Questões de Psicologia

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Para o adequado desenvolvimento de uma coleta de informações, a entrega de questionários fechados é uma estratégia utilizada quando se pretende

  • A.

    obter informações sobre um pequeno grupo, por ser mais eficiente que a entrevista.

  • B. obter dados objetivos de um grupo previamente definido.
  • C.

    identificar aspectos comportamentais e emocionais de qualquer população.

  • D.

    obter informações subjetivas de uma população carente.

  • E.

    verificar os aspectos inconscientes de qualquer população.

A partir do modelo teórico que define motivação como constituída por fontes de necessidades, entende-se que

  • A.

    a motivação desencadeia um estado de tensão desagradável.

  • B.

    a motivação depende exclusivamente de estímulos do meio e envolve a necessidade de saciedade.

  • C.

    as necessidades podem gerar um estado de tensão agradável ou desagradável.

  • D.

    a motivação não é a manifestação das necessidades que o indivíduo apresenta.

  • E.

    as necessidades insatisfeitas poderão diminuir o estado de tensão desagradável.

Assinale a alternativa, que apresenta quatro diferentes métodos de avaliação do desempenho humano nas organizações.

  • A.

    Escalas gráficas; comparação grupal; escolha forçada; 90 graus.

  • B.

    Incidentes críticos; escolha forçada; avaliação por resultados; 360 graus.

  • C.

    Comparação aos pares; escalas gráficas; escolha aleatória; 360 graus.

  • D.

    Avaliação por resultados; incidentes críticos; comparação grupal; 90 graus.

  • E.

    Comparação grupal; escolha forçada; incidentes críticos; 90 graus.

Em geral, o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas adquirem, conhecimentos, desenvolvem atitudes e habilidades em função de objetivos diretamente relacionados à execução de tarefas, refere-se a atividades de

  • A.

    formação.

  • B.

    desenvolvimento.

  • C.

    especialização

  • D.

    aperfeiçoamento.

  • E.

    treinamento.

A respeito de métodos e técnicas de treinamento, é incorreto afirmar que

  • A.

    não existem técnicas melhores ou piores em qualquer circunstância, e sim técnicas mais adequadas ou menos adequadas, em função dos objetivos que se pretenda atingir.

  • B.

    princípios universais de aprendizagem são válidos para situações de sala de aula convencional e para situações de treinamento, resguardados os ajustamentos exigidos pelas condições de aprendizagem e finalidades do programa.

  • C.

    para garantir bons resultados, é importante definir uma postura diante do treinamento (método) e procurar utilizar procedimentos (técnicas) coerentes com essa postura.

  • D.

    a população-alvo e as condições gerais (tempo, material, recursos humanos e financeiros disponíveis, etc.) são fatores pouco relevantes para a determinação dos métodos e técnicas de treinamento.

  • E.

    trabalho em equipe, dramatização, experiência individual em laboratório, debates, jogos, são diferentes meios ou técnicas que podem ser utilizados em situações de treinamento.

A análise de cargos geralmente se concentra em quatro áreas de requisitos, quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo. São eles:

  • A.

    mentais; físicos; responsabilidades envolvidas; condições de trabalho.

  • B.

    formação escolar; responsabilidades envolvidas; saúde; riscos ambientais.

  • C.

    físicos; experiência anterior; atribuições; ambiente de trabalho

  • D.

    mentais; aptidões; atribuições; condições de trabalho.

  • E.

    instrucionais; saúde; responsabilidades; ambiente de trabalho.

As chamadas organizações complexas possuem determinadas características. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma característica desse tipo de organização.

  • A.

    Geralmente são organizações com grande número de integrantes.

  • B.

    Apresentam considerável diferenciação vertical em sua estrutura.

  • C.

    Possuem rotinas pouco padronizadas devido à quantidade de áreas existentes.

  • D.

    Costumam ter também uma organização informal que muitas vezes revela poder e eficácia.

  • E.

    O processo produtivo coloca ênfase sobre as tarefas e não sobre as pessoas.

 A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Freqüentemente as organizações não se modificam de forma a atender às demandas de auto-realização e autoexpressão de seus membros; mantêm-se, em geral, dentro de padrões autocráticos, ou seja,

  • A.

    as pessoas encontram um ambiente favorável à discussão dos problemas organizacionais.

  • B.

    os indivíduos tendem a ficar mais motivados para o trabalho devido à clareza dos objetivos organizacionais.

  • C.

    passa a existir significativo nível de insatisfação entre esses membros, uma vez que os limites de competência não são bem definidos.

  • D.

    os membros da organização ficam menos propensos a responder corretamente ao sistema de punições e recompensas.

  • E.

    o direito de pensar, criar e assumir responsabilidades fica centralizado nos dirigentes da organização.

O sistema de treinamento envolve ações diagnósticas, de planejamento e de avaliação. Podem existir diversos tipos de treinamento, que variam em função da natureza do conteúdo e dos objetivos a serem alcançados. Quanto a esses tipos de treinamento, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O treinamento atitudinal desenvolve competências para resolução de conflitos, uso da criatividade e elaboração de projetos.

  • B.

    O treinamento de integração tem por objetivo aproximar o trabalhador do empregador, dos colegas e dos clientes.

  • C.

    O treinamento técnico-operacional visa ao aperfeiçoamento e à capacitação para o desempenho de um cargo específico.

  • D.

    O treinamento comportamental tem a finalidade de desenvolver atitudes para um relacionamento saudável no trabalho em equipe.

  • E.

    O treinamento técnico busca o desenvolvimento de habilidades específicas para o desempenho de cargos especializados.

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