Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.

Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Para manter a coesão de um grupo de trabalho, é preciso que a maioria das pessoas esteja fortemente motivada a permanecer nele.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.

Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Em uma equipe, cada membro executa seu trabalho com início, meio e fim, visando objetivos inter-relacionados, mas de modo individual e independente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.

Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

O conceito de grupo de trabalho é o mesmo que o de equipe e ambos designam um conjunto de pessoas que trabalham juntas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.

Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Na situação em apreço, para se redefinir o funcionamento da secretaria de modo que esta passe a formar uma equipe e não mais um grupo de trabalho, considerando a necessidade de maior produtividade, é necessário avaliar cuidadosamente as chamadas perdas no processo. Essas perdas são as atividades que não se relacionam diretamente com a produção ou o alcance dos objetivos, mas com o funcionamento das relações interpessoais na equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista ético, quando são analisados os instrumentos usados pela psicologia aplicada à administração, uma das críticas existentes é a de que a mesma está fundamentada e comprometida com uma moralidade positivista. Isto significa que

  • A.

    a ética discursiva defende o respeito à dignidade humana, à emancipação e à cidadania de todos os indivíduos.

  • B.

    há um processo de coerção no ambiente organizacional que atua no nível social, preservando, porém, a identidade individual.

  • C.

    o indivíduo, como membro da organização, transforma- se em um ser que deve se adequar às normas estabelecidas por ela e respeitá-las.

  • D.

    o meio social da organização tem a função de permitir ou de barrar a formação da consciência moral pelo indivíduo.

  • E.

    há uma exacerbação da possibilidade de os indivíduos tomarem consciência das conseqüências das normas e padrões propostos pela organização.

Quando se busca o desenvolvimento de um grupo, de modo a lhe possibilitar uma atuação mais saudável e criativa, aquele que desempenha o papel de facilitador deve

  • A.

    definir com clareza as formas de comunicação e os procedimentos a serem seguidos pelo grupo durante o processo de trabalho.

  • B.

    impedir que as animosidades existentes entre os participantes sejam apresentadas objetivamente.

  • C.

    dirigir a ação grupal para que os integrantes não se sintam perdidos na realização de reuniões ou outras atividades.

  • D.

    buscar a ruptura de estereotipias de conduta que estejam presentes no acontecer grupal.

  • E. intervir de modo a evitar que os participantes façam referências a situações passadas que tenham causado mal-estar no grupo.

A análise das relações interpessoais nos grupos deve ser efetuada a partir de alguns parâmetros, tais como: comunicação, pertença, cooperação, pertinência, aprendizagem. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta uma afirmação incorreta sobre determinado parâmetro.

  • A.

    Aprendizagem: refere-se à superação de contradições e à criatividade no enfrentamento de obstáculos.

  • B.

    Pertença: diz respeito ao grau de identificação entre os integrantes, bem como desses com a tarefa prescrita.

  • C.

    Pertinência: envolve aspectos relativos à produção grupal como, por exemplo, a objetividade e a qualidade das ações dos integrantes.

  • D.

    Comunicação: compreende os aspectos explícitos e implícitos, verbais e não verbais, que se revelam na interação grupal.

  • E.

    Cooperação: caracteriza a disposição positiva ou negativa perante outros membros do grupo, ou seja, atrações e rejeições presentes.

Segundo a concepção de liderança como propriedade do grupo, ou liderança contingencial, não se pode afirmar que

  • A.

    os atos de liderança são enfatizados e não as características físicas, intelectuais e de personalidade do líder.

  • B.

    diferentes grupos necessitam de diferentes estilos de liderança e diferentes membros do grupo podem exercer a liderança.

  • C.

    os líderes tendem a apresentar os mesmos traços psicológicos, independentemente dos dados da situação e da cultura grupal.

  • D.

    o exercício da liderança no grupo, de forma a levá-lo ao alcance de seus objetivos, não se apóia basicamente nas características do líder.

  • E.

    tal concepção possibilita e integra a contribuição dos membros da organização, dificultando o controle por parte do corpo dirigente.

No que diz respeito ao plano de carreira, pode-se afirmar que

  • A.

    compreende a indicação, pela empresa, de posições consideradas de grande importância para o sucesso organizacional, de tal modo que seus ocupantes devam ser escolhidos e preparados de modo especial.

  • B.

    refere-se ao planejamento efetuado pela organização, que permite identificar empregados para ocuparem, no futuro, posições de maior complexidade e responsabilidade.

  • C.

    abrange a escolha, pelos empregados, daqueles que deverão ocupar, a médio ou longo prazo, posições de maior conteúdo ou gerenciais.

  • D. compreende o planejamento da carreira do indivíduo, a partir de uma formação profissional básica, geralmente identificada com uma "vocação profissional", e que leva em conta seus objetivos e aspirações.
  • E. envolve a definição das admissões, demissões e treinamentos a serem efetuados em determinado período de tempo.

Existem diferentes níveis de avaliação das atividades de treinamento. Um deles é a avaliação de resultados, que se caracteriza por

  • A.

    verificar o que foi assimilado pelas pessoas treinadas durante o módulo de treinamento, comparativamente ao resultado que se vinha obtendo antes do mesmo.

  • B.

    compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o módulo de treinamento foi realizado.

  • C.

    efetuar uma comparação entre os períodos pré e póstreinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo, etc.

  • D.

    analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, conseqüentemente, na cultura organizacional.

  • E.

    comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...