Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Ao discutir a psicometria e sua relação com a deficiência mental, Coll (2004) apresenta o cálculo do Quociente Intelectual (QI). Esse cálculo acompanhou o enfoque médico desde o início do século XX e é utilizado ainda hoje. Trata-se de

  • A.

    idade cronológica dividida pela idade mental e o resultado multiplicado por 100.

  • B.

    idade mental multiplicada pela idade cronológica e o resultado dividido por 100.

  • C.

    idade cronológica subtraída da idade mental e o resultado dividido por 100.

  • D.

    idade mental dividida pela idade cronológica e o resultado multiplicado por 100.

  • E.

    idade cronológica multiplicada pela idade mental e o resultado dividido por 50.

Em seu texto sobre os alunos com deficiência mental, Coll (2004) escreve:

O que hoje se entende como deficiência mental foi identificada e conhecida no passado, mas apenas passou a ser objeto de atenção médica e pedagógica e de estudo científico a partir do _____________ .

Assinale a alternativa que completa essa afirmação.

  • A.

    início do século XVIII

  • B.

    final do século XV

  • C.

    final do século XVIII

  • D.

    início do século XX

  • E.

    final do século XIX

Browning (in Schirmer et al) destaca que o acesso ao computador depende de habilidades motoras. O aluno pode usar um teclado convencional, mas devido a sua deficiência motora ele ativa outras letras indesejadas. Uma das opções é usar um recurso para separar as teclas e ajudar o aluno a alcançar a tecla desejada sem ativar outras no caminho. Esse recurso é denominado

  • A.

    ponteira.

  • B.

    joystick.

  • C.

    easyball.

  • D.

    colmeia.

  • E.

    trackpad.

Reily destaca que alunos com necessidades especiais não letrados sentem-se mais situados na rotina escolar quando têm uma forma de acompanhar a sequência das atividades previstas para o dia, por meio da prancha de rotina, que deve

  • A.

    ser grande, devendo ficar pendurada na parede para que todos possam visualizá-la.

  • B.

    ser organizada pelo aluno de maneira a garantir a comunicação entre professor e aluno.

  • C.

    estar sempre disponível junto ao material escolar de todos os alunos da classe.

  • D.

    ser usada pelo aluno não falante, para autonomia na aprendizagem.

  • E.

    ser de uso individual do aluno com necessidade especial, podendo levá-la para casa.

Segundo Finnie, a brincadeira dá à criança com paralisia cerebral a oportunidade de desenvolver as habilidades intelectuais, emocionais, de comunicação, habilidades motoras amplas e finas. No entanto, por causa de suas dificuldades físicas e dependendo da severidade e do tipo de paralisia cerebral, incluindo qualquer dano de visão e/ ou aprendizagem, seu progresso pode ser lento. A autora considera que a criança com paralisia cerebral será capaz de aprender enquanto brinca, mas é essencial levar em consideração alguns aspectos:

I. oferecer brinquedos de tamanhos e texturas variados, ao mesmo tempo, independentemente do seu nível de desenvolvimento, favorecendo a aquisição de novas experiências;

II. observar se a posição em que está fornece uma base segura e a estabilização necessária para que a fixação do braço e pulso seja possível;

III. estar ciente de seu nível de tolerância e de sua habilidade para concentrar-se;

IV. deixar a criança sentada em uma mesma posição por longo período do dia, restringindo determinados movimentos característicos do quadro motor.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Martín (et al) ressalta a importância da organização de conteúdos e estratégias metodológicas a todos os alunos, incluindo especialmente os que apresentam inabilidades. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental que os profissionais

  • A.

    mantenham objetivos inflexíveis, estabelecidos a partir de políticas educativas.

  • B.

    mantenham os currículos escolares baseados nas necessidades ou nos níveis de habilidades do aluno.

  • C.

    mudem seus valores e crenças acerca da inclusão.

  • D.

    mantenham atitudes abertas e flexíveis.

  • E.

    estabeleçam políticas educativas de atendimento.

Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é

  • A.

    ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.

  • B.

    não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).

  • C.

    trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.

  • D.

    avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.

  • E.

    ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.

Reily afirma que existe um sistema que foi desenvolvido nos Estados Unidos por Lori Frost e Andrew Bondy, dirigido a alunos com comportamento difícil. O sistema a que a autora se refere é

  • A.

    Rebus.

  • B.

    Oakland Schools Symbols.

  • C.

    Picture Exchange Communication.

  • D.

    Picture Ideogram Communication.

  • E.

    Visual Communication System.

Esse texto refere-se especificamente ao seguinte objetivo do eixo de trabalho do RCNEI:

  • A.

    Linguagens, Matemática e Ciências.

  • B.

    Natureza e Sociedade.

  • C.

    Linguagens e Natureza.

  • D.

    Ciências e Artes.

  • E.

    Movimento, Conhecimento e Sociedade.

A autora Reily destaca o sistema Bliss de comunicação (Blissymbolics) como o primeiro sistema gráfico aproveitado e readaptado como instrumento de comunicação no campo da educação especial e da reabilitação. Segundo a autora, o sistema Bliss é

  • A.

    bastante lógico e se apoia em elementos gráficos que são recombinados para criar uma gama de novos sentidos.

  • B.

    composto por 400 símbolos organizados em categorias conceituais (pessoas, partes do corpo, ações, etc).

  • C.

    composto por pictogramas cujo fundo das figuras é preto, e o desenho é branco, com alto contraste.

  • D.

    formado por 800 símbolos nas cores preto e branco, que podem ser combinados para representar mais de 2 000 palavras.

  • E.

    um sistema aberto voltado a questões regionais e culturais, possuindo uma simbologia de fácil interpretação.

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