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Um dos maiores desafios para as organizações tem sido lidar com os problemas de motivação de seus integrantes, principalmente dos que ganham salários baixos e têm poucas oportunidades de aumentar seus rendimentos, mesmo com as promoções. Segundo Robbins (2002), algumas experiências recentes apontam para resultados positivos alcançados por intermédio de estratégias que procuram investir nas demandas destes funcionários, tais como:
aumentar, gradativamente, as responsabilidades por outras atividades, consideradas de maior status.
adotar um programa de padronização visando à simplificação de todas as tarefas.
elevar a auto-estima, através de um programa de reconhecimento aos que forem considerados mais produtivos.
dar prioridade de matrícula nos cursos oferecidos aos que mais se destacarem no desempenho de seus diferentes papéis.
dar maior atenção aos interesses particulares dos indivíduos.
Segundo Robbins (2002), a percepção geral que os membros de uma organização fazem do grau de tolerância ao risco existente, da ênfase atribuída ao trabalho em equipe ou do desempenho individual e/ou coletivo são elementos constitutivos do fenômeno denominado:
clima organizacional.
inconsciente organizacional.
cultura organizacional.
campo organizacional.
contexto organizacional.
Sexo, raça, preferência sexual, nacionalidade, idade são alguns dos elementos que compõem a diversidade cultural presente nas organizações, e são fontes, na maioria das vezes, de preconceitos e conflitos que dificultam a integração e produção organizacional. Segundo Torres & Pérez-Neha, in Zanelli et alli (2002), para enfrentar este desafio é necessária a adoção de programas e estratégias organizacionais que estimulem a tolerância e:
valorizem as diferenças.
promovam a igualdade.
respeitem os mais fracos.
eliminem as hierarquias.
punam os preconceitos.
Alguns papéis profissionais exigem daqueles que os exercem uma constante exibição artificial de emoções, que acabam por bloquear sua livre manifestação de emoções autênticas, como tem sido observado, por exemplo, em comissários de bordo, atendentes e operadores de teleatendimento. Tal fenômeno, segundo Gondim & Siqueira, in Zanelli et alli (2002), denomina-se:
coartação profissional.
conformismo organizacional.
flexibilidade cultural.
trabalho emocional.
resiliência funcional.
Acerca dos fatores estressantes do trabalho e estratégias de mediação, julgue os itens a seguir.
Considere que uma pessoa tenha sido contratada para comandar uma loja, mas não tenha recebido instruções ou direcionamento para executar a função. Nessa situação, o conflito de papéis será vivenciado por esse gerente.Para Spector (2002), a desvantagem do uso da entrevista na seleção de pessoal em relação ao formulário de pedido de emprego está na(o):
possibilidade de o entrevistador influenciar as respostas do entrevistado
possibilidade de o entrevistado camuflar suas atitudes em relação ao trabalho pretendido.
necessidade de o entrevistador inferir na conveniência do candidato para a função.
descoberta de que as decisões de contratação dos entrevistadores estão relacionadas ao nível de atração exercida pelo candidato.
fato de que a entrevista é considerada uma amostra do comportamento interpessoal.
Acerca dos fatores estressantes do trabalho e estratégias de mediação, julgue os itens a seguir.
As estratégias de mediação visam responder de maneira mais adequada à diversidade de contradições que caracteriza o custo humano do trabalho, o que pode, muitas vezes, superar efeitos nocivos das condições de trabalho.Segundo Spector (2002), tem havido, em muitos países, um número crescente de ações judiciais contra diferentes organizações, acusadas de discriminação, pelo fato de que se valeram dos resultados obtidos através de sistemas de avaliação de desempenho para fins de promoção ou demissão. Entre as várias medidas sugeridas, capazes de tornar os sistemas de avaliação de desempenho, passíveis de defesa legal, encontra-se a de:
evitar que os funcionários de desempenho insatisfatório sejam avaliados por seus pares.
desenvolver programas de integração entre os funcionários, antes de se promover a avaliação.
controlar a manifestação dos erros de distribuição, de intolerância e de acomodação, por parte dos avaliadores.
adotar critérios objetivos que impeçam que os efeitos positivos, negativos e as expectativas dos avaliadores interfiram na avaliação.
fornecer assistência e aconselhamento aos funcionários que apresentarem desempenho insatisfatório, antes de qualquer decisão.
Quanto a técnicas de entrevista e aconselhamento, julgue os itens que se seguem. O aconselhamento é definido pela devolução de resultados de avaliações feitas por testes ou por entrevistas clínicas, quando o psicólogo oferece sugestões e técnicas para enfrentamento de problemas e adequação de condutas.
Na perspectiva de Muchinsky (2004), um dos pressupostos no qual se baseia a estratégia de avaliação 360 graus é de que:
a discrepância entre os avaliadores é indesejável porque reduz a confiabilidade da avaliação.
a percepção das discrepâncias entre a nossa maneira de nos ver e a maneira como os outros nos vêem melhora a nossa auto-percepção.
as auto-avaliações são importantes porque as pessoas tendem a fazer julgamentos sobre si irrelevantes para o seu desempenho.
o feedback negativo e as discrepâncias tendem a produzir reações negativas entre os avaliados.
o propósito de uma avaliação adequada deve ser o de estabelecer, comunicar e implementar uma meta ou visão.
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