Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Amorim e Alves apontam que para a leitura Braille, além da boa percepção tátil, é preciso compreender a
organização da página da leitura.
flexibilização dos punhos e dedos.
intenção do texto.
estrutura gramatical.
organização dos caracteres.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e
a flexibilização dos punhos e cotovelos.
o tato, a audição e a propriocepção.
o sentido cinestésico e a propriocepção.
o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos.
o uso da força dos braços e o tato.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os comportamentos autoestimulatórios podem indicar que o meio externo não está chamando a atenção da criança ou uma forma de comunicar seu descontentamento, sua insegurança, dentre outros.
Assim, é necessário
I. procurar entender como essa criança se comunica por meio desses comportamentos;
II. exterminar rapidamente esses comportamentos, isolando a criança do convívio com os demais colegas;
III. fazer a criança se sentir segura e despertar seu interesse para atividades e relacionamento com o mundo externo.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Algumas crianças cegas podem apresentar atrasos em seu desenvolvimento em decorrência de seu ritmo individual e poucas experiências vividas. Também podem apresentar comportamentos autoestimulatórios, a saber:
ausência de marcha independente; repetir o que lhe é falado.
balanceios do corpo; apertar os olhos; girar a cabeça.
insegurança para andar; rir ou gritar fora do contexto.
dificuldade para pegar objetos; isolar-se em um canto.
dificuldade para comer sozinha; referir-se a si mesma na terceira pessoa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere a publicação A construção do conceito de número e o pré-soroban (MEC/SEESP, 2006) e analise as afirmações a seguir.
I. Os jogos desenvolvem habilidades importantes para a compreensão de conceitos algorítmicos e de aprendizagem do soroban.
II. Os alunos precisam ter uma boa base sobre o conceito de número antes de aprender a utilizar o soroban.
III. O professor pode ensinar a utilização do soroban começando por qualquer uma das operações matemáticas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele
I. é uma espécie de ábaco;
II. contém 7 contas em cada eixo;
III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O sistema sensorial mais importante que a pessoa cega possui para conhecer o mundo é o tato, que permite uma coleta de informação bastante precisa sobre os objetos próximos, mas é muito mais lento que a visão e, por isso,
a exploração dos objetos grandes é fragmentária e sequencial.
o cego se baseia na audição para esse tipo de coleta.
não há necessidade de integrar as percepções sucessivas em uma imagem total.
o cego utilizará o olfato e o paladar como substituto do tato.
é o canal que oferece mais dificuldade para a aprendizagem.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em uma pesquisa apresentada por Smith (2008), pessoas com deficiência mental foram indagadas a respeito de indicadores de qualidade de vida. Os entrevistados apontaram seis desejos.
A seguir, são apresentados alguns desejos:
I. ter sucesso econômico; ter uma propriedade;
II. vivenciar experiências seguras; estar livre de maus- -tratos e de abandono;
III. estudar em escola separada; ter contato apenas com pessoas deficientes mentais;
IV. participar da comunidade; escolher o que fazer com seu tempo livre.
Assinale a alternativa em que se encontram agrupados os seis desejos apresentados pelos participantes da pesquisa.
I, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I e IV.
II e III.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Smith (2008), as características que definem o retardo mental são:
I. problemas cognitivos;
II. problemas no comportamento adaptativo;
III. necessidade de apoio para sustentar a independência;
IV. autonomia e adaptação a novas situações.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao explorar os componentes do retardo mental, Smith (2008) destaca o funcionamento intelectual, o comportamento adaptativo e os sistemas de apoio. Quanto ao funcionamento intelectual, a autora apresenta quatro níveis para expressar a gravidade do retardo mental:
leve, mediano, pontual e presente.
leve, moderado, grave e profundo.
limítrofe, mediano, grave e profundo.
mediano, grave, pontual e profundo.
leve, moderado, grave e presente.
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