Questões de Psicologia

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O termo “estresse” tem sua origem na física e representa o desgaste de materiais submetidos a excessos de peso, calor ou radiação. O fisiologista austríaco Hans Selye empregou este termo, em 1936, para designar uma “síndrome geral de adaptação”, constituída por fases e com nítida dimensão biológica. Sendo assim,

  • A. a popularização e a polissemia do termo proporcionou explicá-lo a partir da sua relação entre saúde mental e trabalho, no entanto, tal condição também tem gerado uma imprecisão em seu uso, o que tem dificultado o estabelecimento do vínculo deste com o trabalho.
  • B. o termo estresse é definidor de uma doença, de uma tentativa de adaptação e não está relacionado apenas ao trabalho, mas ao cotidiano de vida experimentado pelo sujeito.
  • C. o referencial teórico da Gestalt Terapia embasa grande parte do amplo campo das teorias sobre estresse psicológico e sustentam os modelos de prevenção, diagnóstico e intervenção propostos.
  • D. as ações de tratamento e manutenção são voltadas, preferencialmente, para o gerenciamento coletivo do estresse por meio de mudanças cognitivas e comportamentais e práticas de exercícios físicos e relaxamento.
  • E. ações de tratamento do estresse, em geral, apresentam-se em programas de Qualidade de Vida no Trabalho − QVT, focalizadas no gerenciamento dos trabalhadores e com maior ênfase nas condições e na organização de trabalho.

Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. A psicologia compreende o processo de ensino-aprendizagem como uma relação complexa na qual o sujeito que aprende tem papel ativo na construção do conhecimento e, ao mesmo tempo, é influenciado pelo meio e pelo mediador.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicologia organizacional caracteriza-se pela aplicação da teoria e da metodologia psicológica aos problemas das organizações e aos problemas de grupos e de indivíduos em ambientes organizacionais. Dentro da psicologia organizacional existem relevantes áreas de especialização. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Psicologia de pessoal é a área que lida com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho e análise de cargos de pessoal. Geralmente, os psicólogos dessa área trabalham em departamento de recursos humanos.

( ) Psicologia organizacional propriamente dita: o foco recai nas influências do grupo sobre os empregados considerados individualmente. O empregado considerado individualmente ainda é de interesse, mas o principal tema de estudo é a influência que o grupo exerce sobre ele. Os psicólogos desta área podem estar interessados na estrutura da organização, nos padrões de comunicação, no efeito da diversidade entre os empregados, no clima e na cultura organizacional e nas tomadas de decisão em grupo. O psicólogo que trabalha nessa área, muitas vezes, atua como consultor que se incorpora a uma organização para um determinado projeto, em vez de ser empregado permanentemente, tal como seria um membro do RH.

( ) A terceira área de especialização é a engenharia dos fatores humanos ou ergonomia, que focaliza a interação entre o ser humano e a máquina no ambiente de trabalho. Essa área pode incluir o local de trabalho e o design de equipamentos, bem como problemas como programas de segurança. A utilização cada vez maior da tecnologia, como o computador, aumentou a necessidade de psicólogos organizacionais treinados em fatores humanos. Frequentemente o profissional que atua nessa área tem conhecimento tanto em engenharia quanto em psicologia.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, V, F.
  • C. V, F, V.
  • D. F, V, V.

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. De acordo com a teoria do declínio, o esquecimento decorre da dificuldade em acessar a informação pela ausência de uma pista eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Entrevista Comportamental por Competência, o entrevistador deve estar atento às respostas dos avaliados para certificar-se de que obtém material consistente. Por meio de instrumentos que auxiliam na condução da entrevista, das respostas dos avaliados, devem ser identificados e extraídos:

  • A. situação, tarefa, ação e resultado.
  • B. situação, tarefa, agilidade e retorno.
  • C. contexto, agilidade e resultado.
  • D. capacidade, atuação e retorno.
  • E. situação, tarefa, ação e retorno.

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Uma contribuição da psicanálise à educação provém da premissa de que o comportamento deve ser considerado na perspectiva de que certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas. Isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e da formação de hábitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma entrevista de admissão havia sido feita por outro terapeuta, portanto, Beck não gastou tempo analisando os sintomas de Irene em detalhes ou colhendo uma história. Irene começou por descrever “seus estados tristes”. Beck quase imediatamente começou a provocar seus pensamentos automáticos durante esses períodos.

 A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, V, F.

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. Os limites de processamento da memória de trabalho são tão amplos quanto os da memória de longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos processos de comunicação nas organizações o feedback, ou informação de retorno, é considerado um importante recurso que se relaciona diretamente com outras dimensões dos processos organizativos, tais como: avaliação de desempenho, clima organizacional e relações sócio-profissionais. Deste modo, o feedback no contexto organizacional

  • A. deve ser emitido com o objetivo de ratificar os comportamentos dos colaboradores, uma vez que já conhecem seus desempenhos.
  • B. é considerado mais efetivo quando além de descrever desempenho, apresenta uma interpretação do comportamento do colaborador.
  • C. assume relevância singular na comunicação entre gestores e colaboradores quando estes últimos têm pouca chance de avaliarem sozinhos os seus desempenhos.
  • D. tem como um de seus objetivos o reforço de comportamentos, por isso devem-se utilizar apenas comentários que valorizem o desempenho apresentado.
  • E. mostra-se pouco eficiente para corrigir formas de condução do trabalho e provocar mudanças nos processos e nas atitudes.

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Edgar Morin propõe uma teoria do funcionamento intelectual humano que inclui tanto a identificação dos mecanismos cerebrais subjacentes à formação e ao desenvolvimento das funções psicológicas quanto a especificação do contexto social em que ocorreu tal desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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