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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.
Identidade social é uma construção intersubjetiva e fundamental para o reconhecimento no trabalho.
As competências organizacionais classificadas como essenciais são aquelas
consideradas fundamentais, pois estabelecem a vantagem competitiva da empresa na manutenção de um clima de trabalho percebido pelos colaboradores como extremamente favorável.
identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio e devem ser percebidas pelos clientes.
necessárias para manter a produção funcionando e são percebidas no ambiente interno.
que não estão vinculadas à atividade-fim da organização, mas que podem gerar valor agregado.
que devem ser desenvolvidas pelos líderes da empresa para que os valores indicados pelo mercado como essenciais sejam praticados.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Provavelmente, o desenho de cargo seja tão antigo quanto o próprio trabalho humano. Entre os modelos teóricos, está o modelo contingencial, que considera as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas. Ao se levar em conta certos fatores psicológicos, avalie as assertivas quanto ao que se poderia obter com o modelo contingencial:
I. Elevada motivação intrínseca ao trabalho.
II. Desempenho de alta qualidade no trabalho.
III. Elevada satisfação com o trabalho.
IV. Participação nas decisões.
V. Redução de faltas (absenteísmo) e dos desligamentos espontâneos (rotatividade).
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas I, II, III e V.
Somente as assertivas I, III, IV e V.
Somente as assertivas I, II, V.
Somente as assertivas II, III, IV e V.
Somente as assertivas III, IV e V.
Assinale a alternativa que apresenta os principais conceitos da Psicoterapia Breve:
Experiência sensível compartilhada(ESC),foco e contrato terapêutico.
Experiência emocional transversal(EET),foco e vínculo terapêutico.
Experiência transicional terapêutica(ETT), foco e contrato terapêutico
Experiência afetiva compartilhada (EAC),foco e vínculo terapêutico.
Experiência emocional corretiva(EEC),foco e aliança terapêutica.
Psicologia - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, referentes à rotatividade e ao absenteísmo.
A avaliação de desempenho um processo continuamente retroalimentado por estratégias organizacionais relacionadas à gestão de pessoas é uma das principais ferramentas que o psicólogo dispõe para reduzir a rotatividade em uma organização.
Um das três instâncias diferenciadas por Freud na sua segunda teoria do aparelho psíquico.
O _______ constitui o polo pulsional da personalidade. Os seus conteúdos, expressão psíquica das pulsões, são inconscientes, por um lado hereditários e inatos e, por outro, recalcados e adquiridos. Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto que traz a definição de um conceito da teoria freudiana:
Inconsciente
Id
Ego
Superego
Recalque
A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. Um processo de mudança organizacional é composto de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Esta última fase significa
a instalação de novos mapas mentais.
o desapegar-se dos padrões aprendidos, para que no futuro se instale um novo repertório de comportamentos.
a descoberta e a experimentação de novas atitudes e comportamentos.
a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne a nova norma.
a percepção da necessidade de mudança.
A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade
para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.
individual de gerenciar sua própria carreira de forma ascendente.
de executar com excelência as atribuições do cargo.
de aprendizagem, que possibilita uma formação acadêmica sólida e abrangente.
de atingir objetivos estratégicos para a organização, elevando sempre e continuamente o nível de produção.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No processo de seleção de pessoal, alguns instrumentos podem ser utilizados: entrevistas, testes psicológicos, provas situacionais e dinâmicas de grupo. Em relação à entrevista assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:
( ) Trata-se de uma técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe fórmula perguntas, com o objetivo de obtenção de dados que interessam à investigação.
( ) Para uma entrevista, não há a necessidade de que a pessoa saiba ler ou escrever, o que permite ao entrevistador esclarecer dúvidas quanto às respostas oferecidas pelo entrevistado.
( ) Para minimizar possíveis equívocos, é aconselhável que o entrevistador estruture suas entrevistas levando em consideração que, para determinados cargos, exigem-se estruturas específicas.
( ) As questões a serem elaboradas devem privilegiar a coleta de informações profissionais, exclusivamente profissionais. Deve-se evitar perguntas de curiosidade pessoal.
( ) Ao agendar a entrevista, deve-se avisar ao candidato a duração prevista desse processo. A consideração da situação em que se encontra o candidato é uma demonstração de respeito.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:
F V V F V
V F V V V
F V F F V
V V F F V
V V V V V
Lidar com a questão da morte é muito difícil tanto para o paciente quanto para seus familiares e também para a equipe que está assistindo ao doente. Elizabeth Kübler- Ross, pioneira nos estudos sobre a morte e o processo de morrer, afirma que os pacientes passam por cinco estágios sequenciais, como mecanismos para lidar com esse processo. Eles se apresentam respectivamente, na seguinte ordem:
Depressão, aceitação, barganha, negação, raiva.
Negação, raiva, barganha, depressão, aceitação.
Negação, barganha, raiva, depressão, aceitação.
Depressão, negação, raiva, barganha, aceitação.
Negação, conscientização, depressão, barganha, raiva.
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