Questões de Psicologia

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Em relação a uso dos testes psicológicos,

  • A. o psicólogo poderá utilizar qualquer teste psicológico que seja reconhecido por ele como atendendo à complexidade do motivo que determinou a avaliação psicológica.
  • B. as técnicas projetivas, por apresentarem tarefas estruturadas, favorecem uma grande variedade de respostas.
  • C. os testes projetivos, embora muito utilizados, são considerados limitados em função da subjetividade do examinando, uma vez que o conteúdo manifesto se altera frente às expectativas dos resultados.
  • D. a fidedignidade de um teste é a consistência dos escores obtidos quando submetidos novamente ao mesmo teste, ou a uma forma equivalente dele.
  • E. a validade de um teste refere-se àquilo que ele mensura e ao seu alcance de predição temporal.

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Para o behaviorismo, a aprendizagem ocorre por meio de contingências, surgimentos ao acaso e estímulos e respostas dos organismos; o comportamento, por sua vez, é observado como uma resposta às experiências (estímulos, ações) que podem ser percebidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. A manipulação e o controle de variáveis são características do método experimental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à melancolia, Freud (1917-[1915]) compreende que a formação do quadro melancólico envolve o tipo de investimento da libido ligada ao objeto perdido. Nesse sentido, há

  • A. escolha narcísica de objeto, identificação com o objeto e intensa ambivalência afetiva.
  • B. identificação com o objeto, projeção e recusa da realidade.
  • C. escolha anaclítica de objeto, negação e racionalização.
  • D. formação reativa, negação e projeção.
  • E. escolha narcísica de objeto, recusa da realidade e racionalização.

Com referência ao fracasso escolar e às abordagens comportamentalista, cognitivista, histórico-cultural, humanista e neuropsicológica na concepção das dificuldades de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. Abordagens mais recentes relacionadas à neuropsicologia caracterizam as dificuldades de aprendizagem apenas a partir de déficits sociais e lesões cerebrais que gerem prejuízos no funcionamento individual levando ao fracasso escolar.
  • B. Para os comportamentalistas, o fracasso escolar pode ser superado se as contingências ambientais forem modificadas e os indivíduos adequadamente estimulados e motivados.
  • C. Os cognitivistas atribuem o fracasso escolar ao mau funcionamento dos processos mentais superiores como reflexo, associação e autorrealização.
  • D. Os humanistas defendem a ideia de que a patologização e a medicalização das dificuldades de aprendizagem estão centradas no estudante e em sua família.
  • E. Na abordagem histórico-cultural, o processo de internalização e o de medicalização do indivíduo são fundamentais para o entendimento das dificuldades de aprendizagem.

A avaliação é o terceiro e último subsistema de Treinamento e Desenvolvimento. Entre os aspectos a serem definidos em uma avaliação, está sua categoria, se

  • A. formativa ou somativa.
  • B. indutiva ou dedutiva.
  • C. reacional ou relacional.
  • D. independente ou dependente.
  • E. circular ou direta.

Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. Em estudos nos quais se pretende avaliar a relação entre o programa de reforço e a frequência do comportamento, consideram-se como variável independente o programa de reforço e como variável dependente a frequência do comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diagnóstico de depressão, entre as psicopatologias, ocupa um alto índice de incidência na população em geral, sendo, portanto, uma preocupação no âmbito da saúde pública. Em relação à predominância de sintomas dentre os subtipos de sín dromes e transtornos depressivos na

  • A. depressão atípica há diminuição da autoestima, fatigabilidade aumentada, dificuldade em tomar decisões ou se concentrar, mau humor crônico, irritabilidade e sentimento de desesperança. Para diagnóstico deste quadro, os sintomas devem estar presentes de forma ininterrupta por, pelo menos, dois anos.
  • B. distimia, há aumento do apetite e/ou ganho de peso, hipersomnia, sensação do corpo muito pesado, tristeza vital, diminuição da latência do sono REM e ideação de culpa.
  • C. depressão endógena ou melancólica, observa-se a ideação de culpa, perda do apetite, lentificação psicomotora, piora dos sintomas no período da manhã, com melhora no período da tarde e da noite.
  • D. depressão ansiosa, associados aos sintomas depressivos, observa-se delírio de ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação de órgãos ou alucinações com conteúdos depressivos.
  • E. depressão psicótica, o paciente queixa-se de angústia intensa associada aos sintomas depressivos; não para quieto; insone; irritado; anda de um lado para outro; desespera-se, há presença de forte inquietação psicomotora e ansiedade. Nos casos graves, há risco de suicídio.

Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A. É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.
  • B. A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.
  • C. A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.
  • D. É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.
  • E. A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

I - é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico,

II – é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo e

III – é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

De acordo com algumas das modalidades de documentos psicológicos, assinale a alternativa que apresenta corretamente as definições apresentadas.

  • A. I – parecer; II – relatório e III – declaração.
  • B. I – declaração; II – atestado e III – parecer.
  • C. I – atestado; II – parecer e III – relatório.
  • D. I – relatório; II – declaração e III – parecer.
  • E. I – declaração; II – parecer e III – relatório.
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