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Uma das tendências atuais no campo da gestão de pessoas é a de se investir em processos de empoderamento (empowerment), visando a:
fortalecer o poder das chefias.
desenvolver o autogerenciamento das equipes.
estimular a construção do poder pessoal
atribuir maiores responsabilidades ao escalão gerencial.
incentivar a utilização do poder especializado.
Num campo organizacional, as crenças não confirmadas, geralmente não explicitadas e aceitas sem qualquer análise prévia, denominam-se:
cultura organizacional.
contracultura organizacional.
mito organizacional.
símbolos da organização.
ritos da organização.
Segundo a Teoria da Atribuição, a solução para um trabalhador continuar mantendo um desempenho adequado no exercício de seu papel, embora acredite estar recebendo menos recompensa do que os demais colegas, é:
reivindicar uma melhoria de sua qualificação.
aumentar a quantidade e qualidade de seu trabalho
encontrar satisfação pelo seu desempenho.
conseguir racionalizar a iniqüidade
lutar por uma iniqüidade positiva
Segundo Robbins (2002), um dos atributos mais estudados e considerados hoje em dia e que constitui a base da liderança é a:
inteligência.
comunicação.
confiança.
organização.
honestidade.
Segundo Robbins & Finley (1997), existe uma certa incoerência quanto às expectativas que as organizações nutrem em relação ao trabalho em equipe e às práticas utilizadas para reconhecimento e recompensas, cuja ênfase é eminentemente individualista. Embora alguns estudiosos afirmem que as equipes não deveriam decidir sobre seu próprio sistema de recompensas, as experiências têm demonstrado que vale a pena atribuir às equipes algumas responsabilidades, entre estas a de definir as formas de:
participação acionária.
participação nos lucros.
ascensão funcional.
escolha dos benefícios.
hierarquia salarial.
Segundo Robbins & Finley (1997), a confiança desgastada nos líderes de equipes é uma das dificuldades mais freqüentes que impedem as equipes de funcionar. Entre as estratégias para conquistar a confiança, sugerem:
estabelecer um tratamento diferenciado.
investir no empowerment.
ser intransigente com os irresponsáveis.
definir claramente os limites.
proteger os discriminados.
Segundo Zimerman (2000), os grupos operativos institucionais podem ser utilizados para resolver, nas organizações, problemas relacionados à:
definição de metas.
reorientação de valores.
mudança de clima.
prevenção de saúde.
redução de preconceitos.
Segundo Muchinsky (2004), uma das iniciativas de intervenção contra estresse no campo organizacional são os:
programas de avaliação reativa.
grupos de apoio social.
incentivos ao locus de controle.
investimentos em técnicas de auto-controle.
exercícios de gestão do tempo.
Segundo Muchinsky (2004), a estratégia de treinamento na qual o novo funcionário é tutorado, durante um longo tempo, por um funcionário mais experiente denomina-se
aprendizado on-the-job.
método off-site.
sistema aprendiz
rodízio de papéis.
supervisão indireta.
Segundo Davis & Newstrom (1992), os programas de qualidade de vida no trabalho devem basear-se no diagnóstico obtido através da análise de alguns elementos que compõem as dimensões essenciais do trabalho. Entre essas informações encontra-se a análise das percepções que o trabalhador faz da relação entre aquilo que executa e o produto final realizado pelo setor/organização, denominado:
significado do trabalho.
autonomia do trabalho.
variedade das tarefas
identidade das tarefas.
importância das tarefas
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