Questões de Psicologia

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A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. As memórias autobiográficas têm caráter episódico e são classificadas como memórias implícitas ou não declarativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A despeito do êxito nos processos de recrutamento e seleção, no contexto de um serviço público, pode ocorrer um alto nível de turnover, indicando a falta de engajamento, identificação e afeto dos trabalhadores com a organização. O fenômeno a ser investigado para a proposição de intervenções é

  • A. a liderança no trabalho, tendo em vista identificar as relações de poder e dominação entre gestores e seus grupos subordinados.
  • B. a motivação no trabalho, a fim de proporcionar a compreensão sobre os mecanismos que estimulam os trabalhadores.
  • C. a motivação no trabalho com o objetivo de propor a implantação de programas de estímulo e motivação de pessoas.
  • D. o comprometimento no trabalho, para indicar a necessidade de implantar ações que promovam o desenvolvimento dos trabalhadores.
  • E. o comprometimento no trabalho, para entender que incentivos poderiam ser disponibilizados para os trabalhadores.

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Uma das premissas da teoria de Vigotsky é que o indivíduo é determinado nas interações sociais, ou seja, é por meio da relação com o outro, e por ela própria, que o indivíduo é determinado; é na linguagem, e por ela própria, que o indivíduo é determinado e é determinante de outros indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. A memória semântica abarca todo o conhecimento processual que o indivíduo utiliza, por exemplo, para digitar um texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Qualidade de Vida no Trabalho − QVT envolve discussões mais recentes sobre novas formas de organização do trabalho e novas tecnologias e está atrelada a vários enfoques e abordagens, sendo que

  • A. é desconhecida como um movimento e conhecida como um método de investigação no qual termos como gerenciamento participativo e democracia industrial são adotados frequentemente.
  • B. pode ser considerada como a percepção do bem-estar profissional no trabalho, a partir de condições internas e externas.
  • C. há, no mínimo cinco níveis de aplicação e decisão para gestão de qualidade de vida no trabalho: estratégico, gerencial, programático, operacional interno e operacional externo.
  • D. a há, no mínimo cinco níveis de aplicação e decisão para gestão de qualidade de vida no trabalho: estratégico, gerencial, programático, operacional interno e operacional externo.
  • E. na área da gestão de pessoas, espera-se que aconteçam transformações positivas no que se refere às condições de vida na organização, tanto coletiva quanto individualmente.

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Para Piaget, a epistemologia genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, sem tentar reduzir os últimos aos primeiros, o que justifica, e ao mesmo tempo delimita, a especificidade de sua pesquisa epistemológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. Interferência proativa pode ser exemplificada pelos casos em que o indivíduo lembra-se do número de telefone antigo ao invés do número atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cotidiano das organizações, o conceito de competência é entendido como operativo e implica em várias ações. A esse respeito,

  • A. a competência pode ser atribuída a um ator específico dentro da organização, o colaborador. Deve estar pautada na mensuração rigorosa das habilidades dos colaboradores que colocam em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.
  • B. ao colocar organização e pessoas lado a lado, verifica-se um processo ininterrupto de trocas de competências, no qual as pessoas colocam em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizando as competências organizacionais e as aprimorando.
  • C. por ser um conceito complexo e dinâmico, a competência deve ser avaliada por três aspectos: conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores. Ou seja, competências individuais, desconsiderando as competências organizacionais.
  • D. para que um sistema de gestão por competências seja orientado para o desenvolvimento e para a recompensa dos colaboradores de forma justa é necessário que as pessoas sejam individualmente avaliadas por sua formação, seu conhecimento técnico e suas atribuições.
  • E. há uma total independência entre as competências organizacionais e as individuais. O estabelecimento das últimas não deve estar vinculado à reflexão sobre as primeiras, uma vez que tais competências não são influenciadas mutuamente.

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Piaget destaca o desenvolvimento articulado com o conhecimento como função de atividades múltiplas em seus aspectos de exercícios, de experiência e de ação e afirma que o fator de regulação desempenha um papel preponderante no processo de desenvolvimento, colocando-se como alicerce de sua teoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Um paciente sofreu traumatismo craniano e conseguiu manter, após o trauma, uma conversação normal. Assertiva: Nesse caso, o referido paciente manteve a memória de trabalho preservada e desenvolveu amnésia anterógrada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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