Questões de Psicologia

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Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A constituição das funções psicológicas superiores requer a internalização de formas culturais de comportamento que envolvam a reconstrução da atividade psicológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a composição de grupos e equipes de trabalho no contexto organizacional compreende-se que

  • A. para compor uma equipe deve-se propor um objetivo a cada participante, estes devem possuir habilidades distintas, mas também capacidade para identificarem-se entre si.
  • B. as equipes de trabalho constituem unidades de desempenho que podem tanto beneficiar quanto prejudicar o desempenho organizacional.
  • C. um grupo de trabalho possui um objetivo comum e agrega trabalhadores que trocam informações, experiências e expectativas e tomam decisões em interação constante.
  • D. sincronia e coesão são duas propriedades imprescindíveis a um grupo de trabalho. A primeira se refere aos ajustes de tempo, a segunda ao trabalho em conjunto.
  • E. a opção por equipes de trabalho, pelos gestores organizacionais, prescinde de planejamento, já que elas estarão sempre alinhadas às necessidades da organização.

Sobre a chamada terceira onda da terapia cognitiva comportamental, são técnicas incorporadas de maneira mais recente, EXCETO:

  • A. ativação comportamental.
  • B. terapia comportamental dialética.
  • C. terapia de aceitação e compromisso.
  • D. dessensibilização sistemática.
  • E. mindfulness.

Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O reconhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais requer do psicólogo uma ação que envolva o estabelecimento de objetivos, a indicação dos sujeitos e dos fenômenos a serem observados, a preocupação com análises globais e a definição do tipo de participação dos observadores e da natureza da observação, se direta e presencial ou por vias indiretas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a Análise Institucional, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Faz distinção entre os conceitos de instituinte e instituído: o instituinte é uma dimensão ou momento do processo de institucionalização em que os sentidos e as ações ainda estão em constituição, trata-se do caráter mais produtivo da instituição; já o instituído é a cristalização, que se confunde com a própria instituição.
  • B. Georges Lapassade é o idealizador do movimento denominado Análise Institucional e propõe uma forma de agir e pensar que deveria mobilizar todos os níveis institucionais ao mesmo tempo.
  • C. Um dos aspectos relevantes da Análise Institucional é que a equipe de analistas institucionais faz parte do processo, fenômeno chamado de “análise da implicação”. Dessa forma, na ocasião de intervenção, a equipe de analistas deve examinar também seus próprios conflitos e contradições.
  • D. Trata-se de uma análise sustentada pelo indivíduo na instituição, que assume a tarefa de pesquisar, questionar e analisar a história, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da organização pela visão individual do funcionário.
  • E. A Análise Institucional tem influenciado muitos movimentos no Brasil, seja na clínica psi, nas práticas em saúde coletiva, intervenções no campo da gestão ou na pesquisa universitária, sendo seus conceitos utilizados e revisados.

A liderança na organização envolve fazer com que os seguidores trabalhem visando as metas do grupo e não individuais, e é diferente de uma posição gerencial ocupada por designação. Segundo Krumm, a respeito de liderança, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Em instalações de trabalho do mundo real, o poder e a influência fazem parte de uma relação individualista entre os líderes e os seguidores.
  • B. Tanto os homens quanto as mulheres podem ser líderes eficazes, porém as pesquisas mostram que é mais comum que homens sejam vistos como tendo características de bons líderes.
  • C. As primeiras teorias da liderança focalizavam os traços necessários para um líder eficaz. Após um período de rejeição, essas teorias estão novamente sendo aceitas. O padrão motriz da liderança de McClelland é um exemplo de uma teoria dos traços.
  • D. O poder nas posições de liderança provém da posição (título do cargo) ou da pessoa (características e habilidades). Os três tipos de poder da posição são o poder legítimo, o poder de recompensa e o poder coercitivo. Os dois tipos de poder pessoal são o poder de especialização e o poder de referência.

Acerca dos processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir. A extinção operante decorre da remoção do estímulo incondicionado antecedente à emissão da resposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. De acordo com Vigotsky o professor deveria investir sua pedagogia nas funções mentais que já se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das primeiras etapas apresentadas como pilar da gestão por competência é o mapeamento de competências, no qual

  • A. é essencial que seja independente dos atos normativos da instituição, tais como regimento interno, manual de cargos, entre outros, documentos.
  • B. é desnecessário que possua uma relação direta com os valores das pessoas e do próprio órgão para que gere consequências efetivas em termos de resultados estratégicos para a organização.
  • C. é fundamental que esteja desvinculado do planejamento estratégico organizacional e não deve estar alinhado à visão, à missão, aos valores da instituição, pois visa sobrepô-las.
  • D. a análise documental deve ser o primeiro procedimento, ou seja, deve-se analisar todos os documentos que apresentem as normas e os objetivos da organização.
  • E. torna-se inviável encontrar as lacunas (gap) de competências estratégicas à organização e ter subsídios efetivos para as ações e os programas de treinamento e desenvolvimento profissional.

Sobre a síndrome de burnout, é INCORRETO afirmar que:

  • A. é caracterizada, entre outros, por exaustão e falta de motivação e engajamento.
  • B. não é listada no DSM 5, mas tem sua identidade reconhecida no CID-10.
  • C. a intervenção deve ocorrer exclusivamente no nível individual.
  • D. é mais frequente em prestadores de serviços para o público, em particular em profissionais da saúde.
  • E. estudos sugerem que o quadro tem considerável sobreposição com o transtorno depressivo maior.
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