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Bolsa de empregos é um
processo de seleção que visa a identificar o melhor candidato para uma vaga.
organismo governamental ou sindical destinado a centralizar informações sobre os empregados disponíveis no mercado de trabalho.
reflexo do mercado globalizado, que proporciona aos candidatos desempregados escolherem a melhor oportunidade de emprego existente no mercado de trabalho.
mecanismo de recrutamento interno.
conjunto de oportunidades de trabalho existente no mercado de trabalho.
O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização
atrai candidatos do mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo.
mantém contato com o mercado de trabalho para realizar pesquisas de satisfação dos seus empregados.
investe na sua imagem para adquirir conhecimentos sobre sua performance perante o ambiente externo.
busca identificar o potencial dos candidatos presentes por meio da aplicação de testes psicológicos.
procura identificar as necessidades dos seus clientes.
O principal cuidado a ser observado no emprego de testes psicomotores é verificar se
existem normas de classificação para grupo.
os aparelhos estão calibrados.
o candidato entendeu as instruções.
podem ser usados em conjunto com outros testes.
foram validados para o cargo.
São exemplos de testes de personalidade:
G.36, D.48, Pfister e CIA.
Raven, PMK, Wartegg e INV.
Zulliger, TAT, Pfister e PMK.
Wartegg, Figura Humana, Raven e G.36.
Raven, D.48, INV e Árvore.
As técnicas expressivas NÃO podem ser consideradas como testes psicológicos porque
não supõem uma situação padronizada para o sujeito, nem possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo.
não supõem uma situação padronizada para o sujeito, embora possibilitem uma avaliação quantitativa.
supõem uma situação padronizada para o sujeito, mas não possibilitam uma avaliação por parte do psicólogo.
supõem uma situação padronizada para o sujeito e possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo.
supõem uma situação padronizada para o sujeito e possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo, além do que as medidas de precisão têm valores muito baixos.
Ao comparar a entrevista psicológica aberta com a anamnese, pode-se concluir que
na primeira existe um campo não configurado, enquanto na segunda existe um campo configurado.
na primeira o entrevistador controla e dirige o campo, enquanto na segunda o entrevistador controla o campo e o entrevistado o dirige.
as duas partem da premissa de que o paciente conhece sua vida e está capacitado a fornecer dados sobre ela.
a finalidade da primeira é investigar e atuar sobre parte da personalidade do entrevistado e a da segunda é compilar os dados sobre este.
as duas envolvem uma observação objetiva das condutas do entrevistado, no decorrer da entrevista.
A concepção psicanalítica da personalidade, entre outros aspectos, enfatiza
existencialismo e psicodinâmica.
livre arbítrio e psicodinâmica.
psicodinâmica e fenomenologia.
humanismo e psicodinâmica.
psicodinâmica e determinismo.
A orientadora educacional de uma escola, percebendo que um aluno de treze anos de idade estava isolando-se dos demais alunos e apresentando mais agressividade e introversão, resolveu encaminhá-lo a uma consulta com Tícia, sua amiga psicóloga que trabalha na rede pública de saúde. Atendendo ao pedido da amiga, Tícia iniciou sessões de psicodiagnóstico com o aluno, utilizando uma técnica projetiva à qual teve acesso por meio de manuais e que se propõe a investigar a ocorrência de maus-tratos em crianças e adolescentes. O pai do aluno, ao saber das consultas, procurou Tícia, a fim de conhecer o conteúdo das sessões. Alegando questões de ética profissional, a psicóloga negou-se a fornecer qualquer informação ao pai sem o expresso consentimento do aluno.
Diante dessa situação hipotética e com base na legislação em vigor e no código de ética, julgue os itens subseqüentes.Tratando-se de encaminhamento de adolescente feito por terceiros — orientadora educacional —, caberia à psicóloga contatar os pais do aluno antes de iniciar o atendimento.
A orientadora educacional de uma escola, percebendo que um aluno de treze anos de idade estava isolando-se dos demais alunos e apresentando mais agressividade e introversão, resolveu encaminhá-lo a uma consulta com Tícia, sua amiga psicóloga que trabalha na rede pública de saúde. Atendendo ao pedido da amiga, Tícia iniciou sessões de psicodiagnóstico com o aluno, utilizando uma técnica projetiva à qual teve acesso por meio de manuais e que se propõe a investigar a ocorrência de maus-tratos em crianças e adolescentes. O pai do aluno, ao saber das consultas, procurou Tícia, a fim de conhecer o conteúdo das sessões. Alegando questões de ética profissional, a psicóloga negou-se a fornecer qualquer informação ao pai sem o expresso consentimento do aluno.
Diante dessa situação hipotética e com base na legislação em vigor e no código de ética, julgue os itens subseqüentes.Tícia procedeu corretamente ao não revelar qualquer dado do adolescente ao pai sem que o cliente manifestasse seu consentimento.
O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.
Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.Seria interessante introduzir na administração de pessoas técnicas como o brainstorming, que auxilia na resolução de problemas e caracteriza-se pela exposição e imediata avaliação sistemática das idéias apresentadas pelos membros de um grupo de trabalho.
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