração da educação novas formas de organização e gestão que possibilitem a participação efetiva de todos no processo do conhecimento e de tomada de decisões. Essa nova forma de administração é uma instância inerente à prática educativa que, segundo Wittmann e Franco (In: FERREIRA), abrange o conjunto de
normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização.
normas e diretrizes previstas na legislação educacional, na forma de organização pública e nos diferentes contextos em que a instituição escolar está inserida.
práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa, a gestão dos conflitos, da instabilidade presente na trama das relações sociais mundiais e locais independentemente do momento histórico.
práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa inseridas na trama das relações sociais mundiais e locais, nesse momento em que a estabilidade e a segurança encontram-se no cerne dessas relações.
diretrizes, normas, práticas e atividades que, por estarem aliadas ao significado ou ao sentido histórico do que se faz, independem do contexto em que estão inseridas e da preocupação com a unidade do conjunto.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil, é possível afirmar que
os jogos e as brincadeiras são momentos de lazer e fruição do tempo de crianças e professores, no entanto, não têm potencial para se constituírem em espaços de aprendizagens.
são meios onde é possível construir um quadro avaliativo do desenvolvimento das capacidades linguísticas, de socialização e de interação social do grupo e da criança em particular.
no debate sobre a Educação Infantil brasileira os jogos e as brincadeiras são concebidos como fins exclusivos dos projetos pedagógicos.
na Educação Infantil as atividades envolvendo jogos e brincadeiras devem ocupar um pequeno percentual da carga horária, uma vez que se opõem aos objetivos de alfabetização dessa etapa da educação básica.
como estratégias de intervenção na Educação Infantil os jogos e as brincadeiras trazem como desvantagem a obrigatoriedade de um profissional habilitado (educador físico) na instituição escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Dourado e Duarte, ao discutirem sobre como promover a participação e implementar a gestão democrática na escola, apresentam procedimentos prévios que devem ser observados nesse processo. Dentre eles:
responsabilizar a todos pela implementação das alternativas acordadas, garantindo o trabalho coletivo.
comunicar qual será o nível de comprometimento dos pais com o processo, valorizando a participação da comunidade.
articular interesses comuns, ideias e alternativas complementares, de forma a contribuir para organizar propostas mais coletivas.
estabelecer o grau e a forma de participação nas decisões e nas ações de todos os segmentos envolvidos.
solicitar a todos os envolvidos que explicitem seu comprometimento com o esclarecimento das ações de acompanhamento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A democratização no interior da escola se efetiva por meio da criação de espaços de __________ e __________ , nos quais professores, funcionários, alunos e seus pais discutam criticamente o cotidiano escolar.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, segundo Dourado e Duarte.
diálogo negociação
participação decisão
diálogo resolução de conflito
resolução de conflito participação
negociação resolução de conflito
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de
mediação e inclusão.
enquadramento e regulamentação.
mediação e regulamentação.
inclusão e enquadramento.
mediação e enquadramento.
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