Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia as proposições abaixo.

I. Para Kohlberg, nossa maneira de pensar sobre as questões morais reflete nosso desenvolvimento afetivo e expressa a constituição de uma moralidade heterônima;

II. A moralidade pré-convencional é o estágio em que o controle é externo e as regras são respeitadas para evitar punição ou por interesse próprio;

III. Na moralidade convencional, os padrões das figuras de autoridade são internalizados;

IV. Na moralidade pós-convencional, as pessoas seguem princípios morais internalizados de correção, imparcialidade e de justiça a partir dos quais podem escolher entre padrões morais conflitantes.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições são corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

A respeito do recrutamento, analise.

I. O recrutamento tem a sua origem na área militar.

II. Na vida empresarial, o recrutamento é também uma convocação, um convite.

III. O recrutamento é um sistema de informação das empresas que constituem o mercado de trabalho e é destinado aos candidatos que povoam o mercado de recursos humanos para divulgar ofertas de emprego.

Assinale

  • A. se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • B. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

A Ergonomia estuda

  • A.

    a dimensão simbólica do que é compartilhado e construído socialmente, demonstrando as implicações de quem influencia e é influenciado nos diversos contextos culturais e antropológicos da empresa.

  • B.

    o homem como parte integrante e responsável pela preservação do ecossistema e dos insumos da natureza, bem como ator do desenvolvimento sustentável.

  • C.

    as condições de trabalho ligadas à pessoa e fundamenta- se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando ao conforto e ao desempenho nas diversas posições de trabalho.

  • D.

    a consciência de que os bens são finitos e de que a distribuição de bens, recursos e serviços deve envolver de forma equitativa a responsabilidade e os direitos da sociedade.

  • E.

    a capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados em ambiente cada vez mais complexo, mutável e competitivo.

Com relação aos processos de provimento e aplicação de pessoas nas organizações, julgue os itens de 109 a 114.

No processo de orientação profissional, o psicólogo deve definir a escolha da carreira e designar o campo de atuação para determinada pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levisky e Blos (1998) afirmam que, apesar das diferenças marcantes entre a experiência de meninos e meninas durante a puberdade, ambos têm seu ego invadido pela emergência pulsional, e, não podendo administrá-la suficientemente, acabam deparando-se com o transbordamento de afetos e comportamentos, os quais serão mais, ou menos, controlados pelo superego. A pulsão pede descarga, mas o superego não pode permiti-la. Frente a esse conflito, o ego lança mão de uma nova defesa que surge com a pré adolescência que permite que possam ser satisfeitas as necessidades de pulsão, dando vazão aos desejos, e, ao mesmo tempo, faz com que um superego desaprovador possa ser amenizado. Essa nova defesa é chamada pelos autores de:

  • A.

    Moratória social;

  • B.

    Formação reativa;

  • C.

    Defesa homossexual;

  • D.

    Socialização da culpa;

  • E.

    Racionalização.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. O microssistema é um ambiente em que uma pessoa interage bidirecionalmente com os outros de forma direta e cotidiana.
  • B. O mesossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes dos quais uma pessoa faz parte.
  • C. O exossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes, diferenciando-se do mesossistema em função da dimensão temporal.
  • D. O macrossistema é o sistema de padrões culturais que envolve todos os microssistemas, mesossistemas e exossistemas de uma sociedade.
  • E. O cronossistema é o sistema que mostra os efeitos das condições temporais constituintes dos microssistemas, mesossistemas, exossistemas e macrossistemas.

Comparando o processo de recrutamento e seleção de pessoal, analise.

I. O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais aptos.

II. O recrutamento e a seleção de pessoal são processos que têm a mesma finalidade.

III. A função do recrutamento é suprir a seleção de matériaprima básica, ou seja, candidatos.

Assinale

  • A. se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B. se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

Trata-se do conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Corresponde

  • A.

    à Qualidade de Vida.

  • B.

    ao Direito do Trabalho.

  • C.

    ao avanço da tecnologia.

  • D.

    à Ecologia Ambiental.

  • E.

    às ações estratégicas.

Com relação aos processos de provimento e aplicação de pessoas nas organizações, julgue os itens de 109 a 114.

Ao determinar o nível de autonomia e participação do indivíduo nas decisões, o psicólogo organizacional delimita o papel e a inserção social desse indivíduo na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da leitura Piagetiana da afetividade nas relações professor/aluno, analise as premissas abaixo:

I. O interesse, para Piaget, é o elemento poderoso e comum de afetividade que, por sua vez, influencia nossa seleção de atividades intelectuais, ou seja, a seleção não é provocada pelas atividades cognitivas, mas pela afetividade, o que Piaget chama de interesse.

II. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma consequência do desenvolvimento cognitivo o afetivo e, durante o estágio operatório formal, o raciocínio moral é visto como pré normativo.

III. Pela reciprocidade, ocorre a descentração afetiva, que leva aos sentimentos e à vida moral. Se não houver, por parte do professor, respeito aos valores sociais que vão diferenciar aluno para aluno, dificilmente haverá respeito ou qualquer outra forma de relação que possa colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem.

IV. A utilização de muitos elogios pode estabelecer uma falsa confiança do adulto diante da capacidade de a criança vir a compreender verdadeiramente o que aprende, reforçando ainda mais sua insegurança. Nesse caso, quando acontece a aprendizagem, esta é superficial e mecânica, a criança passa a realizar suas atividades em função da recompensa que poderá receber.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas II e III estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...