Questões de Psicologia

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Bolsa de empregos é um

  • A.

    processo de seleção que visa a identificar o melhor candidato para uma vaga.

  • B.

    organismo governamental ou sindical destinado a centralizar informações sobre os empregados disponíveis no mercado de trabalho.

  • C.

    reflexo do mercado globalizado, que proporciona aos candidatos desempregados escolherem a melhor oportunidade de emprego existente no mercado de trabalho.

  • D.

    mecanismo de recrutamento interno.

  • E.

    conjunto de oportunidades de trabalho existente no mercado de trabalho.

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização

  • A.

    atrai candidatos do mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo.

  • B.

    mantém contato com o mercado de trabalho para realizar pesquisas de satisfação dos seus empregados.

  • C.

    investe na sua imagem para adquirir conhecimentos sobre sua performance perante o ambiente externo.

  • D.

    busca identificar o potencial dos candidatos presentes por meio da aplicação de testes psicológicos.

  • E.

    procura identificar as necessidades dos seus clientes.

O principal cuidado a ser observado no emprego de testes psicomotores é verificar se

  • A.

    existem normas de classificação para grupo.

  • B.

    os aparelhos estão calibrados.

  • C.

    o candidato entendeu as instruções.

  • D.

    podem ser usados em conjunto com outros testes.

  • E.

    foram validados para o cargo.

São exemplos de testes de personalidade:

  • A.

    G.36, D.48, Pfister e CIA.

  • B.

    Raven, PMK, Wartegg e INV.

  • C.

    Zulliger, TAT, Pfister e PMK.

  • D.

    Wartegg, Figura Humana, Raven e G.36.

  • E.

    Raven, D.48, INV e Árvore.

As técnicas expressivas NÃO podem ser consideradas como testes psicológicos porque

  • A.

    não supõem uma situação padronizada para o sujeito, nem possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo.

  • B.

    não supõem uma situação padronizada para o sujeito, embora possibilitem uma avaliação quantitativa.

  • C.

    supõem uma situação padronizada para o sujeito, mas não possibilitam uma avaliação por parte do psicólogo.

  • D.

    supõem uma situação padronizada para o sujeito e possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo.

  • E.

    supõem uma situação padronizada para o sujeito e possibilitam uma avaliação quantitativa por parte do psicólogo, além do que as medidas de precisão têm valores muito baixos.

Ao comparar a entrevista psicológica aberta com a anamnese, pode-se concluir que

  • A.

    na primeira existe um campo não configurado, enquanto na segunda existe um campo configurado.

  • B.

    na primeira o entrevistador controla e dirige o campo, enquanto na segunda o entrevistador controla o campo e o entrevistado o dirige.

  • C.

    as duas partem da premissa de que o paciente conhece sua vida e está capacitado a fornecer dados sobre ela.

  • D.

    a finalidade da primeira é investigar e atuar sobre parte da personalidade do entrevistado e a da segunda é compilar os dados sobre este.

  • E.

    as duas envolvem uma observação objetiva das condutas do entrevistado, no decorrer da entrevista.

A concepção psicanalítica da personalidade, entre outros aspectos, enfatiza

  • A.

    existencialismo e psicodinâmica.

  • B.

    livre arbítrio e psicodinâmica.

  • C.

    psicodinâmica e fenomenologia.

  • D.

    humanismo e psicodinâmica.

  • E.

    psicodinâmica e determinismo.

A orientadora educacional de uma escola, percebendo que um aluno de treze anos de idade estava isolando-se dos demais alunos e apresentando mais agressividade e introversão, resolveu encaminhá-lo a uma consulta com Tícia, sua amiga psicóloga que trabalha na rede pública de saúde. Atendendo ao pedido da amiga, Tícia iniciou sessões de psicodiagnóstico com o aluno, utilizando uma técnica projetiva à qual teve acesso por meio de manuais e que se propõe a investigar a ocorrência de maus-tratos em crianças e adolescentes. O pai do aluno, ao saber das consultas, procurou Tícia, a fim de conhecer o conteúdo das sessões. Alegando questões de ética profissional, a psicóloga negou-se a fornecer qualquer informação ao pai sem o expresso consentimento do aluno.

Diante dessa situação hipotética e com base na legislação em vigor e no código de ética, julgue os itens subseqüentes.

Tratando-se de encaminhamento de adolescente feito por terceiros — orientadora educacional —, caberia à psicóloga contatar os pais do aluno antes de iniciar o atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A orientadora educacional de uma escola, percebendo que um aluno de treze anos de idade estava isolando-se dos demais alunos e apresentando mais agressividade e introversão, resolveu encaminhá-lo a uma consulta com Tícia, sua amiga psicóloga que trabalha na rede pública de saúde. Atendendo ao pedido da amiga, Tícia iniciou sessões de psicodiagnóstico com o aluno, utilizando uma técnica projetiva à qual teve acesso por meio de manuais e que se propõe a investigar a ocorrência de maus-tratos em crianças e adolescentes. O pai do aluno, ao saber das consultas, procurou Tícia, a fim de conhecer o conteúdo das sessões. Alegando questões de ética profissional, a psicóloga negou-se a fornecer qualquer informação ao pai sem o expresso consentimento do aluno.

Diante dessa situação hipotética e com base na legislação em vigor e no código de ética, julgue os itens subseqüentes.

Tícia procedeu corretamente ao não revelar qualquer dado do adolescente ao pai sem que o cliente manifestasse seu consentimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.

Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Seria interessante introduzir na administração de pessoas técnicas como o brainstorming, que auxilia na resolução de problemas e caracteriza-se pela exposição e imediata avaliação sistemática das idéias apresentadas pelos membros de um grupo de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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