Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se

  • A.

    a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.

  • B.

    a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.

  • C.

    o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.

  • D.

    a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.

  • E.

    o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.

Leia o texto a seguir.

Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o “outro”, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.

Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre

  • A.

    2 e 5 anos de idade.

  • B.

    5 e 6 anos de idade.

  • C.

    0 e 6 anos de idade.

  • D.

    3 e 4 anos de idade.

  • E.

    0 e 3 anos de idade.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Há recursos de informática que permitem ler o texto por meio de um sistema de voz sintetizada. Os softwares utilizados são:

  • A.

    Dosvox, Windows, Jaws e Motrix.

  • B.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws e Motrix.

  • C.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Windows.

  • D.

    Dosvox, Virtual Vision, Jaws, Winvox.

  • E.

    Jaws, Motrix, Virtual Vision e Winvox.

A perspectiva teórica apontada nessa citação é a(o)

  • A.

    pedagogia histórico-crítica.

  • B.

    epistemologia genética.

  • C.

    tendência progressista libertária.

  • D.

    modelo epistemológico empirista.

  • E.

    behaviorismo

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Recursos eletrônicos são constituídos por câmera, um sistema óptico e um monitor. Os mais utilizados são:

  • A.

    Max TV e Lupa eletrônica.

  • B.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Lupa eletrônica.

  • C.

    CCTV (circuito fechado de televisão) e Max TV.

  • D.

    Lupa eletrônica e Livro Falado (em CD e MP3).

  • E.

    Áudio livro (em CD e MP3) e Max TV.

Sobre a avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que

  • A.

    sua periodicidade é anual e consiste em preencher um relatório individualizado sobre as atitudes do aluno em escalas numéricas ou comparativas.

  • B.

    é uma obrigatoriedade do sistema oficial de ensino, dado o caráter de terminalidade da Educação Infantil.

  • C.

    deve ser quantitativa e avaliar as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora do desenvolvimento da criança.

  • D.

    se faz através de relatórios de avaliação de caráter individualizado que documentam o cotidiano da criança e contextualizam seu processo de aprendizagem.

  • E.

    segue parâmetros do ensino fundamental e avalia as potencialidades da criança em avançar para essa etapa da educação básica.

As pessoas com baixa visão também necessitam de recursos ópticos para ampliação das imagens para longe. Assinale a alternativa que contém esses recursos.

  • A.

    Telelupas ou telescópios de aumentos variados (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Max TV.

  • B.

    Lupa eletrônica (fabricada no Brasil); Softwares.

  • C.

    Câmera; Sistema Óptico e Monitor de TV.

  • D.

    Lupa com iluminação (para leitura de lousa e letreiros de ônibus); Telescópio de aumento variado.

  • E.

    Sistema de Leitura Portátil; Lupa de apoio e Óculos Prismáticos (para leitura de placas de ônibus e de ruas).

O desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual ocorre como o de qualquer indivíduo, desde o nascimento. Nesse sentido,

  • A.

    as atividades de vida prática devem ser iniciadas somente nas vivências da rotina escolar, para futuramente visar a uma mobilidade independente.

  • B.

    nos programas de intervenção precoce, já deverão ser incluídos alguns procedimentos visando, futuramente, a uma orientação e mobilidade independente.

  • C.

    na rotina escolar não se deve introduzir procedimentos de mobilidade, pois os pais deverão ser os responsáveis pela orientação nessas atividades.

  • D.

    a professora deve evitar a introdução de procedimentos de orientação e mobilidade, pois estes deverão ser desenvolvidos pelo fisioterapeuta.

  • E.

    a iniciação das atividades de orientação e mobilidade não deve ocorrer no lar, mas ser introduzida pelo fisioterapeuta e o educador físico.

A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao

  • A.

    esquema corporal, às aquisições intelectuais e emocionais.

  • B.

    aspecto físico, às capacidades intelectuais e temporais.

  • C.

    esquema corporal dos aspectos espaciais e dos temporais.

  • D.

    aspecto emocional, às aquisições intelectuais e às capacidades físicas.

  • E.

    esquema corporal, às orientações espacial e temporal e às capacidades físicas.

Em relação ao Braille, é correto afirmar que

I. permite ao cego ter uma velocidade de leitura maior que a do vidente.

II. é um sistema pouco utilizado pelos alunos deficientes visuais.

III. é um sistema de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...