Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 2012, no Brasil, o Fórum Nacional para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil divulgou que o número de meninos e meninas de 10 a 13 anos que trabalham aumentou no Brasil. Segundo os dados apresentados pelo Fórum, existem 710 mil crianças desta faixa etária, que é considerada a mais vulnerável, exercendo atividades profissionais em vez de estudar e brincar. Em 1999, o Relatório para a UNESCO, coordenado por Jacques Delors, já discutia essa situação e afirmava que a Educação Básica é essencial para se lutar com êxito contra essa situação. Recomendando que

  • A.

    os poderes públicos não devem apenas diligenciar para que a educação básica seja uma realidade, devem esforçar-se por eliminar os obstáculos à frequência escolar.

  • B.

    a educação básica seja um passaporte dispensável para a vida, uma vez que ela não cria condições favoráveis à participação na construção do futuro coletivo.

  • C.

    a educação básica seja a terceira etapa a ultrapassar para atenuar as enormes disparidades que afligem milhões de crianças não escolarizadas que trabalham.

  • D.

    a educação básica para as crianças seja definida como educação inicial que vai, em princípio, desde cerca dos três anos até aos sete anos, ou um pouco menos.

  • E.

    os responsáveis pelas políticas educativas devem considerar que a educação básica é a bagagem mínima destinada às populações desfavorecidas.

No Brasil, realizam-se censos educacionais periódicos com o objetivo de produzir dados e informações estatístico- educacionais que retratem a nossa realidade educacional. Segundo Castro, esses censos subdividem-se em três pesquisas distintas, denominadas:

  • A.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • B.

    Censo do Ensino Superior, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • C.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • D.

    Censo Escolar, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • E.

    Censo do Professor, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

Segundo Castro, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino. Entre os principais objetivos do Saeb, podem ser destacados:

I. monitorar a qualidade, a equidade e a efetividade do sistema de educação básica;

II. oferecer às administrações públicas de educação informações técnicas e gerenciais que lhes permitam formular e avaliar programas de melhoria da qualidade de ensino;

III. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos e obtidos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:

I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;

II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;

III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação

  • A.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.

  • B.

    diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.

  • C.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.

  • D.

    diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.

  • E.

    de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.

Os períodos de desenvolvimento no processo evolutivo, segundo Piaget, seguem, correta e respectivamente, a seguinte sequência:

  • A.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório formal.

  • B.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

  • C.

    sensório-motor e pré-operatório.

  • D.

    sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.

  • E.

    pré-operatório; sensório-motor; operatório concreto e operatório formal.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite

I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;

II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;

III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.

Está correto o contido em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o

  • A.

    mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.

  • B.

    instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.

  • C.

    avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • D.

    mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • E.

    instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.

Esse texto refere-se à postura teórica sobre o desenvolvimento cognitivo desenvolvida por

  • A.

    Jean Piaget.

  • B.

    Carl Rogers.

  • C.

    Emília Ferreiro.

  • D.

    B. F. Skinner.

  • E.

    Lev S. Vygotsky.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados

  • A.

    Motrix e Zoomtext.

  • B.

    Magic e Motrix.

  • C.

    Magic e Zoomtext.

  • D.

    Linux e Motrix.

  • E.

    Zoomtext e Linux.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...