Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.

  • A. São princípios da abordagem do desenvolvimento no ciclo vital de Bates: contextualidade, unidimensionalidade, multidirecionalidade e plasticidade.
  • B. Os estudiosos costumam classificar o desenvolvimento em três principais aspectos: físico, cognitivo e psicossocial.
  • C. De acordo com Papalia, a vida adulta se divide em três fases: juventude (25-40 anos), meia-idade (40-65 anos) e terceira idade (65 anos em diante).
  • D. Os fatores que influenciam o desenvolvimento podem ser classificados em genéticos, ambientais e maturacionais.
  • E. O modo como a família se organiza (nuclear ou extensa) é uma variável maturacional bastante influente.

O método de avaliação de desempenho que consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual e que em cada bloco existe um conjunto composto de duas ou quatro frases, no qual o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aproximam do desempenho da pessoa avaliada é denominado

  • A.

    pesquisa de campo.

  • B.

    acidentes críticos.

  • C.

    incidentes críticos.

  • D.

    escolha forçada.

  • E.

    escala gráfica.

Com relação aos processos de provimento e aplicação de pessoas nas organizações, julgue os itens de 109 a 114.

A seleção de pessoas procura solucionar dois problemas básicos nas organizações: adequação do indivíduo ao cargo e eficiência e eficácia do indivíduo no cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação preventiva dos atrasos ou distúrbios de desenvolvimento pode ser conduzida em três níveis, prevenção primária, secundária e terciária. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A prevenção primária tem como objetivo promover a melhoria na condição de vida da população por agências político/sociais, de forma a garantir saúde, educação, trabalho e moradia. Assim sendo, o objetivo é reduzir a incidência de novos casos.

  • B.

    As estratégias de prevenção primária podem ser aplicadas no nível pré-natal ou neonatal. A triagem neonatal inclui exames clínicos e bioquímicos capazes de oferecer diagnósticos preventivos e medidas imediatas, como, por exemplo, dietas específicas.

  • C.

    As estratégias secundárias de prevenção visam a limitar a progressão da deficiência intelectual. Essas medidas fornecem a identificação precoce da deficiência, seguida pelo tratamento e pela intervenção, a fim de minimizar o seu desenvolvimento.

  • D.

    Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.

  • E.

    Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.

Assinale a opção que apresenta a proposição INCORRETA.

  • A. A Psicologia Histórico-cultural tem sua gênese na compreensão da categoria atividade, reconhecendo-a como unidade das formas sensorial-prática e teórica, superando a dicotomia entre esses elementos presentes na ciência psicológica de base positivista.
  • B. Segundo a visão vigotskiana, os processos psíquicos humanos não se desenvolvem naturalmente, como se fossem estruturas internas amadurecendo com o passar do tempo. O tempo humano, a partir dessa teoria, deve ser compreendido como história concreta, como processo de desenvolvimento do homem e da sociedade, que se efetiva a partir da atividade produtiva, criadora e transformadora realizada por cada sujeito social. A atividade criadora do homem, ou seja, aquela que possibilita a transformação objetiva da natureza e, também, objetiva e subjetiva do próprio homem, tem como característica fundamental a mediação do instrumento, que se interpõe entre o sujeito e o objeto da atividade.
  • C. Para Vigotsky, o emprego de instrumentos materiais marca o início das possibilidades de desenvolvimento do gênero humano. Na ontogênese, a primeira utilização do signo marca o momento em que o sujeito se liberta de seus limites orgânicos e avança no sentido na construção simbólica da realidade.
  • D. A abordagem histórico-cultural, baseada na filosofia marxista, enfatiza a condição do sujeito produtor de conhecimento sobre o mundo através da linguagem, como tema central da Psicologia.
  • E. Partindo da construção histórico-social do psiquismo humano, Vigotsky enfatiza que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, próprias dos seres humanos, se estruturam inicialmente como função compartilhada com outros sujeitos (interpsíquicas) e posteriormente como função do próprio sujeito (intrapsíquica).

Entre as técnicas de seleção temos o sociodrama que é uma simulação

  • A.

    de um plano de trabalho que o candidato deverá realizar e entregar por escrito para os selecionadores que verificarão sua capacidade de resolver problemas técnicos e comportamentais diante de uma situação de conflito.

  • B.

    que exige do candidato que demonstre suas habilidades técnicas, principalmente na operação de equipamentos e máquinas que fazem parte da função a que se candidata.

  • C.

    de situação na qual o candidato se defronta com várias pessoas desempenhando papéis relacionados com subordinados ou pares do cargo a ser preenchido, para verificar como se comporta frente a situações típicas que deverá enfrentar na empresa.

  • D.

    que solicita ao candidato que faça uma avaliação de um estudo de caso referente ao exercício do seu trabalho e proponha soluções, visando assim verificar o nível de habilidades técnicas presentes.

  • E.

    de uma situação lúdica em que o candidato deverá ser avaliado quanto ao seu desempenho técnico.

Quando uma pessoa ou grupo de pessoas age em relação a outras de forma preconceituosa ou discriminatória, e o faz de maneira reiterada com diferentes graus de intensidade, se está diante de um tipo de agressão psicológica denominada

  • A.

    Alienação Parental.

  • B.

    Extorsão.

  • C.

    Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

  • D.

    Assédio Moral.

  • E.

    Transtorno Bipolar.

Acerca do comportamento de indivíduos, grupos e organizações, julgue os itens subsequentes.

Os grupos autônomos são exemplos de intervenções em grupos de trabalho; nesse caso, o gerenciamento é feito pelos próprios componentes do grupo, o que exige menos supervisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sentimento que se desenvolve nesta etapa de desenvolvimento descrito por Erick Erickson é a vontade. À medida que suas capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem ajudando-a na atividade exploratória, a criança tende a ter vontade de conhecer e explorar ainda mais. A fase conceituada acima é de:

  • A.

    Diligência X Inferioridad;

  • B.

    Autonomia X Vergonha e Dúvida;

  • C.

    Confiança Básica X Desconfiança Básica;

  • D.

    Iniciativa X Culpa;

  • E.

    Identidade X Confusão/Difusão.

Leia as proposições abaixo.

I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);

II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;

III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;

IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...