Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para
favorecer o desenvolvimento do aluno.
explicar o grau de aprendizagem da classe.
subsidiar a decisão sobre aprovação ou retenção do aluno.
indicar os alunos com maior potencial de aprendizagem.
agrupar os alunos de forma mais adequada na formação de classes.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar
destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar
estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação
estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação
promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, tem por objetivo orientar os sistemas educacionais na busca da melhoria do ensino. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e reprovação) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil. Isto é, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
A respeito do Ideb, pode-se afirmar que
I. nas escolas campeãs do Ideb, os alunos leem pelo menos quatro livros por semestre;
II. as escolas campeãs do Ideb têm de diferente, em geral, o seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos;
III. além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas, estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição;
IV. o Ideb é uma excelente ferramenta para orientar os pais na escolha de qual escola matricular seus filhos.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Carlos, servidor público estadual, efetivo na área administrativa, prestou concurso público para ingresso como auxiliar de educação na prefeitura Municipal de Sorocaba e foi aprovado. Ao ser chamado para tomar posse, Carlos deverá
declarar acúmulo de funções, desde que haja compatibilidade de horário.
se exonerar do cargo anterior para poder assumir o novo.
trabalhar nos dois cargos, sem declarar acúmulo.
entrar em exercício no novo cargo e licenciar-se, com proventos, da atividade anterior.
declarar acúmulo de cargos, mesmo com horários conflitantes.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Ainda é recorrente crianças e adolescentes que saem do interior ou de lugares pouco privilegiados para cuidar de outras crianças ou fazer trabalhos domésticos em casas de família. São, muitas vezes, tirados de suas casas, do convívio com suas famílias, com a promessa de receberem educação e uma vida melhor.
Essa situação é configurada como
uma forma de garantir uma sobrevivência digna.
uma oportunidade de aprendizagem para crianças e jovens carentes.
trabalho doméstico, previsto em lei e, portanto, legal.
transgressão dos direitos da criança e do adolescente.
um incentivo da sociedade civil para a melhoria das condições de vida dos menos privilegiados.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Uma creche municipal funciona dentro de containers sem qualquer revestimento em suas divisórias, além de tinta a óleo. Em dias de sol, a temperatura atingida pelas paredes chega a impedir que se toque nelas; a ventilação (natural e/ou artificial) mostra-se insuficiente para combater o calor excessivo; existe infiltração de água e goteiras em vários locais (inclusive berçários); a creche costuma ser freqüentada por anfíbios (sapos e pererecas) e animais peçonhentos (cobras e aranhas). As pererecas costumam entrar pelo ralo da cuba onde se banham os bebês.
Essa situação denota a
observância dos direitos das crianças, garantindo-lhes o bem estar e a segurança necessária para seu pleno desenvolvimento.
salvaguarda dos direitos da criança, inegavelmente contemplados no oferecimento de vagas na Educação Infantil, mesmo que em container.
violação dos direitos fundamentais das crianças na medida em que a Prefeitura oferece uma creche sem as mínimas condições de abrigo e proteção.
efetivação de políticas sociais públicas que permitem o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
adoção de medidas urgentes e prioritárias para garantir a sobrevivência digna dos menores, em consonância com a legislação em vigor e em especial com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
A professora Ana, da 1ª série do Ensino Fundamental, recebeu em sua sala Vitor, portador de deficiên cia auditiva. A professora, comentando com suas colegas sua "má sorte" em receber um aluno de inclusão, argumentou que não era obrigada a agüentar esse tipo de aluno em sua sala de aula. Conforme a legislação pertinente, ao fazer esse tipo de comentário, Ana está
correta, tendo em vista não ter formação adequada para trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais.
equivocada, pois a oferta de educação especial é dever constitucional do Estado e deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.
certa, já que alunos portadores de necessidades especiais devem ser atendidos preferencialmente em instituições especializadas.
errada, uma vez que ela é obrigada a aceitar alunos deficientes, mesmo que não seja feito nenhum trabalho pedagógico com eles.
correta, uma vez que o aluno portador de necessidades especiais não conseguirá se beneficiar da inclusão em uma sala regular.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
No dia 08 de maio, Camila registrou em seu diário que uma comissão de mães compareceu à escola, exigindo a presença do diretor, a fim de que pudessem expor sua reivindicação: a expulsão do aluno Flávio, matriculado na 1.ª série do Ensino Fundamental. A representante do grupo alegou que o menino era extremamente agressivo, provocava brigas e batia nos colegas freqüentemente e as outras crianças já estavam ficando com medo de freqüentar a escola. O diretor, nesse caso, deve
acatar a reivindicação do grupo e afastar o aluno da instituição.
explicar que a criança tem direito garantido por lei ao acesso e permanência na escola.
encaminhar o pequeno infrator à Vara da Criança e da Juventude.
chamar o aluno para conversar com o grupo de mães.
ouvir as reclamações, lavrar uma ocorrência e encaminhála aos órgãos superiores.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Uma das atribuições do auxiliar de educação é atender ao público na secretaria da escola e realizar atividades correlatas. Assim, Camila atendeu a mãe de Larissa, que estava procurando vaga para matricular sua filha na Educação Infantil. De imediato, ela percebeu que Larissa tinha deficiência visual.
Diante da situação e dos textos legais, a auxiliar de educação deve
solicitar os documentos de praxe a fim de efetivar a matrícula.
encaminhar mãe e filha ao diretor da creche, pois é o único funcionário da escola que pode atender esse tipo de caso.
indicar uma escola que possua classe especial.
informar que a creche não possui profissional habilitado para atender Larissa.
pedir que a mãe retorne mais tarde, para que outro funcionário verifique a existência de vagas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Ao chegar à unidade escolar, Camila foi recebida pelo diretor que lhe explicou, que uma das atribuições do auxiliar de educação, dentre outras, é
executar as atribuições típicas do seu cargo e os trabalhos para os quais foi incumbida, de forma eficaz e eficiente.
atender, de acordo com sua disponibilidade, as requisições de documentos destinados à defesa da Fazenda Municipal.
executar atividades de suporte à gestão administrativa escolar, conforme procedimentos, normas e necessidades das diferentes áreas de atuação.
desenvolver atividades de controle interno e externo, incluindo situações que exijam conhecimento de natureza administrativa e organizacional.
prever, planejar, executar e avaliar ações educativas e de cuidados para as diversas faixas etárias, cumprindo o disposto na proposta pedagógica da escola.
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