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Todo sistema de avaliação tende a apresentar algum tipo de problema que pode prejudicar o alcance dos objetivos desejados. No que diz respeito ao aspecto psicológico daquele que avalia, um problema comum é o efeito de halo, que trata de
avaliar um empregado, deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente de trabalho.
valorizar demasiadamente as qualidades potenciais, ou seja, aquelas que poderão ser requeridas para o desempenho em outras funções.
forçar a avaliação em classificações centrais ou medianas, para não se comprometer ou para não enfrentar situações constrangedoras.
privilegiar alguma característica marcante do avaliado, o que dificulta interpretar as demais características com neutralidade e clareza.
levar em conta apenas os fatos acontecidos num curto espaço de tempo anterior ao processo avaliativo.
Seria incorreto afirmar que, ao pesquisar a personalidade, o psicólogo deve
focalizar não apenas um processo psicológico em particular, mas também a interação de diferentes processos.
não apenas estudar o processo da percepção, mas sim, como os indivíduos diferem em suas percepções e como essas diferenças se relacionam.
estudar um todo integrado, por envolver freqüentemente mais que uma compreensão de cada uma das partes.
estudar as características dos indivíduos que são observáveis através do comportamento, ou características tais como processos inconscientes, que são inferidos desse comportamento.
estudar apenas a percepção do indivíduo em seu cotidiano, bem como os aspectos fisiológicos e genéticos, que permitem a adequada pesquisa da personalidade.
Os testes projetivos oferecem ao examinando uma situação pouco estruturada que serve de estímulo à manifestação das suas vivências emocionais, dinamismo psíquico e mecanismos de ajustamento. Os inventários visam à identificação de traços predominantes da personalidade e envolvem um autojulgamento por parte do examinando. As técnicas expressivas procuram investigar as características da personalidade por meio de ações padrões, movimentos corporais e ritmo. Com relação ao exposto, é correto dizer que
os testes projetivos não são estruturados e não apresentam respostas certas ou erradas. Trata-se de uma investigação subjetiva.
os inventários não têm respostas certas ou erradas. Trata-se de uma investigação subjetiva.
as técnicas expressivas não apresentam padronização. Trata-se de uma investigação objetiva.
os estímulos dos testes projetivos são estruturados, embora não ofereçam uma situação estruturada para o examinando.
Tensões, pressões ou outros aspectos num ambiente de trabalho, podem afetar o rendimento, mas o efeito real sobre o indivíduo difere segundo o grau do seu treino e sua técnica. Sendo assim, pode-se afirmar que
o funcionário mais qualificado mantém o seu ritmo de trabalho em situações de tensão e pressão de forma mais fácil que aqueles funcionários especializados há pouco tempo.
suportar as condições de tensão e pressão depende também de treino. Contudo, afeta a saúde dos funcionários.
tanto aquele funcionário que adquiriu a técnica há pouco tempo, como aquele que a desempenha há mais tempo, não serão afetados pelas tensões e pressões do ambiente.
o desempenho do trabalhador em condições de tensão e pressão trará prejuízos para a produção em pouco tempo.
aquele funcionário que não recebeu treinamento adequado à função tenderá a apresentar um desempenho rebaixado sob condições tensas e de pressão.
Os acidentes de trabalho podem ser atribuídos à maior experiência do trabalhador e a algumas características do próprio indivíduo. Sendo assim, as pessoas que exercem a mesma atividade ocupacional há muito tempo, estarão mais propensas a acidentes de trabalho, que aquelas que atuam na função há pouco tempo. Considerando que isso seja verdadeiro, é correto afirmar que
a experiência é um fator de risco profissional e, por essa razão, o trabalhador deve passar por rodízio de atividades constantemente, bem como por reciclagem em prevenção de acidentes
a idade do trabalhador está diretamente relacionada com a possibilidade de risco de acidentes de trabalho.
para se evitar acidentes de trabalho, deve-se desenvolver constantes treinamentos.
o número de acidentes de trabalho depende, além da salubridade do trabalho e do sistema de produção empregado, do fator tempo de experiência.
A qualidade de um teste psicológico depende da sua
nstrução/aplicação.
fundamentação teórica/validade.
aplicação /tempo de execução.
construção/escore.
elaboração/interpretação.
A análise de função busca identificar qualidades pessoais que contribuem para o adequado desenvolvimento ou limitam o sucesso no desempenho de uma dada função. Faz parte desse processo:
entrevistar os funcionários, a eleição de testes de habilidades e de personalidade entre outras estratégias
verificar as habilidades dos funcionários e as exigências da organização para o adequado desempenho da função e aumento de produção.
identificar, junto aos gestores, aqueles funcionários que produzem muito e têm melhores resultados em suas tarefas.
Cultura organizacional é um conjunto de fenômenos resultantes da ação humana, observável dentro das fronteiras de um sistema que se compõe de vários elementos. Assinale a alternativa que melhor descreve uma cultura organizacional.
A tecnologia, o caráter e os preceitos que envolvem autoridade e o conjunto de regulamentações e valores, explícitos e implícitos, que regem a vida organizativa.
As manifestações afetivo-volitivas como alegria, medo, tensão, entusiasmo, carinho e ação.
A produção e o lucro, que visam ao crescimento da organização, bem como o envolvimento da equipe de trabalho nas mais diversas dimensões.
sistema de tecnologia disponível para o processamento da produção, assim como as expectativas frente às metas traçadas.
A formação de uma estrutura que permita a felicidade na relação de trabalho, envolvendo a cooperação entre os funcionários e a qualidade do produto.
Há fatores que concorrem para o ajustamento no trabalho, tais como, condições ambientais adequadas e remuneração compatível com as funções. Entre as afirmações abaixo, assinale a que, ao contrário, promove o desajustamento.
Compreensão e aceitação dos empregados pelos empregadores ou supervisores, bem como pela equipe.
Adequação dos funcionários à função onde possam utilizar seus conhecimentos e habilidades, além de sua criatividade.
Adequado estímulo à competitividade, que enfatize e valorize a superprodução e a contínua orientação de cada funcionário.
Espírito de equipe, que estimula o trabalho, bem como planejamento adequado e cooperação.
Maturidade profissional, que responde pela segurança e serenidade, além de habilidade com que realiza sua tarefa.
Em um processo seletivo pode-se optar por várias estratégias. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que representa a melhor estratégia para a realização de um processo de seleção de executivos.
A técnica de entrevista aberta e o teste das Matrizes Progressivas de Raven-Especial
O teste Zulliger para avaliação da personalidade, combinado a um teste de fator G, como o D70.
O Psicodiagnóstico Miocinético e o teste Columbia para investigação da habilidade mental.
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