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O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.
Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.Para manter a coesão de um grupo de trabalho, é preciso que a maioria das pessoas esteja fortemente motivada a permanecer nele.
O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.
Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.Em uma equipe, cada membro executa seu trabalho com início, meio e fim, visando objetivos inter-relacionados, mas de modo individual e independente.
O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.
Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.O conceito de grupo de trabalho é o mesmo que o de equipe e ambos designam um conjunto de pessoas que trabalham juntas.
O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.
Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.Na situação em apreço, para se redefinir o funcionamento da secretaria de modo que esta passe a formar uma equipe e não mais um grupo de trabalho, considerando a necessidade de maior produtividade, é necessário avaliar cuidadosamente as chamadas perdas no processo. Essas perdas são as atividades que não se relacionam diretamente com a produção ou o alcance dos objetivos, mas com o funcionamento das relações interpessoais na equipe.
Do ponto de vista ético, quando são analisados os instrumentos usados pela psicologia aplicada à administração, uma das críticas existentes é a de que a mesma está fundamentada e comprometida com uma moralidade positivista. Isto significa que
a ética discursiva defende o respeito à dignidade humana, à emancipação e à cidadania de todos os indivíduos.
há um processo de coerção no ambiente organizacional que atua no nível social, preservando, porém, a identidade individual.
o indivíduo, como membro da organização, transforma- se em um ser que deve se adequar às normas estabelecidas por ela e respeitá-las.
o meio social da organização tem a função de permitir ou de barrar a formação da consciência moral pelo indivíduo.
há uma exacerbação da possibilidade de os indivíduos tomarem consciência das conseqüências das normas e padrões propostos pela organização.
Quando se busca o desenvolvimento de um grupo, de modo a lhe possibilitar uma atuação mais saudável e criativa, aquele que desempenha o papel de facilitador deve
definir com clareza as formas de comunicação e os procedimentos a serem seguidos pelo grupo durante o processo de trabalho.
impedir que as animosidades existentes entre os participantes sejam apresentadas objetivamente.
dirigir a ação grupal para que os integrantes não se sintam perdidos na realização de reuniões ou outras atividades.
buscar a ruptura de estereotipias de conduta que estejam presentes no acontecer grupal.
A análise das relações interpessoais nos grupos deve ser efetuada a partir de alguns parâmetros, tais como: comunicação, pertença, cooperação, pertinência, aprendizagem. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta uma afirmação incorreta sobre determinado parâmetro.
Aprendizagem: refere-se à superação de contradições e à criatividade no enfrentamento de obstáculos.
Pertença: diz respeito ao grau de identificação entre os integrantes, bem como desses com a tarefa prescrita.
Pertinência: envolve aspectos relativos à produção grupal como, por exemplo, a objetividade e a qualidade das ações dos integrantes.
Comunicação: compreende os aspectos explícitos e implícitos, verbais e não verbais, que se revelam na interação grupal.
Cooperação: caracteriza a disposição positiva ou negativa perante outros membros do grupo, ou seja, atrações e rejeições presentes.
Segundo a concepção de liderança como propriedade do grupo, ou liderança contingencial, não se pode afirmar que
os atos de liderança são enfatizados e não as características físicas, intelectuais e de personalidade do líder.
diferentes grupos necessitam de diferentes estilos de liderança e diferentes membros do grupo podem exercer a liderança.
os líderes tendem a apresentar os mesmos traços psicológicos, independentemente dos dados da situação e da cultura grupal.
o exercício da liderança no grupo, de forma a levá-lo ao alcance de seus objetivos, não se apóia basicamente nas características do líder.
tal concepção possibilita e integra a contribuição dos membros da organização, dificultando o controle por parte do corpo dirigente.
No que diz respeito ao plano de carreira, pode-se afirmar que
compreende a indicação, pela empresa, de posições consideradas de grande importância para o sucesso organizacional, de tal modo que seus ocupantes devam ser escolhidos e preparados de modo especial.
refere-se ao planejamento efetuado pela organização, que permite identificar empregados para ocuparem, no futuro, posições de maior complexidade e responsabilidade.
abrange a escolha, pelos empregados, daqueles que deverão ocupar, a médio ou longo prazo, posições de maior conteúdo ou gerenciais.
Existem diferentes níveis de avaliação das atividades de treinamento. Um deles é a avaliação de resultados, que se caracteriza por
verificar o que foi assimilado pelas pessoas treinadas durante o módulo de treinamento, comparativamente ao resultado que se vinha obtendo antes do mesmo.
compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o módulo de treinamento foi realizado.
efetuar uma comparação entre os períodos pré e póstreinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo, etc.
analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, conseqüentemente, na cultura organizacional.
comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.
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