Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em 2012, no Brasil, o Fórum Nacional para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil divulgou que o número de meninos e meninas de 10 a 13 anos que trabalham aumentou no Brasil. Segundo os dados apresentados pelo Fórum, existem 710 mil crianças desta faixa etária, que é considerada a mais vulnerável, exercendo atividades profissionais em vez de estudar e brincar. Em 1999, o Relatório para a UNESCO, coordenado por Jacques Delors, já discutia essa situação e afirmava que a Educação Básica é essencial para se lutar com êxito contra essa situação. Recomendando que
os poderes públicos não devem apenas diligenciar para que a educação básica seja uma realidade, devem esforçar-se por eliminar os obstáculos à frequência escolar.
a educação básica seja um passaporte dispensável para a vida, uma vez que ela não cria condições favoráveis à participação na construção do futuro coletivo.
a educação básica seja a terceira etapa a ultrapassar para atenuar as enormes disparidades que afligem milhões de crianças não escolarizadas que trabalham.
a educação básica para as crianças seja definida como educação inicial que vai, em princípio, desde cerca dos três anos até aos sete anos, ou um pouco menos.
os responsáveis pelas políticas educativas devem considerar que a educação básica é a bagagem mínima destinada às populações desfavorecidas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No Brasil, realizam-se censos educacionais periódicos com o objetivo de produzir dados e informações estatístico- educacionais que retratem a nossa realidade educacional. Segundo Castro, esses censos subdividem-se em três pesquisas distintas, denominadas:
Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.
Censo do Ensino Superior, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.
Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.
Censo Escolar, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.
Censo do Professor, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Castro, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino. Entre os principais objetivos do Saeb, podem ser destacados:
I. monitorar a qualidade, a equidade e a efetividade do sistema de educação básica;
II. oferecer às administrações públicas de educação informações técnicas e gerenciais que lhes permitam formular e avaliar programas de melhoria da qualidade de ensino;
III. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos e obtidos.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:
I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;
II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;
III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação
de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.
diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.
de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.
diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.
de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os períodos de desenvolvimento no processo evolutivo, segundo Piaget, seguem, correta e respectivamente, a seguinte sequência:
sensório-motor; pré-operatório e operatório formal.
sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
sensório-motor e pré-operatório.
sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.
pré-operatório; sensório-motor; operatório concreto e operatório formal.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite
I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;
II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;
III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.
Está correto o contido em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o
mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.
avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Esse texto refere-se à postura teórica sobre o desenvolvimento cognitivo desenvolvida por
Jean Piaget.
Carl Rogers.
Emília Ferreiro.
B. F. Skinner.
Lev S. Vygotsky.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados
Motrix e Zoomtext.
Magic e Motrix.
Magic e Zoomtext.
Linux e Motrix.
Zoomtext e Linux.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...