Questões de Psicologia

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Na visão de Chiavenato (1999), o ponto nevrálgico capaz de determinar se uma empresa está capacitada para desafiar e vencer uma concorrência é a:

  • A.

    existência de uma adequada estrutura organizacional.

  • B.

    oferta de produtos e serviços excelentes.

  • C.

    prática de processos racionais de trabalho.

  • D.

    utilização de recursos tecnológicos de ponta.

  • E.

    qualidade das pessoas que nela trabalham.

Malta Campos (In: Patto, 1984) afirma que, "se as forças econômicas e sociais atuam no sentido da deterioração da qualidade de vida de grandes parcelas da população, não há de ser a pré-escola ou a creche que poderão inverter o sentido e as conseqüências deste processo". Para minimizar as desvantagens, a privação e a exclusão das camadas oprimidas da população, ela sugere:

  • A.

    o atendimento psicológico das crianças com déficits cognitivos e distúrbios emocionais que prejudicam seu bom desempenho escolar.

  • B.

    o acompanhamento das famílias, para que possam proporcionar às suas crianças os estímulos ambientais necessários a seu pleno desenvolvimento.

  • C.

    a integração dos programas de atendimento nas áreas de saúde, nutrição, grupos de pais e escolarização, realmente efetivos e com equipes profissionais atuantes.

  • D.

    o atendimento dessas populações por profissionais que trabalhem sob o foco da disciplina de sua competência.

De acordo com Robbins & Finley (1998), as expectativas que cercam, hoje em dia, o trabalho em equipe não passam de um mito porque:

  • A.

    o grande desafio é se obter a sinergia.

  • B.

    os conflitos de personalidade entre os membros são difíceis de administrar.

  • C.

    os setores organizacionais não podem ser considerados equipes.

  • D.

    as equipes são intrinsecamente inferiores aos indivíduos.

  • E.

    as equipes não podem substituir a incompetência individual.

Para Patto, a formação do psicólogo que atuará junto às classes oprimidas deve contemplar os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    O estudo voltado para a reeducação dessas populações que tenha o objetivo de incluí-las e integrá-las à sociedade.

  • B.

    A formulação de um corpo de conhecimento sobre a dimensão psicológica dos integrantes dessas classes sociais.

  • C.

    Uma compreensão da classe operária e das populações" marginais" e uma interação com elas sem estereótipos ou preconceitos.

  • D.

    Uma observação orientada antropologicamente para o real conhecimento das condições pessoais dos membros dessas populações.

Entre os diversos aspectos manifestados pelos membros, capazes de tornar uma equipe eficaz, Robbins & Finley (1998) destacam:

  • A.

    sentir orgulho por pertencer a uma equipe de vencedores.

  • B.

    conciliar as necessidades individuais e as da equipe.

  • C.

    desempenhar qualquer papel existente na equipe.

  • D.

    manter o domínio da autoridade sem discussão.

  • E.

    escolher as pessoas certas para trabalharem juntas.

Patto (1984) afirma que as populações excluídas, marginalizadas, "não integradas", mantêm uma relação de "participação-exclusão" com a sociedade a que pertencem, garantindo a acumulação de capital e a riqueza da camada que as oprime. Assim, de acordo com essa autora, a atuação do psicólogo, no nível escolar, institucional ou terapêutico, deve focalizar:

  • A.

    a avaliação psicológica do potencial cognitivo dessas populações, a fim de propor intervenções.

  • B.

    um objetivo claramente definido e uma visão crítica sobre o seu papel junto às populações "marginais".

  • C.

    a utilização de programas de educação compensatórios, a fim de diminuir as diferenças educacionais e minimizar "a probabilidade de que a pobreza seja auto-perpetuadora".

  • D.

    a intervenção junto às famílias, para que propiciem os estímulos adequados ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças.

Uma das razões pelas quais as equipes não conseguem ser eficazes deve-se, na maioria das vezes, à incapacidade dos seus membros de se comprometerem com o coletivo. Segundo Robbins & Finley (1998), uma solução, nestes casos, seria o responsável (coordenador):

  • A.

    ganhar a confiança dos membros da equipe.

  • B.

    criar uma agenda oculta.

  • C.

    aumentar o feedback das informações.

  • D.

    identificar a fonte de bloqueios.

  • E.

    modificar a cultura antiequipe.

Um grupo se distingue de um agrupamento por ser constituído de um conjunto de pessoas que:

  • A.

    compartilham o mesmo espaço.

  • B.

    possuem um objetivo comum.

  • C.

    manifestam livremente as emoções.

  • D.

    respeitam normas de convivência.

  • E.

    conseguem uma unidade nas respostas.

Na visão de Zimerman (2000), um psicólogo organizacional, ao desejar trabalhar os problemas de relacionamento interpessoal identificados nos diferentes setores de sua organização, deve utilizar a estratégia de grupo:

  • A.

    de auto-ajuda.

  • B.

    de apoio.

  • C.

    de reflexão.

  • D.

    operativo.

  • E.

    Balint.

Na concepção de Bion, citado por Zimerman (2000), a formação de um grupo de trabalho é um fenômeno que ocorre em qualquer campo grupal, sendo o responsável pela(o):

  • A.

    realização da tarefa proposta.

  • B.

    manifestação do inconsciente grupal.

  • C.

    emergência da afetividade compartilhada.

  • D.

    resistência à integração grupal.

  • E.

    aparecimento do processo de ressonância.

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