Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a

  • A.

    organização da página da leitura.

  • B.

    flexibilização dos punhos e dedos.

  • C.

    intenção do texto.

  • D.

    estrutura gramatical.

  • E.

    organização dos caracteres.

Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e

  • A.

    a flexibilização dos punhos e cotovelos.

  • B.

    o tato, a audição e a propriocepção.

  • C.

    o sentido cinestésico e a propriocepção.

  • D.

    o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.

  • E.

    o uso da força dos braços e o tato.

Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.

Assim, é necessário

I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;

II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;

III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:

  • A.

    ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.

  • B.

    balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.

  • C.

    insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.

  • D.

    dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.

  • E.

    dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.

Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.

I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.

II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.

III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele

I. é uma espécie de ábaco;

II. contém 7 contas em cada eixo;

III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O sistema sensorial mais importante que a pessoa cega possui para conhecer o mundo é o tato, que permite uma coleta de informação bastante precisa sobre os objetos próximos, mas é muito mais lento que a visão e, por isso,

  • A.

    a exploração dos objetos grandes é fragmentária e sequencial.

  • B.

    o cego se baseia na audição para esse tipo de coleta.

  • C.

    não há necessidade de integrar as percepções sucessivas em uma imagem total.

  • D.

    o cego utilizará o olfato e o paladar como substituto do tato.

  • E.

    é o canal que oferece mais dificuldade para a aprendizagem.

Em uma pesquisa apresentada por Smith (2008), pessoas com deficiência mental foram indagadas a respeito de indicadores de qualidade de vida. Os entrevistados apontaram seis desejos.

A seguir, são apresentados alguns desejos:

I. ter sucesso econômico; ter uma propriedade;

II. vivenciar experiências seguras; estar livre de maus- -tratos e de abandono;

III. estudar em escola separada; ter contato apenas com pessoas deficientes mentais;

IV. participar da comunidade; escolher o que fazer com seu tempo livre.

Assinale a alternativa em que se encontram agrupados os seis desejos apresentados pelos participantes da pesquisa.

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II e III.

Segundo Smith (2008), as características que definem o retardo mental são:

I. problemas cognitivos;

II. problemas no comportamento adaptativo;

III. necessidade de apoio para sustentar a independência;

IV. autonomia e adaptação a novas situações.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras.

  • A.

    II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Ao explorar os componentes do retardo mental, Smith (2008) destaca o funcionamento intelectual, o comportamento adaptativo e os sistemas de apoio. Quanto ao funcionamento intelectual, a autora apresenta quatro níveis para expressar a gravidade do retardo mental:

  • A.

    leve, mediano, pontual e presente.

  • B.

    leve, moderado, grave e profundo.

  • C.

    limítrofe, mediano, grave e profundo.

  • D.

    mediano, grave, pontual e profundo.

  • E.

    leve, moderado, grave e presente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...