Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se
a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.
a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.
o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.
a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.
o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto a seguir.
Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o outro, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.
Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre
2 e 5 anos de idade.
5 e 6 anos de idade.
0 e 6 anos de idade.
3 e 4 anos de idade.
0 e 3 anos de idade.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:
Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.
Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.
Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A perspectiva teórica apontada nessa citação é a(o)
pedagogia histórico-crítica.
epistemologia genética.
tendência progressista libertária.
modelo epistemológico empirista.
behaviorismo
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Recursos eletrônicos são constituídos por câmera, um sistema óptico e um monitor. Os mais utilizados são:
Max TV e Lupa eletrônica.
CCTV (circuito fechado de televisão) e Lupa eletrônica.
CCTV (circuito fechado de televisão) e Max TV.
Lupa eletrônica e Livro Falado (em CD e MP3).
Áudio livro (em CD e MP3) e Max TV.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre a avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que
sua periodicidade é anual e consiste em preencher um relatório individualizado sobre as atitudes do aluno em escalas numéricas ou comparativas.
é uma obrigatoriedade do sistema oficial de ensino, dado o caráter de terminalidade da Educação Infantil.
deve ser quantitativa e avaliar as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora do desenvolvimento da criança.
se faz através de relatórios de avaliação de caráter individualizado que documentam o cotidiano da criança e contextualizam seu processo de aprendizagem.
segue parâmetros do ensino fundamental e avalia as potencialidades da criança em avançar para essa etapa da educação básica.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As pessoas com baixa visão também necessitam de recursos ópticos para ampliação das imagens para longe. Assinale a alternativa que contém esses recursos.
Telelupas ou telescópios de aumentos variados (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Max TV.
Lupa eletrônica (fabricada no Brasil); Softwares.
Câmera; Sistema Óptico e Monitor de TV.
Lupa com iluminação (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Telescópio de aumento variado.
Sistema de Leitura Portátil; Lupa de apoio e Óculos Prismáticos (para leitura de placas de ônibus e de ruas).
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,
as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.
nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.
na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.
a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.
a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao
esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.
aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.
esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.
aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.
esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao Braille, é correto afirmar que
I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.
II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.
III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...