Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao discutir a psicometria e sua relação com a deficiência mental, Coll (2004) apresenta o cálculo do Quociente Intelectual (QI). Esse cálculo acompanhou o enfoque médico desde o início do século XX e é utilizado ainda hoje. Trata-se de
idade cronológica dividida pela idade mental e o resultado multiplicado por 100.
idade mental multiplicada pela idade cronológica e o resultado dividido por 100.
idade cronológica subtraída da idade mental e o resultado dividido por 100.
idade mental dividida pela idade cronológica e o resultado multiplicado por 100.
idade cronológica multiplicada pela idade mental e o resultado dividido por 50.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em seu texto sobre os alunos com deficiência mental, Coll (2004) escreve:
O que hoje se entende como deficiência mental foi identificada e conhecida no passado, mas apenas passou a ser objeto de atenção médica e pedagógica e de estudo científico a partir do _____________ .
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.
início do século XVIII
final do século XV
final do século XVIII
início do século XX
final do século XIX
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Browning (in Schirmer et al) destaca que o acesso ao computador depende de habilidades motoras. O aluno pode usar um teclado convencional, mas devido a sua deficiência motora ele ativa outras letras indesejadas. Uma das opções é usar um recurso para separar as teclas e ajudar o aluno a alcançar a tecla desejada sem ativar outras no caminho. Esse recurso é denominado
ponteira.
joystick.
easyball.
colmeia.
trackpad.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Reily destaca que alunos com necessidades especiais não letrados sentem-se mais situados na rotina escolar quando têm uma forma de acompanhar a sequência das atividades previstas para o dia, por meio da prancha de rotina, que deve
ser grande, devendo ficar pendurada na parede para que todos possam visualizá-la.
ser organizada pelo aluno de maneira a garantir a comunicação entre professor e aluno.
estar sempre disponível junto ao material escolar de todos os alunos da classe.
ser usada pelo aluno não falante, para autonomia na aprendizagem.
ser de uso individual do aluno com necessidade especial, podendo levá-la para casa.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Finnie, a brincadeira dá à criança com paralisia cerebral a oportunidade de desenvolver as habilidades intelectuais, emocionais, de comunicação, habilidades motoras amplas e finas. No entanto, por causa de suas dificuldades físicas e dependendo da severidade e do tipo de paralisia cerebral, incluindo qualquer dano de visão e/ ou aprendizagem, seu progresso pode ser lento. A autora considera que a criança com paralisia cerebral será capaz de aprender enquanto brinca, mas é essencial levar em consideração alguns aspectos:
I. oferecer brinquedos de tamanhos e texturas variados, ao mesmo tempo, independentemente do seu nível de desenvolvimento, favorecendo a aquisição de novas experiências;
II. observar se a posição em que está fornece uma base segura e a estabilização necessária para que a fixação do braço e pulso seja possível;
III. estar ciente de seu nível de tolerância e de sua habilidade para concentrar-se;
IV. deixar a criança sentada em uma mesma posição por longo período do dia, restringindo determinados movimentos característicos do quadro motor.
Está correto o que se afirma apenas em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Martín (et al) ressalta a importância da organização de conteúdos e estratégias metodológicas a todos os alunos, incluindo especialmente os que apresentam inabilidades. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental que os profissionais
mantenham objetivos inflexíveis, estabelecidos a partir de políticas educativas.
mantenham os currículos escolares baseados nas necessidades ou nos níveis de habilidades do aluno.
mudem seus valores e crenças acerca da inclusão.
mantenham atitudes abertas e flexíveis.
estabeleçam políticas educativas de atendimento.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é
ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.
não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).
trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.
avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.
ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Reily afirma que existe um sistema que foi desenvolvido nos Estados Unidos por Lori Frost e Andrew Bondy, dirigido a alunos com comportamento difícil. O sistema a que a autora se refere é
Rebus.
Oakland Schools Symbols.
Picture Exchange Communication.
Picture Ideogram Communication.
Visual Communication System.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Esse texto refere-se especificamente ao seguinte objetivo do eixo de trabalho do RCNEI:
Linguagens, Matemática e Ciências.
Natureza e Sociedade.
Linguagens e Natureza.
Ciências e Artes.
Movimento, Conhecimento e Sociedade.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A autora Reily destaca o sistema Bliss de comunicação (Blissymbolics) como o primeiro sistema gráfico aproveitado e readaptado como instrumento de comunicação no campo da educação especial e da reabilitação. Segundo a autora, o sistema Bliss é
bastante lógico e se apoia em elementos gráficos que são recombinados para criar uma gama de novos sentidos.
composto por 400 símbolos organizados em categorias conceituais (pessoas, partes do corpo, ações, etc).
composto por pictogramas cujo fundo das figuras é preto, e o desenho é branco, com alto contraste.
formado por 800 símbolos nas cores preto e branco, que podem ser combinados para representar mais de 2 000 palavras.
um sistema aberto voltado a questões regionais e culturais, possuindo uma simbologia de fácil interpretação.
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