Questões de Psicologia

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Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. Entre as diversas perspectivas teóricas da psicologia acerca da aprendizagem, as teorias mediacionais constituem as que mais se destacam, sendo representadas pela teoria da Gestalt, pela teoria Genético-cognitiva e pela teoria Genético-dialética, que consideram a conduta como totalidade, a aprendizagem significativa a partir da reorganização cognitiva e a atividade interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões que envolvem a psicodinâmica do trabalho tornam-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com saúde pública, sobretudo quando se sabe que a separação entre mente e corpo é apenas uma questão semântica, didática e que o conceito de saúde vai muito além do que a mera ausência sintomática de doenças. Para a psicologia organizacional atual, falar em trabalho e saúde psíquica são questões deveras debatidas; e, acerca das conclusões, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Dejours (1994) distingue dois tipos de sofrimento: o sofrimento criador e o sofrimento patogênico. Este último surge quando todas as possibilidades de transformação, aperfeiçoamento e gestão da forma de organizar o trabalho já foram tentadas, ou melhor, quando somente pressões fixas, rígidas, repetitivas e frustrantes configuram uma sensação generalizada de incapacidade.

( ) O trabalho não pode ser uma negatividade da vida, mas, muito pelo contrário, sua expressão, fator que o capitalismo, em suas mais variadas versões apresentadas no decorrer da história, não permitiu que ocorresse.

( ) As condições e as exigências do mercado de trabalho na atualidade rotinizam e amortecem o sentido da vida, deixando no corpo as marcas do sofrimento, que se manifestam nas mais variadas doenças ditas ocupacionais, além de atentar contra a saúde mental, em especial quando o psiquismo anquilosado em sua mobilidade faz com que a mente seja absorvida em formas de evitação do sofrimento.

( ) Quando as ações no trabalho são criativas possibilitam a modificação do sofrimento, contribuindo para uma estruturação positiva da identidade, aumentando a resistência da pessoa às várias formas de desequilíbrios psíquicos e corporais. Dessa forma, o trabalho pode ser o mediador entre a saúde e a doença; e o sofrimento criador ou patogênico.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, F, V.

Acerca dos processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir. No condicionamento clássico, dois estímulos condicionados devem ser emparelhados para que uma resposta condicionada seja instalada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A mediação pode ser caracterizada pela relação direta entre situações ou organismos, sendo utilizada em pesquisas ou processos de formação, para abordar a relação entre professor e estudante.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ambiente de trabalho e os eventos que nele acontecem formam um conjunto de normas e de valores que caracterizam a organização e que são compartilhadas e transmitidas entre os seus membros. Conhecer como se dá a modulação dos comportamentos nesse contexto constitui um importante elemento de diagnóstico para a gestão. Para obter tal conhecimento recomenda-se

  • A. diagnosticar a cultura organizacional a partir dos acontecimentos atuais que influenciam o comportamento dos membros da organização.
  • B. pesquisar o clima organizacional com a coleta de informações que podem subsidiar planos estratégicos, ações de melhoria e acompanhamento de processos.
  • C. a pesquisa de clima organizacional setorial, que levanta problemas precisos e que demanda intervenções específicas.
  • D. o diagnóstico do clima organizacional de forma ampla e confiável, com a utilização de instrumentos de medida válidos e confiáveis.
  • E. o diagnóstico da cultura organizacional por meio de instrumentos como: entrevistas e questionários.

Do modelo dos 5 fatores de personalidade (Big Five), fazem parte os seguintes, EXCETO:

  • A. agressividade.
  • B. abertura.
  • C. extroversão.
  • D. neuroticismo.
  • E. escrupulosidade.

Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. No âmbito da psicologia escolar, um dos temas que não se constitui em atribuição do psicólogo é a discussão de situações em que os pais são altamente participativos e, mesmo assim, não garantem o sucesso na aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da comunicação nas organizações é estreitamente vinculado ao estudo dos grupos nas organizações. Um dos usos mais comuns de grupos no trabalho envolve a tomada de decisão; como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. A tomada de decisão em grupo pode assumir várias formas, dependendo da tarefa e do grupo. Para isso, a única afirmativa INCORRETA é:

  • A. Existem três tipos principais de tomadas de decisão em grupo: as decisões consultivas; as decisões democráticas; e, as decisões por consenso.
  • B. Em uma decisão por consenso, todos os membros concordam com a decisão. Alguns membros podem achar que outras opções seriam melhores, mas todos concordam em apoiar a decisão do grupo.
  • C. Na decisão consultiva o líder do grupo toma a decisão depois de receber input dos membros do grupo. Se o líder de uma comissão de saúde e segurança pedisse a todos os membros da comissão ideias sobre como impedir a violência no local de trabalho, examinasse as sugestões e depois escrevesse um memorando detalhando as práticas que seriam adotadas na empresa, essa seria uma decisão consultiva.
  • D. Em uma decisão democrática os membros do grupo não recebem autoridade para tomar a decisão por si mesmos. No exemplo da comissão de saúde e segurança, o grupo pode discutir alguns métodos e depois chegar a um acordo sobre qual método deve ser usado na empresa. O acordo geralmente é baseado no voto majoritário e, assim, alguns membros podem não concordar com a decisão tomada pelo grupo.

Acerca dos processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir. A punição negativa é caracterizada pela ruptura da contingência entre comportamento e reforço negativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento imediato.

  • C. Certo
  • E. Errado
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