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A construção do campo profissional da psicologia da saúde tem uma historiografia recente. Mary Jane Spink (2003) nos apresenta alguns dados e considerações sobre a delimitação teórica da psicologia da saúde, a saber:
I. A tarefa de institucionalização da psicologia da saúde foi consolidada pelos presidentes da Divisão 38 da APA: Joseph Matarazzo, Stephen Weiss e Neal Miller. A definição de Matarazzo passou a ser amplamente aceita, sendo inclusive adotada pela Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde.
II. Stphen Weiss definiu a psicologia da saúde como um campo interdisciplinar que se ocupa do desenvolvimento e integração do conhecimento científico e das técnicas precedentes tanto do âmbito comportamental como do biomédico, relacionadas com a saúde, a enfermidade e com a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
III. David Marks, diretor do Centro de Pesquisa em Saúde da Universidade de Middlesex , Londres, afirma que as teorias da psicologia da saúde são geralmente elaboradas de forma a prover relatos sobre os processos cognitivo, emocional e motivacional presentes no nível pessoal. Ou seja, ele denuncia o viés individualista.
IV. Neisse (1976) também concorda com a crítica do viés individualista e afirma Carecendo de validade ecológica, indiferente à cultura, e até mesmo desprezando os principais aspectos da percepção e da memória tais como ocorrem na vida cotidiana, tal psicologia pode vir a tornar-se um campo especializado estreito e pouco interessante.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas I, II e IV.
Apenas as afirmativas I e II.
De acordo com Neri (2001), que analisa os paradigmas contemporâneos sobre o desenvolvimento humano, afirma-se:
I. A expressão ciclo de vida pode significar sucessão de estágios ou repetição das experiências de desenvolvimento geração após geração.
II. A teoria de Erik Erikson não apresenta avanços em relação às teorias clássicas do desenvolvimento, apesar de considerar a vida humana em toda sua extensão.
III. A teoria de Erik Erikson foi definida por ele como epigenética, palavra que etimologicamente significa algo que se revela ou desdobra sucessivamente, sendo que os estágios mais avançados estão contidos nos anteriores.
IV. Uma coorte consiste num conjunto de pessoas nascidas na mesma época, que entram e saem juntas de seus sistemas ou instituições como, por exemplo, a escola e o trabalho e tendem a experimentar os mesmos eventos históricos.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Todas as afirmativas.
Considere a seguinte crítica aos estudos sobre os modelos mentais relacionados à mudança organizacional.
Quase todos os modelos existentes apontam a influência do ambiente na deflagração do processo de mudança, mas dificilmente demonstram como o impacto do ambiente varia conforme a delimitação dada pela própria organização a seu campo de atuação.
O pressuposto que fundamenta a posição acima entende que os modelos mentais
A avaliação de desempenho dos empregados em uma empresa pode não ser confiável devido a falhas dos avaliadores e a utilização de instrumentos imperfeitos. Um erro possível de ser cometido pelo avaliador é o erro de halo, que pode ser definido como
O trabalho em equipe é hoje uma prática crescente no atendimento à saúde (Queiroz,Moré,2004).As equipes se caracterizam pelo modo de interação presente na relação entre profissionais (Chiattone,200),que pode ser interdisciplinar,multidisciplinar e transdisciplinar.Sobre a atuação do psicólogo na equipe multiprofissional,assinale a alternativa incorreta:
Seu trabalho com o paciente é bastante específico atuando de forma situacional na resolução de conflitos.
Seu trabalho com o paciente demonstra a clareza de suas atribuições.
Seu trabalho com o paciente não provoca a perda da autonomia e responsabilidade dos outros profissionais.
Seu trabalho com o paciente não provoca a perda do status e poder de uma especialidade, sobre a outra.
Seu trabalho com o paciente não enfatiza o aspecto psicológico no processo saúdedoença.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O recrutamento de pessoas consiste em um processo de atração e
alocação dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização.
prospecção dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização.
decisão com relação aos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização.
classificação dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização.
orientação dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Se, no início do desenvolvimento, a presença de uma mãe suficientemente boa é primordial para a constituição do self de um indivíduo, posteriormente os círculos sociais mais amplos representarão um papel fundamental para o enriquecimento do self desse indivíduo. Assim, como destaca Freller, citada por Machado (Psicologia escolar: em busca de novos rumos, 2005, p. 134), para o entendimento de uma queixa escolar apresentada por uma criança, é necessário
identificar quais as experiências iniciais de vida dessa criança, responsáveis pelas suas dificuldades escolares.
articular os dados sobre a história pessoal dessa criança com os dados sobre sua história escolar.
responsabilizar o ambiente escolar frequentado por essa criança, pela produção e solução de suas dificuldades escolares.
compreender e modificar as condições do ambiente sociocultural no qual essa criança está inserida.
individualizar as práticas educativas para que se adaptem a cada uma das dificuldades identificadas nessa criança.
A incidência do quadro de Delirium é alta na população idosa, sendo muito importante a realização diagnóstica. Os profissionais de saúde precisam saber da existência do quadro, conseguir reconhecê-lo e fazer o diagnóstico com eficácia, para que diminuam os casos não detectados. Com a correta realização diagnóstica, a causa orgânica poderá ser tratada, os riscos de mortalidade e morbidade diminuirão e os pacientes também ficarão menos tempo no hospital. De acordo com o DSM-IV, quais são os critérios diagnósticos para Delirium?
I. Distúrbio da consciência (redução da clareza de percepção do ambiente) em conjunção com reduzida habilidade para focalizar, sustentar ou desviar a atenção.
II. Desenvolvimento do distúrbio durante um breve período (usualmente horas e dias) e uma tendência à flutuação durante o dia.
III. Desenvolvimento de um distúrbio perceptível que não é explicado por demência preexistente, estabelecida ou em desenvolvimento (déficit de atenção, memória ou desorientação).
IV. Evidência baseada na história, no exame físico ou em achados laboratoriais de que o distúrbio é causado por uma condição médica geral; uma intoxicação medicamentosa ou efeito colateral; uma síndrome de abstinência; enfim, por múltiplos fatores.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
A abordagem cognitiva da tomada de decisão demonstra, porém, que os estudos de tomada de decisão apoiados na racionalidade não são suficientes para explicar o processo porque não consideram
De acordo com a classificação de Super (1992), apresentada por Krumm (2005 Psicologia do trabalho: uma introdução à psicologia industrial/organizacional), a maximização da produtividade do empregado e de benefícios organizacionais ocorre no estágio da carreira denominado fase de
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